segunda-feira, 9 de julho de 2007

Em Foco Especial: 1° Mês de Guerra Civil

Bem, Leitores da 616! Estamos mais uma vez retomando à nossa habitual discussão entre os Editores da Universo Marvel 616. E o tema agora não podia ser outro além de Guerra Civil. Esse é o evento dos quadrinhos do momento no Brasil. Desta vez estaremos sem convidados, apenas os quatro editores deste site destrinchando tudo o que você podia achar sobre o primeiro capítulo desta Mega-Série. A postos! A Guerra vai começar...

Em Foco Especial: Começa a Guerra Civil

¤ CX ¤ diz:
Bem, pessoal, esse é um Em Foco Especial, muito diferente dos outros que já fizemos. Porém um pouco parecido com a idéia do debate que tivemos aqui sobre os Illuminati. Estaremos na verdade fazendo esse Em Foco todos os meses da Guerra Civil, assim que sair a edição da mini-série nas bancas. Será sem convidados, só nós, Editores! Estaremos esmiuçando de cabo a rabo a revista e, claro, fazendo quase sempre interligações com as repercussões dos eventos que saem nos demais títulos mensais. E aí, estão preparados?

J.R. Dib diz:
Baby I'm ready to go!

Eddie diz:
sim

« Jøåø » diz:
Sim. Você está parecendo um brócolis.

J.R. Dib diz:
É...ou um quiabo...

¤ CX ¤ diz:
¬¬

Eddie diz:
hhahahahaha

« Jøåø » diz:
Parei!

J.R. Dib diz:
Eu não!

¤ CX ¤ diz:
Ok, não vou me estender com as piadas internas. Vamos começar logo com isso!

E já que vamos seguir a mesma linha de raciocínio em cima do Em Foco dos Illuminati, vamos relembrar um pouco do que vimos nela. Foi onde lemos pela primeira vez sobre o registro de super-heróis. Não me lembro se naquele debate cada um chegou a se posicionar sobre o assunto, mas em todo caso, vamos retomar a partir daí. Antes do que foi mostrado em Guerra Civil 1, o que cada um de vocês pensava sobre o Registro?

Eddie diz:
Bem, eu sou contra o registro, embora entenda os motivos dele. Minha posição contrária deve-se por causa do governo em si, tanto poder nas mãos de uma organização como a SHIELD não inspira confiança. Mas é muito complicado ser preto no branco. Os dois lados têm motivos plausíveis.

J.R. Dib diz:
Inicialmente, o projeto de lei era um tanto quanto interessante, afinal, não seria algo feito para prender os heróis, mas colocar eles servindo uma força de paz multinacional. Até então eu era muito a favor do registro pelos benefícios que ele poderia trazer.

« Jøåø » diz:
Acredito que seja alguma coisa que, dentro do contexto de um mundo que sofre da superpulação de superseres, faz perfeito sentido em existir. Não digo que sou a favor ou contra, até porque a coisa da forma como se configura na primeira edição de Guerra Civil mostra que será instalada forçadamente, utilizando-se do incidente de Stamford como pretexto. É uma questão muito complicada que trata diretamente dos direitos civis dos cidadãos dos EUA, transitando também pelo controle estatal de forças "policiais" e de assuntos que se enquadram em segurança nacional.

Eu não consigo tomar partido da forma como é colocado na saga. Não nem é questão de estar em cima do muro.

¤ CX ¤ diz:
Eu estou sendo contra desde o princípio. Mesmo tendo essa idéia inicial, Jota, eu ainda sou muito contra ele. A idéia ao que parece não era só um cadastro oficial, mas sim torná-los funcionários do serviço americano. Ou seja, pra mim é um alistamento... Se antes o governo americano e/ou canadense investiu em armas I, II, III, X, e até sei lá quantas, agora, ele arrumou um jeito de obter centenas delas e sem muitos gastos. Um exército de supersoldados ao seu dispor...

Eddie diz:
Exatamente o que me faz ter uma posição mais a favor do Steve. Como ele mesmo fala "Washington vai nos dizer quem são os vilões".

