Durante anos, pareceu que os X-Men e os Vingadores nunca se cruzariam nas telonas. Afinal, a Fox detinha os direitos dos mutantes e do Quarteto Fantástico, e uma colaboração completa não estava realmente nos planos. Tudo mudou quando a Disney adquiriu a 20th Century Fox, abrindo caminho para a Marvel Studios trazer tantos personagens icônicos para o seu universo. Demorou alguns anos para que a coisa rolasse, mas houve um grande progresso nos últimos anos, com Deadpool e Wolverine finalmente estreando na Marvel Studios no ano passado e o Quarteto Fantástico ganhando sua nova versão no UCM este ano.
Coisas ainda maiores estão no horizonte, incluindo um reboot dos X-Men dirigido pelo diretor de Thunderbolts*, Jake Schreier, com roteiro do escritor de Jogos Vorazes: A Balada dos Pássaros e das Serpentes, Michael Lesslie. Mas eles não são os únicos criativos de olho em propriedades lideradas por mutantes. Na verdade, Jeremy Slater, criador de Cavaleiro da Lua, do Disney+, e roteirista de Quarteto Fantástico, de 2015, quer a chance de dar vida a uma equipe subestimada da Marvel.
Em entrevista exclusiva ao ComicBook.com, Slater foi questionado sobre um personagem ou equipe do Universo Marvel que ele gostaria de ter em mãos. "O que eu sempre quis foi Excalibur", revelou. "Excalibur foi lançado na época em que eu colecionava quadrinhos e era minha leitura favorita. Minha base militar sempre teve edições de Excalibur, Homem-Aranha e Quarteto Fantástico. Depois, teve as reimpressões de Claremont em Fabulosos. X-Men Classic, acho que era assim que se chamava."
Excalibur era uma equipe de heróis que começou no final da década de 1980, quando os X-Men foram dados como mortos. O elenco era composto por alguns personagens mutantes de alto perfil, como Lince Negra, Noturno e Rachel Summers, além do Capitão Britânia. Excalibur operava principalmente no Reino Unido, mas seu alcance era até mesmo omniversal.
A ideia de mutantes se aventurarem por conta própria agradou Slater. "É uma revista tão insana", disse ele. "Noturno e Kitty Pryde são meus dois X-Men favoritos, então a ideia de fazer algo com os dois e ambientá-lo nesse cenário multiversal dos Lobos de Guerra... e eles tinham um ótimo elenco de vilões. Eles eram criativos e não tinham medo de serem estranhos. E a dinâmica de novela dos personagens era muito divertida e muito interessante."
Embora possa levar algum tempo até que Noturno e Kitty Pryde estejam prontos para assumir o centro das atenções no UCM, a ideia de um projeto Excalibur é atraente, especialmente se acabar no Disney+, onde Slater acredita que deveria estar.
Coveiro