quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Uma Nova e Diferente Ms. Marvel para um mundo Novo e Diferente!



Carol Danvers não é mais a Miss Marvel, agora que assumiu a identidade de Capitã Marvel em clara homenagem e honra a seu antigo affair e responsável por seus poderes híbridos-Kree. Mas isso não significa que o posto ficará vazio, principalmente quando a Sra. Danvers se torna cada vez mais uma Ídola da nova geração. E da escuridão das misteriosas névoas terrígenas surge uma nova heróina assumindo essa antiga alcunha.

Não é a toa que as aventuras de Kamala Khan conquistaram logo de cara o público mundo afora, sendo inclusive recentemente premiada pelo festival internacional francês de la Bande Dessinée d'Angoulême. Não é comum introduzir de modo natural e aconchegante uma personagem de cultura tão diferente da padrão ocidental como foi feito com Kamala. Ao mesmo tempo, não é nada difícil. Afinal, Kamala é uma garota como qualquer outra, de família paquistanesa recém-imigrada pros EUA como acontece em muitos casos e com os mesmos problemas de socialização que qualquer adolescente enfrenta nesta época.


Vive com sua Ammi e seu Abu (respectivamente Mãe e Pai no idioma Urdu) e seu irmão mais velho Aamir em uma casa em Nova Jersey. Como toda família, há seus conflitos, talvez um pouco mais tensos devido a diferença de culturas. Enquanto que Aamir parece se tornar um muçulmano cada vez mais devoto a religião, Kamala parece se interessar e ficar ainda mais dispersa ao novo mundo que a America oferece. E isso quase sempre a faz ser repreendida não só pelos pais como pelo rabino da sua comunidade.

Fora do eixo familiar, Kamala tem seus amigos - Nakia (que ela insiste em chamar de Kiki), uma outra amiga da comunidade muçulmana e Bruno, uma espécie de mentor do mundo nerd americano para Kamala e que trabalha na mercearia mais próxima da sua casa. Além disso, claro, há os outros colegas mais irritantes da escola como Zoe (sempre a metidinha) e seu namorado Josh. Eles são o contato de Kamala neste novo mundo e - para seus pais - uma péssima influência para a garota.

E é justamente numa dessas festas adolescentes que Kamala sai as escondidas que tudo acontece. Foi quando as névoas terrígenes caíram sobre Nova York e não demoraram nada a chegar em Nova Jersey e transformar para sempre a vida da menina Khan. Em meio a um devaneio, a jovem paquistanesa tem uma espécie de visão da Capitã Marvel praticamente profetizando sua nova vida de heróina e quando acorda, Kamala sai de um casulo inumano com poderes capazes de modelar seu corpo. Ela sai completamente loira e com o uniforme clássico da Ms. Marvel.


Assustada, Kamala logo volta ao seu corpo original, mas percebe que está diferente. É capaz de não só alterar seu visual como remodelar a estrutura física do seu corpo. Pode ficar pequenininha tão quanto o Homem-Formiga, até mesmo esticar seus braços ou crescer os punhos como o Senhor Fantástico. E já de cara, consegue usar seus novos dons para salvar a Zoe que quase se afogou num lago após a confusão com as névoas.


Mas essas novidades não era o menor dos seus problemas, principalmente ao voltar pra casa e descobrir que sua família percebeu que ela fugiu escondida de casa durante a noite. Seu castigo certamente iria durar a vida toda ou assim imaginava a garota. Por sorte, apesar de um irmão pirado (que gera situações divertidíssimas) e uma mãe bem rígida, seu Abu é alguém muito compreensivo e que traça o perfil de maneira justa do imigrante que sempre viveu em uma cultura rígida mas quer se adequar a um novo mundo bom e que lhe dê chances melhores.

Obviamente, apesar da bronca, a jovem paquistanesa não vai parar suas aventuras por aí. Não quando finalmente tem poderes tão extraordinários para viver seu sonho de também ser uma heroína. Sem controle total de seus novos dons, Kamala ainda causa mais confusão na escola, mas ainda é capaz de ajudar os outros quando salva a mercearia de Bruno de um assalto (engendrado pelo irmão do rapaz, vale ressaltar). Neste evento, Kamala acaba levando um tiro, mas seus poderes de remodelar o corpo consegue expulsar o corpo da menina, mas no fim, acabou revelando sua identidade secreta para o amigo. E foi assim que Bruno acaba se tornando, além do contato Nerd da Kamala, uma espécie de "alfred" da menina, lhe tutorando em tudo o que pode neste mundo dos super-heróis.