J.R. Dib diz:
O que que há de errado nisso?

¤ CX ¤ diz:
Bom, se existe comparação entre superseres e bombas atômicas, qual a idéia de hoje "desarmá-las"?

« Jøåø » diz:
Sim. A coerção de uma hora para outra é que parece ser o principal problema.

Eddie diz:
Acho que os Supremos no Ultiverso são um exemplo do que pode acontecer, em escala muito maior, no Universo 616 com esse registro.

¤ CX ¤ diz:
Só que eles EDITADO... mas isso é muito spoiler até sair a edição desse mês da Millenium! Paremos por aqui.

« Jøåø » diz:
Que você acabou de soltar para o Ed.

Eddie diz:
Obrigado.

¤ CX ¤ diz:
Porra!!! Foi Mal!!

Eddie diz:
Maledeto!

« Jøåø » diz:
hahahahaha

J.R. Dib diz:
Ainda bem que eu não acompanho os Supremos...

« Jøåø » diz:
Enfim, o problema principal parece ser transformar de uma hora para outra os heróis que não quiserem se registrar em criminosos. Não há como isso ser "tranquilo" se repentino dessa forma.
A apropriação de determinadas atividades pelo Estado, em geral, são processos lentos que vão sendo lentamente incorporados. Uma "ruptura" dessas normalmente não é simplesmente aceita assim que implementada.

Em Foco Especial: Começa a Guerra Civil


¤ CX ¤ diz:
Então, vamos nos focar na pessoa mais envolvida na questão do registro dentre as todos - Anthony Edward Stark. Para aqueles leitores que não compram a revista do Aranha, o que podemos dizer do comportamento do Stark nessa revista em relação ao que vimos no final da história dos Illuminati. Muitos leitores ficarão confusos, mas Stark estava querendo ou não que o registro acontecesse?

« Jøåø » diz:
Bom... como já falei nos artigos do Rumo à Guerra Civil, o Stark em certos momentos é bem dissimulado e manipulador. Aquela "montagem" que fizemos com as suas falas mostra bem isso. Seu discurso varia de acordo com seu interlocutor e a última página de Guerra Civil mostra que ele já tinha um arranjo com o governo para tomar a frente da implementação do registro.

Ou seja, ele atingiu seus objetivos iniciais de colocar na mão de superseres (no caso ele mesmo como o líder-mór) a criação da estrutura e estabelecimento do registro. Já deu para ver também quem serão seus "auxiliares" principais (Hank Pym e Reed Richards), ficando apenas no suspense (para quem não leu Homem Aranha 67) se o Peter o apoiará ou não.
Não vejo "maldade" no Tony. Mas um pragmatismo monstruoso.

J.R. Dib diz:
A impressão que o Tony inicialmente passou a todos os leitores, e especialmente ao Peter, é que iria lutar contra o registro, mas já deixando claro que seria algo muito difícil dele conseguir evitar. Após o confronto com o Homem de Titânio, a máscara dele cai e percebe-se que ele manipulou tudo para que qualquer tipo de evento desencadeasse a votação pró registro. Inclusive levando o Peter a ficar do seu lado.

Eddie diz:
Por essas e outras que estou mais contra o Tony. Ele tá usando essa lei como desculpa para implementar a sua "delegação de heróis", como bem citou o João. Engraçado é ver que os heróis que vemos até o momento claramente a favor são: Stark, Pym e Richards. Todos bem sucedidos e com identidade pública.

« Jøåø » diz:
O Stark já teve identidade pública. Atualmente, oficialmente ele não é o Homem de Ferro. Mas entendo seu ponto.

¤ CX ¤ diz:
Minha análise do comportamento do Tony se resume a um silogismo curioso que já venho mostrando a algumas pessoas. Baseia-se na seguinte seqüência de pensamentos: Tony Stark é um futurista como ele diz ser e prevê que os heróis devem se organizar sob o comando de uma só voz para prestar contas a população. Só que, daí, Tony pensa "peraí, eu obedecer ordens de outra pessoa? Nem fodendo”. Sabe de uma coisa, EU serei essa voz. Afinal, eu queria criar uma delegação de heróis mesmo..."

