sábado, 18 de outubro de 2025

Editor da Marvel Comics conta que até mesmo Jonanthan Hickman se surpreendeu com a Marvel aceitar acabar com o novo Ultiverso

 Se a notícia de que a Marvel Comics encerrará o Universo Ultimate em abril de 2026, após pouco mais de dois anos de histórias, surpreendeu os fãs quando foi anunciada na New York Comic Con 2025, eles podem se consolar um pouco com o fato de que o arquiteto do Universo Ultimate, Jonathan Hickman, também não esperava essa decisão — embora tenha sido ele quem criou o cronograma de dois anos para a editora.

A Marvel anunciou o encerramento da linha Ultimate inicialmente no dia do varejista da NYCC 2025 e confirmou três dias depois durante o painel voltado para os fãs Marvel Comics - Next Big Thing, onde o editor da Marvel Comics, Dan Buckley, compartilhou (via Popverse) a reação inicial de Hickman ao descobrir que a linha seria encerrada com a edição final de Ultimate Endgame, em abril de 2026:

“Estávamos em um desses retiros criativos e eu estava sentado ao lado dele, conversando, e ele disse: ‘Bem, estamos terminando nossas histórias, então vocês podem fazer isso’. Eu disse: ‘Não, você terminou’”, lembrou Buckley. “Eu estava sozinho com Jon, Jonathan olhando para mim, e ele perguntou: ‘Como assim, terminamos?’. Eu disse: ‘Estamos encerrando a série’. Ele perguntou: ‘Por que estamos encerrando a série?’. Eu disse: ‘É o fim, certo?’”

Para quem não acompanha os quadrinhos Ultimate na Marvel, a série Ultimate Invasion de 2023, de Hickman e Bryan Hitch, estabeleceu a linha temporal específica do selo ao aprisionar o Criador — um Reed Richards de uma realidade alternativa que manipulou a linha temporal do Universo Ultimate — em uma prisão que seria aberta em 24 meses... o que, como os quadrinhos se passam em tempo real, coincide com a primeira edição de Ultimate Endgame, com lançamento previsto para dezembro de 2025.

Acontece que, embora Hickman tivesse escrito uma história para durar dois anos e meio, ele ainda não achava que a Marvel cancelaria a história depois que ela estivesse concluída. Buckley, no entanto, sentiu que era importante fazê-lo.

“Há muita história sendo contada aqui. Você poderá embarcar nessa jornada — pegar o começo, o meio e o fim — e assimilá-la por muitos anos, e poder passá-la adiante para as pessoas e dizer: ‘Este é o experimento, este tipo de narrativa, temos permissão para fazer isso’”, explicou Buckley, argumentando que permitir que esta encarnação do Universo Ultimate se destacasse de tudo o que já existia antes ou depois era importante como uma declaração de intenção criativa.

“Não faremos isso com o Universo Marvel”, esclareceu. “Trata-se mais de um grupo de criadores se reunindo e dizendo: ‘É isso que eu vejo como uma história, queremos ter um começo, um meio e um fim.’”

A fala de Buckley criou certo mal entendido quando republicada por sites de quadrinhos e pensou-se que , o escritor de Supremos, Deniz Camp, recorreu às redes sociais (via Bleeding Cool) para esclarecer as coisas:

"Não é uma notícia falsa, mas é uma manchete sensacionalista que ignora muitas nuances", compartilhou. "Isso implica que as pessoas estão sendo expulsas, o que não acho que seja o caso (por tudo o que ouvi/por todos com quem conversei). [Hickman] simplesmente não achou que a Marvel seria ousada o suficiente para fazer isso. [Ele] apoia muito e está animado com isso, tenho certeza disso."

Camp acrescentou: "É verdade que o plano original não era 'acabar' com o universo. Grande parte da minha jornada é criar personagens que eu esperava que continuassem depois de mim. Acho que deixei isso claro e óbvio. MAS. John estava encerrando sua jornada de 24; esse sempre foi o caso. Ele estava acabando. Peach [Momoko] e Bryan [Edward Hill] estavam encerrando suas histórias quando o Criador saiu também. Essa foi a decisão deles."

Explicando que a ideia era que cada título tivesse apenas 24 edições, ele disse que Ultimate Wolverine foi planejado como uma série de 12 partes, mas foi estendida para 16. Mesmo com isso, com Ultimate Pantera Negra, Ultimate Homem-Aranha e Ultimate X-Men chegando ao fim, Camp confirmou que esperava continuar escrevendo Supremos.

"Supremos teriam continuado e novos quadrinhos lançados (eu estava pressionando por Gavião Arqueiro, Guardiões da Galáxia foi discutido, etc.). Tudo isso era muito vago. Mas então, Wil Moss veio até mim e disse: 'Ei, acho que vamos terminar. Acabar, acabar'", explicou o escritor. "Isso foi há muito tempo, pelo menos um ano atrás, eu acho, mas eu teria que verificar."

"Não porque os quadrinhos sejam 'muito 'woke'' (se fosse, eles interfeririam na escrita, o que não aconteceu) ou porque a linha principal está com inveja (isso é bobagem, dinheiro é dinheiro para eles), mas porque tudo parecia estar chegando a uma conclusão natural."

Não é a pior ideia do mundo acabar com o Universo Ultimate enquanto a história está indo bem. A linha original sofreu por se arrastar por muito tempo e acabou se apoiando em eventos chocantes e amplamente impopulares para manter o interesse dos leitores. Quando a Terra 1610 terminou, foi mais um alívio do que qualquer outra coisa.

A Marvel Comics provavelmente revisitará o Universo Ultimate em algum momento, embora de uma forma diferente (especialmente porque a linha Universo Absoluto da DC Comics está vendendo muito bem). Fique ligado para atualizações sobre o Universo Ultimate e o Ultimate Endgame assim que as tivermos.

Ultimate Endgame será lançado em 31 de dezembro de 2025. A linha Ultimate se encerra com Ultimate Endgame #5, de abril de 2026.

Coveiro

comments powered by Disqus