E a primeira coisa que Kamala precisa é de um novo uniforme (chega de roupas escandalosas como a da antiga Ms Marvel). Aproveitou um Burquini que nunca quis usar para remodelar ele num traje (e mais tarde lhe daria o símbolo apropriado para se tornar a nova Ms. Marvel). Precisava, no entanto, também de uma máscara. E assim estava pronta para sua primeira missão e descobrir quem estava levando o irmão de Bruno, Vick, para o mal caminho.

Isso levou Kamala para uma casa abandonada em Greenvile, que aparentemente servia de antro para jovens malfeitores. O lugar era estranho, protegido por pequenos drones robôs e aparentemente comandado por um garoto mais velho, mal-encarado e armado com uma pistola laser chamado Doyle. Obviamente, Kamala não estava preparada pra tudo aquilo e acabou tendo que diminuir de tamanho e correr dali. Por fim, pra acabar seu dia, chegou tarde em casa só pra levar uma baita bronca da sua Ammi e se acalentada mais uma vez pelo Abu.


Obviamente, a garota não iria desistir ali. Retornou para o amigo Bruno e ambos arquitetaram um jeito de dar um "upgrade" em seu treinamento e suas táticas. Seu plano para voltar a casa abandonada foi mais cauteloso e assim conseguiu enganar Doyle e sua gangue e salvar o Vick que estava como refém do grupo.

Com isso, começa a surgir a lenda de uma super-heróina nas ruas de Nova Jersey, uma nova Ms. Marvel. Mas junto com ela, também aparece um vilão. Havia alguém acima de Doyle no comando daquela gangue e ele se revela como sendo o terrível Homem-Passáro.

Além das cinco primeiras histórias da revista mensal, o primeiro encadernado da Ms. Marvel traz também uma curta história a Marvel Point One que já introduzia essa vida complicada da Kamala se dividindo entre a nova vida super-heróica e os seus problemas em casa. Tudo isso com uma equipe criativa de arrebentar - G. Willow Wilson e Adrian Alphona - que tinham também a editora da Marvel Sana Amanat como principal consultora da cultura palestina.


Pra quem já leu o encadernado em mãos, não é difícil imaginar porque agradou tão fácil o publico. As histórias da Kamala tem um quê da fase inicial da carreira do Homem-Aranha, mas em momento algum se tornam cópias ou seguem o mesmo modelo. Elas são amplamente originais em seu conteúdo e trazem algo a mais ao leitor, a curiosidade de conhecer e aprender mais uma outra cultura que está tão mais próximas de nós, mas ainda nós coloca tão distante.

Kamala é o símbolo de uma mudança e que caracteriza muitos imigrantes nos EUA em busca da nova vida. Ainda que presa as tradições de seu povo (gerando cenas muito divertidas ao ficar tentada a comer carne de porco ou seguir certas modinhas das outras meninas), ela tem a determinação de que ela também faz parte daquele lugar e não deve ser considerada uma pária. Em seu devaneio ao ter contato com as Terrígenas, ela ouve a grande questão deste encadernado - Quem você quer ser? E independente de quem ela é hoje, Kamala sabe exatamente o que quer e clama por isso. Isso certamente vai colocá-la em conflito com seus pais, mas também não vai ser fácil para ela adentrar no novo mundo ocidental (que nem sempre está de braços tão abertos como aparenta).


Ms. Marvel fez por merecer o que se tornou. Não é a toa que ela um símbolo pela luta contra a xenofobia a imigrantes, pois a identificação da Kamala vai além de lidar com a cultura diferente, mas sim de abraçar uma nova geração que quer se transformar e mesclar com o ocidente. É óbvio que é cedo avaliar completamente a personagem como um todo, mas as oportunidades são muitas e todas interessantes. Eu espero ver ainda muitos choques culturais e conflitos pessoais por vir.

E já estou no aguardo do volume 2.

Coveiro

comments powered by Disqus