« Jøåø » diz:
Sim... ele é um control freak. Não se adapta a ambientes em que não tem liderança.

Eddie diz:
Ele faz isso no final de 1ª edição, sugerindo aos políticos, sutilmente, que seria o representante do lado pró-registro. Quanto à identidade pública dele, alguém mais acha tosco o Stark chegar em público dizer que não é o Homem de Ferro e todo mundo acredita e pronto???

¤ CX ¤ diz:
Em certos termos, até me identifico com ele, que não confia em nada seu nas mãos dos outros. Ele quer as pecinhas se movendo no seu jogo pessoal, mas ainda assim, um jogo do "bem".

Sobre a pergunta da identidade, acho que por outros já vestirem a armadura, talvez o povo ainda acredite que ele não seja o Tony, sei lá.

Eddie diz:
Realmente, tem muito a ver com o Coveiro....hehehehehe

¤ CX ¤ diz:
hauhAUHuahUAHa...

« Jøåø » diz:
Foi o que eu disse. Ele não é um "vilão". Mas é muito manipulador. Precisa estar no topo. Basta ver os Illuminati. Em questão de influência, quem dos Vingadores deveria estar ali? Não seria o Capitão?

Outra coisa importantíssima. Ele personaliza pacas as coisas que faz. Ele compara Stamford como o momento em que o alcoólicos notam que devem parar de beber. Claramente uma referência a sua vida pessoal.

Só faltou ele dizer que precisam fazer uma cirurgia cardíaca no mundo dos heróis. hehehehe

Eddie diz:
Infame.....hahahahahaha

J.R. Dib diz:
Primeiramente, o Tony, por ser um empresário, quer sempre poder sair ganhando, auferir lucros, ter o seu, montar na bufunfa. Liderar os heróis numa força de paz para ele seria mais um salto como pessoa, como ícone, a idéia final de Tony não é a paz mundial, é o poder que o cargo lhe traria. O Homem de Ferro é o símbolo da resitência, do ego e da índole dele. Sua genialidade é tamanha que já não lhe basta inovar na tecnologia, ele quer inovar a sociedade e o governo. Tá na cara que o Tony com seus atos almeja apenas uma coisa: Poder. Líder dos heróis, quem sabe depois político, presidente dos EUA e depois líder do mundo.

« Jøåø » diz:
Aí que está. Não acho que seja SÓ glória ou lucro pessoal. Ele tem outras formas mais fáceis de atingir isso. Acho que ele viu algo que considera inevitável, necessário e, aí sim, aproveitou para sentar no topo e controlar.

¤ CX ¤ diz:
Isso até hoje não tenho certeza, Jota. Espero que não, mas não ficaria assustado se fossem as reais motivações do Tony. E concordo com o João. Talvez, ele não tenha tomado a frente por ver lucro nisso, mas por se achar o mais indicado que qualquer um... e como ele não tem medo de assumir as coisas.

Eddie diz:
Então, ele seria como o Ozymandias de Watchmen?? Um cara que busca a paz, não importando os meios???

¤ CX ¤ diz:
Ozy é mais egoísta que Tony, Ed. Acho que na verdade foi um encaixe de peças e não um plano já previamente pensado.

J.R. Dib diz:
É só recapitular um pouco a vida dele.
Industrias Stark começaram a se desenvolver por causa de seus protótipos e invenções...
Ele começa a dominar a diretoria para ela fazer o q ele quer...
Tira o tio do poder e vira Presidente...
Vingadores - Ele financia o grupo e se torna meio que um patrono de todos. O homem por trás dos vingadores. Sem a grana dele, o grupo teria deixado de existir.
Pule mais uns anos - Guerra das armaduras, Tony vai e começa a perseguir e destruir todas as armaduras que tinham tecnologia vendida ou roubada das Indústrias Stark. Ele é maníaco por poder e monopólio do poder!

