terça-feira, 10 de julho de 2007

Novos X-Men: Caminhos tortuosos


Novos X'Men

Nos últimos três números de X-Men (65, 66 e 68) acompanhamos a continuação do drama dos alunos do Instituto Xavier, que após o dia M tornaram-se vítimas da Cruzada que o fanático religioso William Striker se auto-impôs. Em vias de concluir seus planos, ele se torna talvez a maior ameaça atual à perpetuação dos mutantes após sua dizimação. Os Novos X-Men precisam acelerar seu amadurecimento para garantir a própria sobrevivência.

Acompanhamos a destruição do ônibus que iria levar os alunos que perderam suas mutações para fora do Instituto e a morte de 42 deles. Mesmo Elixir não foi capaz de salvar ninguém, e sentiu seu colega DJ morrer em seus braços. Vimos também o enterro de cerca de 15 desses alunos, cujos corpos foram rejeitados pelas próprias famílias. No treinamento duro do grupo com a moral no chão, percebemos que Elixir fora um dos mais traumatizados com isso tudo, enquanto toda equipe titular de Novos X-Men é derrotada por Colossus.

Novos X'Men

Uma observação do X-Man veterano desperta a possibilidade do mutante e pele dourada ser muito mais do que um curandeiro. Mas não há tempo para que isso seja desvendado, já que Laurie, a Feromona, namorada e apoio de Josh nesse momento de frustrção, é friamente assassinada com um tiro na nuca enquanto conversava com ele.

Novos X'Men

Aos poucos o motivo dos movimentos de Striker serem tão calculados e aparentemente perfeitos é revelada. Em primeiro lugar, um ingênuo Jay Guthrie – que já perdeu suas asas pelo mesmo motivo – deixa-se enganar pelo fanático reverendo, acreditando em sua ajuda, entregando a remoção de seus colegas no ônibus, o que permitiu sua morte. E não para por aí, já que ainda sob suas ordens atrai Soraya, a , direto para uma armadilha, mesmo com a desconfiança de X-23.

Jay fica aterrorizado com os planos de Striker, após a parte decisiva é o assassinato de Pó, que parece cair na isca preparada pelo próprio colega. Que tem um fim nada agradável, sendo aparentemente assassinado com um tiro na cabeça. O principal motivo desse terror observa tudo isso sem ninguém notar. É o motivo de todos os movimentos e planos de Striker. O sentinela da saga Dias de um Futuro Esquecido Nimrod, que seguiu Kitty Pryde até o presente, e foi derrotado pelos X-Men da "fase australiana" há um bom tempo. Lembrando também que esse é o nome de um personagem bíblico, talvez o responsável pela construção da Torre de Babel.

Novos X'Men

Foi acessando os dados sobre o futuro contidos no sentinela que Striker consegue traçar seus planos, sabendo antecipadamente da dizimação, e explica para Jay que o assassinato de Laurie e agora de Pó se devem ao fato dessas visões do futuro – que é, claro, muito fluido – indicavam para a primeira e depois para a segunda as únicas possibilidades de sua derrota. Com ambas mortas, o reverendo e seus soldados se dirigem para a mansão para o ataque final, acreditando ser tudo isso um sinal divino para que ele destruísse as "crias demoníacas mutantes".

Novos X'Men

Lá, os ainda chocados Novos e "velhos" X-Men preparam-se para serem atacados ainda sem saber pelo quê. Ao mesmo tempo em que Elixir, em um ataque de raiva, demonstra que talvez possa fazer mais do que curar.

Controlando os sentinelas da UNI utilizando um dos braços de Nimrod como arma, já que possui tecnologia muito superior a deles, Striker usa o poder que considera divino para realizar seus planos de aniquilar a jovem geração dos já minguados mutantes. Em X-Men 68 conclui-se esse arco, mas talvez seja só a indicação do que virá pela frente para os alunos que sobreviverem.


« Jøåø »

comments powered by Disqus