O diretor de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Matt Shakman, comentou sobre a liberdade que teve para explorar a primeira família da Marvel, em meio a preocupações de que o estúdio impôs restrições ao filme. Quarteto Fantástico: Primeiros Passos foi a primeira adaptação dos personagens clássicos dos quadrinhos ambientados no Universo Cinematográfico Marvel, e as expectativas eram altas após duas tentativas anteriores de franquia. Como acontece com qualquer filme da Marvel Studios, a história precisava se encaixar nos planos para o UCM como um todo, e isso levou a rumores online de que Kevin Feige pode ter sufocado a visão de Shakman para o novo Quarteto Fantástico.
O diretor de Primeiros Passos desmentiu quaisquer alegações de que Feige tivesse tais mandatos para estabelecer ou sugerir os próximos filmes/séries da Marvel, confirmando que a única "armação" durante o desenvolvimento e a produção de Quarteto Fantástico foi focada na Terra alternativa retrô-futurista da equipe, inspirada nos anos 1960, separada da Terra-616 principal do MCU:
Na entrevista do Next Best Picture, foi perguntado ao Diretor se Houve alguma coisa, na preparação do filme, que fez Kevin Feige exigir algum mandato no filme para manter a cronologia dos futuros filmes dos Vingadores do UCM. Matt Shakman negou veementemente em sua resposta:
"Não, de jeito nenhum. Estávamos apenas focados em contar essa história, estabelecer esse novo mundo retrô-futurista dos anos 60 e apresentar a Primeira Família da Marvel. Não estávamos realmente pensando nos filmes que viriam, apenas focando neste."
No passado, o CEO da Marvel Studios, Kevin Feige, era conhecido por passar mandatos aos cineastas do UCM que frequentemente influenciam suas visões criativas. Durante uma entrevista com a Marvel Entertainment no tapete vermelho de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Feige foi questionado se havia compartilhado alguma ideia ou esperança com Shakman para esses personagens no MCU. O chefe do estúdio disse que eles concordavam que Quarteto Fantástico: Primeiros Passos seria "um filme independente" e que se passaria "em seu próprio universo". Feige disse que Shakman respondeu positivamente a isso, pois poderia "realmente deixar sua marca em algo novo":
"[Durante] as primeiras conversas, sabíamos que queríamos que este fosse um filme independente. Sabíamos que queríamos que se passasse em seu próprio universo, a Terra-828 para quem está acompanhando, e [Shakman] abraçou isso. Ele adorou a ideia de poder realmente deixar sua marca em algo novo que não havia sido feito antes, que continuará em nosso universo, mas que nos encontramos pela primeira vez aqui, sem nenhuma condição, sem a necessidade de qualquer conhecimento prévio. E ele mergulhou de cabeça."
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos acompanha a primeira família da Marvel em sua corrida para proteger a Terra de Galactus, o devorador de mundos, que marcou seu planeta para a morte. O filme estreou nos cinemas em 25 de julho e é estrelado por Pedro Pascal como Reed Richards, Vanessa Kirby como Sue Storm, Joseph Quinn como Johnny Storm e Ebon Moss-Bachrach como Ben Grimm.
O filme conta ainda com Galactus (Ralph Ineson), a Surfista Prateada (Julia Garner) e Matthew Wood (H.E.R.B.I.E.), além de Paul Walter Hauser, John Malkovich, Natasha Lyonne, Mark Gatiss e Sarah Niles. O diretor Matt Shakman trabalhou com o co-roteirista de Avatar, Josh Friedman, e Cam Squires, de WandaVision, no roteiro de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, com Eric Pearson (Black Widow) mais tarde entrando a bordo para um polimento final.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos tem lançamento em 4K Ultra HD, Blu-ray e DVD previsto neste dia 14 de outubro.
Coveiro