Eddie diz:
O Stark foi se adaptando à situação.

« Jøåø » diz:
Só acho que o Tony pensa muito mais do que somente como empresário. Essa é só uma faceta.
Como o Ed falou e eu falei lá em cima. Ele é pragmático.

¤ CX ¤ diz:
Massa ter tocado nisso, Jota... E de fato, ele achava na época que ninguém poderia ter uma armadura melhor se nao tivesse sua tecnologia. Daí, se assusta justamente com o Homem de Titânio, que não tem a tecnologia stark, e mesmo assim consegue segurar sua onda...

Eddie diz:
Guerra das Armaduras é muito boa. Ali o Stark desrespeita um monte de leis, e coincidentemente, tem um atrito ideológico e físico com o Steve Rogers, que era apenas o Capitão na época.

¤ CX ¤ diz:
Passemos para o estopim do evento. O ataque desastroso dos Novos Guerreiros que causa uma tragédia nacional... mas será que essa foi mesmo a maior tragédia causada por heróis? Até mesmo recentemente, o Hulk destruiu Las Vegas e matou pessoas e Wolverine invadiu a Casa Branca. Porque o acidente de Stamford em especial virou exemplo pra lei de registro?

Eddie diz:
Acho que foi o que mais teve números de vítimas fatais, sobretudo crianças. Em muitas das batalhas anteriores dos Vingadores ou X-Men, eles sempre se preocupam em evacuar o local, então acabam existindo muitos danos materiais, mas poucos mortos e feridos civis. Os Novos Guerreiros não tomaram esse cuidado.
Em Foco Especial: Começa a Guerra Civil

J.R. Dib diz:
Bem, existe uma teoria militar muito interessante que diz que, mesmo sem causar muitos danos, um ataque militar deve afetar moralmente as pessoas ao redor daquele alvo, ou país, para assim estremecer a confiança delas. O Hulk e o Wolverine causaram danos e mataram pessoas? Sim. Stamford foi traumatizante porque basicamente ocorreram os seguintes fatos:

A quantidade de vítimas crianças e mulheres foi alta, o local praticamente foi calcinado, o efeito da explosão lembra de uma bomba atômica, o que remete ao passado e ao eterno medo de ataques terroristas que os americanos vivem. Por fim, quem causou isso foi um grupo de heróis mais preocupado com a fama do que com a segurança das pessoas.

« Jøåø » diz:
Acho que devemos analisar contextos. Vários desastres aconteceram e nunca foram nominalmente motivos para o registro. Mas dessa vez, enquanto o Hulk destruiu Las Vegas, Wolverine quase matou o Presidente e a explosão de Stamford a lei de registro tramitava legalmente no Senado. Esse tipo de questão política, de aprovação ou não de leis, é muito influenciada pelo que ocorre no momento. A decisão dos envolvidos em sua aprovação e a opinião pública são decisivas.

Uma coisa que já destaquei no Em Foco [US] foi o fato de Stamford ter sido televisionada. Por mais besta que pareça, foi talvez a transmissão mais próxima de uma ação desastrosa de superseres já vista nos EUA.

Isso também gera muito impacto, que acaba ajudando na aceleração da aprovação da lei.

Eddie diz:
É aquela velha história. Uma imagem vale mais que mil palavras. JJ Jameson fala que eles são ameaças há anos, mas as pessoas verem isso é muito mais forte.

¤ CX ¤ diz:
Bom, todos esses pontos de vocês são fortes, mas acho que uma coisa pesou mais que todas nessa ação em Stamford. Não foi só a questão de ser televisionada, mas sim sob como foi arquitetado o ataque. A declaração do Speedball em frente das câmeras denota que ali não passava de uma mera busca por audiência, uma coisa fútil e indisciplinada. Na verdade, foi nada heróico. Ali, para quem viu a fita mostrada depois da explosão, vai pensar..."o que esses heróis estão fazendo? Brincando conosco?"

