A Marvel Television foi criada em 2010 para levar o UCM para as telinhas. Quando Agentes da S.H.I.E.L.D. foi anunciado como um spin-off de Os Vingadores, os fãs ficaram entusiasmados com a perspectiva de explorar ainda mais a franquia na telinha. Embora a série da ABC tenha apresentado algumas conexões significativas durante seus primeiros anos no ar, ela sempre esteve adjacente aos filmes. Depois, um acordo histórico com a Netflix posteriormente levou Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro às nossas telas, culminando em um crossover com os Defensores. Essas séries faziam referência à Batalha de Nova York, mas, novamente, nunca pareceram tão intimamente ligadas ao que estava acontecendo nos filmes.
Com o tempo, descobriríamos que havia uma divisão muito real entre a Marvel Studios e a Marvel Television. Kevin Feige não estava intimamente envolvido com este último, além de dizer quais personagens eles poderiam usar (seu antigo inimigo, o presidente da Marvel Entertainment, Ike Perlmutter, era a força motriz por trás da Marvel Television), e quando tivemos Manto e Adaga e Fugitivos, era óbvio que essas séries não faziam exatamente parte do UCM. Ainda assim, muitas das séries receberam aclamação da crítica e grandes bases de fãs, levando a Marvel Studios a introduzir alguns dos personagens no UC, quando uma nova Marvel Television, liderada por Brad Winderbaum, foi formada sob a supervisão de Feige.
Jeph Loeb esteve à frente da Marvel Television entre 2010 e 2020. Em uma entrevista ao Newsarama, ele compartilhou suas ideias sobre Demolidor: Renascido revivendo o Homem Sem Medo, juntamente com personagens como O Justiceiro e Jessica Jones.
"Estou muito feliz por todos os meus amigos – atores, roteiristas, diretores, dublês, equipe e todos os outros que trabalharam em todas essas séries e arrasaram – por poderem continuar a honrar esses papéis", compartilhou. "Não tenho certeza se algo parecido já aconteceu antes – principalmente em duas emissoras diferentes."
"Uma coisa que eu adoraria esclarecer – embora seja fácil chamá-los de heróis da 'Netflix' – a verdade é que a Netflix era a nossa emissora. Eles exibiam as séries que a Marvel Television criava, produzia, escrevia, escalava, filmava, editava, trilhas sonoras, etc. – horas e horas de algumas das pessoas mais brilhantes que trabalharam nessas séries para a Marvel TV."
"Era uma equipe incrível que, desde então, se destacou em quase todas as outras emissoras/serviços de streaming como executivos/roteiristas/produtores – tudo de bom!", acrescentou Loeb. "Essas pessoas são os verdadeiros heróis dessas seis temporadas!"
Os planos originais previam que Demolidor: Renascido fosse um reboot completo, mas a demanda dos fãs fez com que a Marvel Studios se adaptasse e mantivesse a história da Netflix intacta. O UCM claramente não está muito dependente do que a Marvel Television fez — isso fica evidente pela presença do Darkhold em WandaVision —, mas podemos esperar ver mais personagens daquela época revisitados nos próximos anos.
A primeira temporada de Demolidor: Renascido já está disponível no Disney+, junto com todas as séries da Netflix. A segunda temporada está prevista para estrear em março do ano que vem, com a terceira temporada confirmada para 2027.
Coveiro