Foi anunciado hoje que o ícone de Hollywood e diretor vencedor do Oscar, Robert Redford, faleceu aos 89 anos. O ator e cineasta morreu enquanto dormia na manhã de terça-feira, em sua casa em Utah. A carreira de Redford começou na década de 1960, com papéis no palco e aparições na TV, mas seu sucesso veio com Butch Cassidy e o Sundance Kid, onde interpretou o Sundance Kid ao lado de Paul Newman. O filme o tornou um astro, e ele mais tarde apareceria em Golpe de Mestre, Todos os Homens do Presidente, Entre Dois Amores e muitos outros.
Sua estreia na direção, Gente como a Gente, ganhou o Oscar de "Melhor Filme" e "Melhor Diretor". Redford também fundou o Festival de Cinema de Sundance, transformando o cinema independente ao oferecer aos cineastas uma plataforma para exibir seus trabalhos em um ambiente que prospera até hoje. Redford também era um ambientalista dedicado, defendendo a conservação, servindo no Conselho de Defesa dos Recursos Naturais e usando sua plataforma para pressionar por ações climáticas.
Claro, muitos de vocês conhecem o ator melhor por seu trabalho no Universo Cinematográfico Marvel. Como o vilão Alexander Pierce, ele teve uma atuação estelar em Capitão América: O Soldado Invernal, de 2014, como o grande vilão do filme. Redford posteriormente reprisou o papel em Vingadores: Ultimato, de 2019, para um flashback dos eventos de Os Vingadores, ambientado em 2012, tornando Pierce uma parte fundamental do passado do MCU também. Esse acabou sendo o último papel do vencedor do Oscar.
"Ele é uma lenda", disse Anthony Russo em 2014, quando perguntado por que ele e Joe queriam trazer a lenda das telas para o UCM. "Assim que o nome dele surgiu, não conseguimos tirá-lo da cabeça para o papel. Ele era perfeito demais para o Capitão. O fato de termos conseguido ele foi um milagre. Ele é muito profissional. Um ator e um homem muito disciplinado."
"Quando o conhecemos, ele simplesmente dissipava qualquer tipo de tensão em segundos. Ele nos preparou um almoço na primeira vez que o vimos. Adorei a maneira como ele começou conosco. Ele disse: 'Gente, preciso ser sincero com vocês. Não sei que filmes são esses, mas meus netos adoram'. Foi uma ótima maneira de começar."
"Ele foi importante não apenas por causa de "Três Dias do Condor". O fato de ter sido muito específico quanto às inspirações para este filme. Mas também por ter fundado o Sundance", continuou o diretor. "Aquele movimento do cinema independente nos anos 90 — o filme do tipo "faça você mesmo com cartão de crédito". Foi assim que entramos no mundo do cinema. Não passamos pelo Sundance, mas pelo Slamdance, que acontece simultaneamente."
"Ele, de certa forma, criou todo o caminho por onde dois caras de Cleveland encontraram seu caminho no mundo do cinema, então ele é uma figura gigantesca para nós."
Vários membros da indústria do entretenimento já prestaram homenagem a Redford, incluindo sua colega de elenco Jane Fonda, que escreveu: "Ele significou muito para mim e era uma pessoa linda em todos os sentidos. Ele representava uma América pela qual temos que continuar lutando". Sua colega de elenco em Out of Africa, Meryl Streep, escreveu: "Um dos leões faleceu. Descanse em paz, meu querido amigo". Outros que também prestaram homenagem a Redford incluem Ron Howard, Marlee Matlin, Colman Domingo e Stephen King.
Coveiro