Acho que, infelizmente, o Robbie (Speedball) fez uma bela meleca (como sempre) até antes de morrer... Uma meleca grande demais que vai ser herdada daqui para frente na comunidade heróica.

« Jøåø » diz:
Mas nesse ponto de verem a declaração do Speedball é que eu toco quando falo da transmissão.

Aquilo ali é uma proximidade com os heróis que a maioria nunca teve. Ao mesmo tempo em que é curioso que uma própria característica de um tipo de sociedade (a audiência a qualquer preço, a cobranças dos patrocinadores, a ânsia por novidade dos telespectadores) tenha contribuído para a impetuosidade do grupo.

¤ CX ¤ diz:
Bom, sigamos em frente, já que Stark tem manipulado tudo até então. Parece absurdo a vocês que o comportamento da mãe do Damien também seja obra dele?

Em Foco Especial: Começa a Guerra Civil

Eddie diz:
O que?? Que essa mulher trabalhe para ele??

¤ CX ¤ diz:
É uma teoria, não?

Eddie diz:
Eu acho possível, embora tenha minhas próprias idéias a respeito. Afinal, em parte, é graças a influência dela que a lei está sendo uma prioridade.

J.R. Dib diz:
Olha, sinceramente, eu acho que ela não trabalhe pra ele, mas que ele foi lá de propósito para incitar o povo contra ele, isso foi. Tá na cara que ele quer a empatia do povo, mostrando que está dando a cara pra bater.

« Jøåø » diz:
Eu não acho que isso seja coisa dele não. Ele foi lá para medir o quanto aquilo teve impacto e acabou ajudando a dar um empurrão na sua convicção de estar fazendo a coisa certa.

¤ CX ¤ diz:
Pode ser maluquice minha, mas achei toda a cena bastante ensaiada. Muitos meninos morreram, mas veja que o Damien em particular parece que virou também símbolo da ação intempestuosa dos heróis.

Além de que Damien me lembra o menino da Profecia... HAUhuahUA

Eddie diz:
Virou símbolo justamente pelas ações da mãe dele. E também achei a cena muito teatral, essa cuspida é digna de novela das oito.

« Jøåø » diz:
Mas, Coveiro, muitas vezes se pega uma vítima em especial e faz dela um símbolo. Não acho que haja ensaio não.

¤ CX ¤ diz:
Bom, vou esperar pra ver. Agora, outro momento polêmico a se tocar: Tocha Humana atacado em público por pessoas comuns, mas não antes de uma mera provocação da parte dele, relembrando que já salvou a vida de todos ali inúmeras vezes, como se todos estivessem em conta com ele para o resto da vida.

Em Foco Especial: Começa a Guerra Civil

O que acharam?

Eddie diz:
Soberba extrema, como é do feitio do Tocha.

J.R. Dib diz:
Então, essa cena eu achei que foi bem merecida. Mauricinho convencido de meeerda. Ele merecia apanhar não por ser herói, mas por se achar melhor que os outros.

« Jøåø » diz:
Bom, se não fosse por um motivo seria por outro. Tem gente que é VIP pelos motivos mais esdrúxulos. Ele pelo menos de fato ajudou a salvar o mundo de Galactus! hahahahahaha
Mas nenhuma agressão é justificada assim. Daqui a pouco está valendo encher alguém de porrada porque pisou no seu pé.

O Tocha é sim muito convencido, mas o cara não foge quando a barra pesa. Ele foi acompanhado apenas do Coisa pegar o Hulk absurdamente descontrolado em Las Vegas.

Sinceramente. Alguém aqui espancaria outra pessoa porque ela furou fila?
Ninguém foi para cima do segurança que deixou o cara entrar.

¤ CX ¤ diz:
Eu quase apanho porque pisaram no meu pé numa pista de dança e fui reclamar...

J.R. Dib diz:
Viu?! É assim que o mundo se encontra hoje em dia!

« Jøåø » diz:
Por isso eu digo que por mais babaca que ele tenha sido, a atitude daquelas pessoas é indesculpável...

