quinta-feira, 29 de novembro de 2007

X-23: Final para alvo X.

Certamente, quando um velho X-fã ouve falar da premissa da idéia por detrás da X23, torce o nariz e sua mente inunda-se de preconceitos com a pobre clone. Assim, Laura teria que redobrar seus esforços para cair no gosto popular. Com uma ajudinha de seus criadores, Chris Yost e Graig Kyle, veio a primeira minissérie contando sua origem. Algum tempo depois, a dupla retorna com Alvo X, encerrando assim o insólito caminho da jovem até finalmente chegar ao seio da família X.

Alvo X: conclusão

Na primeira parte da série, que no Brasil engloba as três primeiras histórias em uma só edição, vemos o destino que a Laura teve depois que o complexo do Programa foi destruído e ela estava finalmente livre. Sua mãe morrera, vítima de um maquiavélico ato do seu outrora antagonista Rice. Agora, sua única lembrança de família era sua tia Debbie e a prima Megan. E assim, X23 se junta a elas aproximando-se pela primeira vez daquilo que toda adolescente chamaria de “vida normal”.

Contudo, o conceito de normalidade é certamente algo que não deve ser aplicado a pessoas como Laura. Uma vez sendo objeto do Programa, nunca mais se escapa da sombra dele. No dia que ela se juntou a sua família, X23 pós todos em risco. O namorado de Debbie, Desmond, na verdade era um agente infiltrado do Programa e pretendia usar o “Gatilho” para fazer com que a própria clone eliminasse seus únicos parentes. Só, que como vimos na edição passada, ele acabou caindo na própria armadilha.

Alvo X: conclusão

Ensandecida, X23 elimina Desmond sem demora. As próximas vítimas, sua tia e prima, por muito pouco não acabam tendo o mesmo destino. Graças a esperteza de Megan, ela empurra a mãe no chuveiro até que o efeito do “Gatilho”amenize e a sua prima volte ao normal.

Alvo X: conclusão

Este, no entanto, é um alívio momentâneo. X23 sabe que as duas ainda correm perigo e as leva para o porão, perfurando os canos de água. Agentes do Programa invadem a casa e um a um são eliminados pela mutante. Só que eles são só o começo. X23 está esperando sua maior rival – Kimura.

Alvo X: conclusão

Kimura, assim como ela, foi criada pelo Programa. O intuito era criar alguém que pudesse ser literalmente invulnerável as garras de adamantium de Laura. Ela tornou-se a supervisora da jovem... e o maior pesadelo.

Alvo X: conclusão

Ela está ali com a simples razão de trazer a clone de volta pra o Programa e eliminar de vez a ligação dela com o mundo exterior. Debbie e Megan são alvos fáceis e seriam de fato mortas se a X23 não sacrificasse uma de suas mãos algemadas para tornar-se livre e, ao mesmo tempo, prender a inimiga no porão.

A mão de Laura é reimplatada e regenerada no maior apelo comum da Marvel nos dias de hoje. Já Kimura, é deixada para trás na velha casa de Debbie que minutos depois explode assim que X23 e família fogem do lugar.

Alvo X: conclusão

Agora, Laura confirma a triste verdade. Não existe lugar seguro e ninguém está verdadeiramente a salvo se estiver com ela. O que ela pode fazer é doar os passaportes falsos que sua mãe encomendara antes de morrer e pedir para que Debbie e Megan fujam e nunca mais olhem para trás. Apenas um medalhão com as fotos de sua mãe e Megan servirão de lembrança para aqueles dias.

Alvo X: conclusão

X23 agora segue um outro caminho, um percurso que a levara a Wolverine, aquele que certamente é o maior culpado pela sua sofrida existência. E ela viaja até Salem Center, em Nova York, vigiando cada passo do seu “pai”.

É inevitável que Logan, com toda sua experiência, não soubesse de sua presença, por mais safa que a garota fosse. Ele apenas pega sua moto e vai para a fronteira do estado com o Canadá, levando o inevitável confronto para bem longe.

Alvo X: conclusão


X23 não quer conversa. Decidida, ela realmente planeja matar Wolverine e chega bem perto disto, colocando terra em cada ferida que abre no mutante evitando assim que elas se fechem. Laura poderia ter matado Logan naquele dia, mas hesitou e não o fez.

De um combate, os dois iguais partem para uma conversa. É assim que Logan revela a pequena que sabe de toda sua história e que recebeu uma carta de sua mãe, Sarah, explicando tudo. A carta era um pedido de ajuda e é isso que Wolverine quer oferecer a mutante agora, um lugar na mansão X.

Alvo X: conclusão


O convite, no entanto, chega tarde demais. A SHIELD chega ao local e mesmo que Wolverine tente impedi-los de capturar a sua clone, é inevitável. É assim, que Capitão América a prende. É assim que Matt Murdock é convidado a se juntar ao interrogatório da Jovem. É assim que voltamos ao começo desta história.

O interrogatório se encerra e agora o destino de X23 está em jogo. Diferente do que pensa o Capitão, Matt sabe que ela vai ser usada com arma pela SHIELD e pede para que ela seja entregue aos cuidados de Xavier. Contudo, seria justo livra-la de todas as mortes cometidas até então? Seria X23 inocente ou culpada? O futuro dela depende da decisão de um homem que representa a bandeira de um país... e dela veremos todas as conseqüências de Laura no atual presente da Marvel.

Alvo X: conclusão


Coveiro.

comments powered by Disqus