domingo, 12 de outubro de 2025

Roteirista Jeremy Slatter fala qual foi seu principal problema com o diretor do Quarteto Fantástico de 2015

A Primeira Família da Marvel estrou nos cinemas no UCM em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, que finalmente está chegando para os espectadores de casa esse mês. Para muitos, essa foi uma versão definitiva da equipe, principalmente depois de fracassos como o filme de 2015 de Josh Trank, Fan4stic. E algumas pessoas envolvidas, como o roteirista Jeremy Slatter, que também escreveu Cavaleiro da Lua, tentou explicar muito dos problemas do filme na época.

Em entrevista exclusiva ao ComicBook.com alguns meses atrás, Slater revelou qual filme o inspirou mais enquanto escrevia Fan4stic: "Honestamente, minha maior referência tonal foi Os Vingadores", disse ele. "Tinha acabado de estrear, naquele mesmo verão ou no verão anterior. Eu adorei pra caramba. Achei que Joss Whedon fez o impossível com aquele filme e equilibrou todos esses tons. Ainda me lembro, no cinema, da primeira vez que Thor girou seu martelo e o usou para se lançar ao céu. É só uma piada de fundo e eu fiz um guincho incontrolável. Era algo da minha infância que eu nunca pensei que veria em live action."

Slater não achou que a ação fosse a única coisa que ele poderia pegar emprestado do primeiro filme de equipe do MCU; ele também notou algo especial na dinâmica entre os personagens. Infelizmente, o diretor Josh Trank não concretizou a visão, optando por se inspirar em filmes de super-heróis mais sombrios durante o desenvolvimento do projeto.

"No fim das contas, essa foi fundamentalmente a desconexão", explicou Slater. "O Josh e eu provavelmente vimos filmes diferentes. Eu era mais fã dos Vingadores e, não quero colocar palavras na boca dele, mas ele era mais fã de Batman Begins, um cara ultra-pé no chão, sombrio e corajoso. A natureza dos quadrinhos de algo como Os Vingadores, que eu absorvi e amei a vida toda, não tinha os mesmos pontos de contato, então aquele filme não estava funcionando para ele da mesma forma que funcionou para mim."

No entanto, a desconexão entre os criativos pode não ter importado muito no final das contas, já que Slater revelou que o orçamento da Fan4stic estava "constantemente diminuindo", amarrando-os de mãos para trás. Felizmente, uma década depois, o Quarteto Fantástico tem o apoio de que precisa para prosperar nas telonas.

Fica claro no trailer de Primeiros Passos que Kevin Feige e companhia têm uma visão singular para sua versão da equipe. O filme se concentrará na família e na importância de apoiar uns aos outros em momentos difíceis. Apesar de não estar envolvido, Slater está a bordo de tudo isso, assim como da história épica que a Marvel Studios está tentando contar.

"Gosto do fato de eles estarem dando uma grande guinada criativa", disse Slater. "Eles estão contando uma história no multiverso, com um mundo diferente e um conjunto diferente de heróis. Parece que eles estão colidindo com o nosso Universo Cinematográfico Marvel. Acho que é uma abordagem inteligente. Acho que eles estão acertando em cheio em relação a Galactus."

Em dado momento da conversa, ele tentou explicou que queria ter Galactus como vilão principal, daí a coisa foi diminuindo de tamanho até não sobrar sequer uma cena pós crédito para sua versão do Devorador de Mundos:

"Eu queria que ele fosse o nosso grande vilão, mas houve uma resistência interna", continuou ele. "Primeiro, ele era o nosso grande vilão. Depois, ele só apareceria em uma cena. Depois, ele só apareceria na cena pós-créditos. Vindo da nuvem de Galactus de [Quarteto Fantástico: A Ascensão do Surfista Prateado, de 2007], da qual eu era um daqueles fanboys que provavelmente reclamavam no 'Ain't It Cool News' na época sobre como ele era uma nuvem, fiquei animado para trazer de volta um Galactus clássico e ter aquele design do Jack Kirby. Parecia que eles conseguiram isso, então mal posso esperar para vê-lo na vida real."

Vale lembrar que em conversa com o ScreenCrush naquela época, Slatter deu detalhes de como seu filme original divergia do material que foi aos cinemas:

"Além do Aniquilador e da Zona Negativa (que no filme se transformou em "Planeta Zero"), tivemos o Doutor Destino declarando guerra ao mundo civilizado, o Toupeira soltando um monstro geneticamente modificado de 18 metros no centro de Manhattan, um ataque de comando à Fundação Baxter, um final no estilo O Resgate do Soldado Ryan colocando nossos heróis contra um exército de Doombots na Latvéria devastada pela guerra e um teaser pós-créditos com Galactus e o Surfista Prateado destruindo um planeta inteiro. Tínhamos monstros, alienígenas, Fantasticarros e um robô esférico e fofo do H.E.R.B.I.E. que era basicamente o BB-8 dois anos antes de o BB-8 existir. E se você acha tudo isso ótimo... bem, é, nós também achamos. O problema era que também teria sido extremamente, EXTREMAMENTE caro".

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos da Marvel Studios apresenta a Primeira Família da Marvel composta por Reed Richards/Senhor Fantástico (Pedro Pascal), Sue Storm/Mulher Invisível (Vanessa Kirby), Johnny Storm/Tocha Humana (Joseph Quinn) e Ben Grimm/O Coisa (Ebon Moss-Bachrach). O filme conta ainda com Galactus (Ralph Ineson), a Surfista Prateada (Julia Garner) e Matthew Wood (H.E.R.B.I.E.), além de Paul Walter Hauser, John Malkovich, Natasha Lyonne, Mark Gatiss e Sarah Niles. O diretor Matt Shakman trabalhou com o co-roteirista de Avatar, Josh Friedman, e Cam Squires, de WandaVision, no roteiro de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, com Eric Pearson (Black Widow) mais tarde entrando a bordo para um polimento final.

 Quarteto Fantástico: Primeiros Passos será lançado nas plataformas digitais em 23 de setembro, com lançamento em 4K Ultra HD, Blu-ray e DVD previsto para 14 de outubro.

Coveiro

comments powered by Disqus