¤ CX ¤ diz:
Vamos passar para um outro ambiente agora, onde vemos uma série de opiniões que pode formar melhor nossa cabeça sobre a questão do registro. Ou seja, para a reunião no Edificio Baxter.

Primeira questão: Stephen Strange e Reed Richards são tão falsos assim para fingirem não saber do registro?

Eddie diz:
São bastante falsos. Eu até citei que achei engraçado o Strange "espantado" com o registro. Eles demonstrarem que sabiam ia delatar os Illuminati. Citei na comunidade, não aqui.

« Jøåø » diz:
Eles honraram a promessa de não revelar a existência dos Illuminati.
Se ainda entrasse essa questão naquele momento é que daria uma merda maior ainda.

J.R. Dib diz:
Tudo tem a ver com as reuniões dos Illuminatti. Havia um juramento que tudo discutido entre eles seria segredo.

« Jøåø » diz:
Mas é. Imagine se além de toda essa quizumba os caras ainda tivessem de explicar que vinham se reunindo e tomando decisões importantes há anos?

E ainda falassem: "Aliás, mandamos o Hulk para outro planeta. Está ok por vocês?"

¤ CX ¤ diz:
Bom, outro ponto importante na reunião foi defendido pelo Falcão e Homem Aranha - A questão da tradição das máscaras. A lei de registro comprometeria a segurança dos heróis?

« Jøåø » diz:
De alguns, com certeza. Se você pensar que a maioria dos vigilantes (como o próprio Capitão cita, Demolidor, Luke Cage e incluo até o Aranha) precisa dessa proteção por lidar muitas vezes com vilãos "comuns", saberem suas identidades é perigoso sim.
Mesmo o argumento de que policiais não escondem a identidade não me tira muito essa opinião, já que um herói seria muito mais visado.

J.R. Dib diz:
E além do mais, matar um herói ou a família de um herói é muito mais capa de jornal do que a morte de um policial. Afinal, são poucos que podem ser os heróis. Os poucos que têm sua identidade conhecida já começaram a sofrer como foi o caso do Tocha.

« Jøåø » diz:
Pois é. O próprio status de matar um herói já é motivo para que ele seja um baita alvo.

E também não podemos esquecer que muitos policiais e suas famílias são constantemente ameaçados em determinados casos.

¤ CX ¤ diz:
Um detalhe pro comentário do Coisa ao Wolverine vale ser comentado - Por ações como a do Logan, que vira e mexe vive agindo fora da lei, é que Johhny foi parar num hospital.

A questão é... a lei de registro também não obrigaria a heróis como wolverine a prestar contas em atos inadvertidos como este?

Eddie diz:
Mas isso já acontece atualmente. Quando um herói sai da linha, como aconteceu com o Logan, os outros heróis e a SHIELD acabam cuidando dele, mesmo sem essa lei existir.

« Jøåø » diz:
Achei injusto e ingrato pacas. O Wolverine já se quebrou muito para ajudar, inclusive, o Coisa. Isso é recalque dele porque há um tempo atrás o Wolverine rasgou sua cara! Heheheh

J.R. Dib diz:
É que como sempre, o Sr. Benjamin J. Grim pensou de menos e falou demais!

Em Foco Especial: Começa a Guerra Civil

¤ CX ¤ diz:
AUhuahuahUAH!! Bem, antes de passar pro próximo cenário, só pra deixar claro às pessoas que não estão lendo Marvel Action: quem é o demolidor atual nessa saga? Seria o Matt ou o Rand? Aquele comentário sobre "o cheiro estar no ar" me deixou confuso...

« Jøåø » diz:
É o Rand. Daniel Rand, o Punho de Ferro, está no lugar do Demolidor que se mandou para a Europa.

J.R. Dib diz:
Péra, para. Spoilersss!!! Não saiu action 7...

« Jøåø » diz:
Que spoilers, cara. Saiu na 6 isso.

¤ CX ¤ diz:
ahUAHuaUHUA... Não leu, Jota?

