Se você não se enfiou num buraco nos últimos dias, deve saber que a suspensão do entrevistador Jimmy Kimmel da ABC virou uma grande notícia na semanada passada e moveu vários artistas e protestoes às portas da Disney. O apresentador do Jimmy Kimmel Live! abriu recentemente um episódio do seu programa com um monólogo com críticas ao Presidente Trump sobre o assunto relacionado a morte de Charlie Kirk.
No dia seguinte, um porta-voz da ABC disse que o Jimmy Kimmel Live! seria "suspenso por tempo indeterminado", e mais tarde soubemos que Brendan Carr, presidente da FCC e ávido apoiador do presidente Donald Trump, ameaçou "tomar medidas" contra a Disney e a ABC. A NexStar, que, assim como a Disney, precisa da aprovação da FCC para aquisições multibilionárias, também pressionou a Disney para que cancelasse a série. Isso moveu vários artistas contra o estúdio, inclusive alguns de seus astros famosos.
O veterano do UCM, Mark Ruffalo, se manifestou nas redes sociais este fim de semana. Respondendo a uma publicação que revelava que as ações da Disney caíram 7% desde a suspensão de Kimmel, o ator escreveu: "Vai cair muito mais se cancelarem a série. A Disney não quer ser a responsável por destruir a América."
Isso acontece depois que o ator de Hulk participou recentemente de um evento online No Kings e disse: "Minha indústria não entende realmente o que está acontecendo agora, mas o que eles entendem é que nossa liberdade de expressão está sendo atacada."
Ruffalo está longe de ser o único astro do UCM a se manifestar contra a Casa do Mickey. Pedro Pascal, de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, compartilhou uma publicação no Instagram na semana passada onde escreveu: "Estou com você, Jimmy Kimmel Live!" e acrescentou: "Defenda a liberdade de expressão" e "Defenda a democracia".
Marisa Tomei, estrela de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, e Tatiana Maslany, de Mulher-Hulk: Advogada, também pediram a seus seguidores que cancelassem suas assinaturas de plataformas da Disney, como Disney+, Hulu e ESPN.
Kimmel ainda não se pronunciou sobre sua suspensão, mas acredita-se que as negociações com a Disney estejam em andamento. A empresa tem sido amplamente condenada pelo que muitos consideram um ataque à liberdade de expressão, enquanto Trump busca silenciar seus críticos.
Coveiro