J.R. Dib diz:
Será q esse detalhe passou despercebido?

« Jøåø » diz:
Cara, leu bêbado? Ele pede para o Danny ficar no seu lugar para encobrir sua viagem.

J.R. Dib diz:
Li de madrugada, com sono... vou ter que reler!!!

¤ CX ¤ diz:
Até eu vi folheando em banca... o punho do Demolidor brilhando (Nem sabia que dava pra ver o brilho, pensei que era só pra os leitores saberem que ia "ativar" o poder).

J.R. Dib diz:
huuumm... é verdaaade. Ele foi embora pra Europa como Michael Murdock.

« Jøåø » diz:
Isso.

¤ CX ¤ diz:
Bom, passando pra próxima cena. A lei de registro sequer foi votada e a Diretora Hill levantou armas contra o Capitão América. Foi uma ação "legal" ou abuso de autoridade?

« Jøåø » diz:
Acho que ela tinha certeza de que ele seria contrário... não foi legal porque ele simplesmente disse que não iria cooperar. Mas ele, de fato, naquele momento, não desrespeitou nenhuma ordem oficial.

J.R. Dib diz:
Eu acho que meses de destrato por parte do Capitão em relação a Hill culminaram com aquele ato. Ela tava doida pra fazer ele abaixar a cabeça pra ela.

¤ CX ¤ diz:
Recalque por ele ser amiguinho do Fury e não dela? HAhUHUahUHA...

« Jøåø » diz:
Isso foi fruto do incômodo que a Hill tem com os Novos Vingadores desde que foram formados. Que tem relação com a Guerra Secreta do Fury e, claro, com a descoberta sobre a Dinastia M.

Em Foco Especial: Começa a Guerra Civil


¤ CX ¤ diz:
E sobre o seguinte comentário do Capitão América de que "Heróis precisam estar acima dessas coisas, ou Washington vai começar a nos dizer quem são os supervilões".

Foi menos soberba que o comentário do Jonnhy ??

« Jøåø » diz:
Bem menos. Não há soberba.
O que ele está dizendo é que o potencial dos heróis seria usado como armas que atenderiam às intenções políticas dos governos. Quando, para ele, são instrumentos de defesa. De reação.

J.R. Dib diz:
O Capitão tem toda razão para ter medo de Washington. Ele já se revoltou contra o governo americano, abandonando o manto do Capitão América. Agora, mais uma vez, a liberdade é ameaçada pelo governo e ele reage.

« Jøåø » diz:
Aí está um ponto de divergência com o Stark. Lembram que ele falou, na primeira reunião dos Illuminati, que eles não deveriam ser só passivos?

O Tony acha que os heróis devem ser ativos. Não esperar as coisas ruins acontecerem.
O Steve acha que não podem apontar para ele "aquele ali é o vilão", mas que esse deve ser identificado por suas ações.

¤ CX ¤ diz:
Tipo, o Stark tem ação preventiva... como foi sempre em sua vida. Pensando em todas as possiveis possibilidades para futuros planos B, C e D.

Mas o que o capitão falou por estar "acima das leis normais" foi meio esquisito. Bate na velha pergunta da bíblia dos quadrinhos Watchmen de "Quem vigiará os vigilantes?"

« Jøåø » diz:
Sim.. claro. Ele crê na "boa índole" dos heróis. Por isso não dizer que sou a favor ou contra qualquer um dos lados. Hehehe

J.R. Dib diz:
E segundo a resposta do próprio Rorschach a mim: NINGUÉM!

¤ CX ¤ diz:
Pois é, só que esse comentário me incomoda um pouco, apesar de não ser a favor do registro. Só por se dizer herói, alguns como Wolverine fizeram umas merdas por aí e continuam livres.

« Jøåø » diz:
Claro... a coisa é bem complexa.

¤ CX ¤ diz:
Caminhando pras partes finais... O Vigia é a entidade que foi incumbida de sempre observar os eventos desse planeta, e assim, jamais intervir, a não ser que seja extremamente necessário.

Em Foco Especial: Começa a Guerra Civil


Então, o que tem esse evento de tão grandioso que requer sua presença na Terra? Ou na verdade, o Vigia virou um bicão que ultimamente não tem muito o que fazer?

« Jøåø » diz:
"jamais intervir, a não ser que seja extremamente necessário"

Ele não interfere nunca, cara.

¤ CX ¤ diz:
Nunca é muito... AHUahuAHUAHAU...

« Jøåø » diz:
Diretamente ele não interfere.

J.R. Dib diz:
É, ele não interfere, a não ser que o planeta que ele vigia vá ser explodido pelo Galactus, senão ele perde o emprego...

« Jøåø » diz:
Acho que ele estava ali para confirmar o que o "Demolidor" falou.

J.R. Dib diz:
Ele surge mais para efeitos dramáticos, afinal, o Vigia está na Terra para presenciar algo grandioso!

¤ CX ¤ diz:
Acho que ele presentia que a saga ia ser um mega-evento de vendas. Fora isso, não vejo muita razão. A Terra não parece estar em perigo ganhe um lado ou ganhe um outro.

J.R. Dib diz:
Concordo...

¤ CX ¤ diz:
Bom, acho que agora já chega! Terminamos o primeiro capítulo dessa saga em sete partes com o que todos prevíamos que aconteceria. Stark apoiando o registro e indo de encontro ao Capitão América. Dois lados formados, em que se coloca de um lado o Direito Civil e do outro a Segurança Pública. Suas considerações finais sobre o que aconteceu e do que a coisa promete, por favor.

« Jøåø » diz:
Acho que é só uma introdução mesmo. Para definir o tom da saga. Que a coisa não será um passeio no parque, mas, como muitos previram (até o Zemo, em Marvel Apresenta, diz isso sobre a lei de registro), de fato a comunidade de heróis sofrerá uma cisão em dois. Grandes expectativas.

J.R. Dib diz:
Bem, como tem sido bem promovido, será um marco na história de quase todos os heróis e seres com poderes do Universo Marvel. Afinal, poucas vezes algo tão controverso foi proposto aos super heróis da Terra. Ainda tem muita coisa pra rolar.

¤ CX ¤ diz:
Bom, acho que Guerra Civil está recebendo o tratamento digno que a saga merece. Eu sou leitor Marvel há um bom tempo para colocar aqui sem medo de estar abusando de que esse foi o evento de maior repercussão da Marvel em sua história. A Panini pela primeira vez colocou um checklist bem delineado na revista e provavelmente (assim espero) será cumprida uma ordem de lançamento.

A resposta, no entanto, parece promissora vinda do público. A Guerra Civil está nos jornais, e não falo só do Clarim Diário. Muitos leitores estão interessados e bem curiosos com essa saga. E acho que podemos dizer que acabou sendo também um marco na Marvel no Brasil. Afinal, nunca vi se falar tanto em quadrinhos nas ruas como ultimamente.

« Jøåø » diz:
Sim.. outra coisa que merece ser falado. Parece que o tratamento que a Panini está dando às revistas melhorou (mas ainda falta o que melhorar hehehehe) em um momento muito propício. A qualidade da maioria das revistas ajuda a fortalecer a venda de quadrinhos, o que nos proporciona acompanhar essa saga praticamente da mesma forma que no original.

Em Foco Especial: Começa a Guerra Civil


¤ CX ¤ diz:
Então é isso, Leitores 616! Vocês devem ter sentido falta do Eddie em boa parte da discussão, mas foi devido a um problema de conexão, infelizmente... ou será que alguém já caçou-o por estar sem registro? Brincadeira! Nossa discussão sobre Guerra Civil 1 se encerra aqui, mas como vocês já devem imaginar nós teremos outros seis Em Focos Especiais só para falar dessa Saga! E com certeza teremos muitos pontos a discutir. E vocês? Já se decidiram? Afinal, de que lado vocês estarão?

Editores 616

comments powered by Disqus