quarta-feira, 27 de julho de 2016

Vingadores: A guerra final com os Shi'ars


Os últimos acontecimentos nas revistas dos Vingadores e Novos Vingadores de Jonanthan Hickman parecem sinalizar para o derradeiro fim de tudo. Numa missão quase sem volta de Hank Pym, ele viu entidades cósmicas mortas e os grandes seres responsáveis por isso, os Reis de Marfim, se revelarem como sendo Beyonders, aqueles que vem além da realidade. Tudo culminando por um capricho experimental dessas entidades que sequer os heróis podem imaginar como lutar contra.


Na nossa Lua, Hank Pym sinalizou para os demais colegas illuminati onde estava o corpo do Tribunal Vivo morto. A verdadeira intenção para exumarem aquele corpo ainda se mantém incógnita para os leitores, mas aquele que fora o Hulk e agora se denomina o Sr. Jade pretende usar a carcaça dele para construir algo que suportes os rigores do espaço multiversal. Mais adiante nessas mesmas páginas, Reed e T'Challa estão na frente de um monitor observando um projeto de um "bote-salva-vidas" e já ponderam que não podem salvar a todos no pior da situação. Então, eles terão que escolher. É o plano da Valeria sendo colocado em prática - Se não pode ganhar, não perder será o bastante.


Na Terra, Roberto da Costa e Sam Guthrie tentam convencer Ciclope a entrar na luta. Agora residente na Nação X, Scott parece mais distante do que nunca e diz que seu plano ali para resolver tudo é outro. Então, numa sala bem guardada ele revela um imenso ovo brilhante. Seu plano é ressurreição. De volta a cidade de Nova York, Sam e Beto encontram com Izzy e o seu bebezinho. A Esmagadora recebe minutos depois uma chamada do Gladiador, atual Majestor, a convocando para a belonave Lilandra. Os Shi'ars não estão longe dali e isso parece uma péssima notícia.


Um breve interlúdio aqui mostra uma conversa franca entre Namor e Cisne Negro na terra 1.610, o ultiverso. No lugar que o Reed Richards chama de a Cidade, o sol está se pondo e eles falam que querem sobreviver no final de tudo. Namor garante que vai viver. Então, vemos num plano maior dois aeroportaviões. Uma guerra está sendo montada.

Na belonave Lilandra, o Gladiador pondera sobre suas futuras ações. Sendo o mais nobre de todos comandantes que os Shi'ars já tiveram, ele não está nada satisfeito com o que está para fazer. Ouve conselhos de seus Guardiões, uns contra e outros a favor do ato. Seu exército está chegando finalmente e pronto. Não há mais nada o que fazer e eles devem destruir a Terra para o bem de todos os demais do cosmo. Alguns anos-luz dali os Guardiões da Galáxia captam essa chamada dos Shi'ars e com isso eles conseguem a tempo avisar aos Vingadores sobre o que acontecerá. Eles tem a opção de fugir ou afundar com o navio. Já sabem o que os heróis escolhem, não é?


Duas semanas antes do ataque, vemos que os Illuminati encontraram Tony Stark preso na Necrópole de Wakanda. Agora invertido pelos acontecimentos do Eixo, eles não sabem se podem confiar naquele Homem de Ferro. Teriam a opção de apenas entregar ele pro Steve e assim sacramentar a trégua entre heróis que tiveram. Só que Tony exige o direito de morrer lutando para salvar seu planeta e isso é suficiente para o Pantera Negra quebrar o invócrulo que o prendia. E assim descobrimos como de fato Tony Stark escapou da sua prisão antes dos Vingadores de Steve Rogers chegarem.


Agora, de volta ao hoje, a Terra está prestes a chegar ao seu fim pela mãos de uma gigantesca tropa Shi'ar. O Majestor daquele mundo apenas antecipa numa imagem holográfica que os habitantes só terão mais duas horas e que o fim é inevitável, lamentando ainda assim o que está para fazer. Na Terra, os Vingadores assistem aquilo e se preparam para a ofensiva. Numa memória de horas atrás, Reed conversa com Steve Rogers e explica como o brilhantismo de Tony Stark podem ajudá-los mesmo após eles terem brigado. E assim revela-se que o Homem de Ferro não só ficou com a nave Matadora de Planetas conseguiu deixá-la operacional e a favor dos Illuminatis.

Momentos antes do ataque, na Terra Selvagem, Izzy e Sam entregam seu filho aos cuidados da Pod, cuja armadura que certamente iria envolver a criança poderia protegê-la dos piores rigores de qualquer ataque. E assim, Beto se vira para seus cientistas da IMA e ordena um disparo. Um energia capaz de destruir várias naves atinge a frota do Majestor e destroe várias naves. Ao mesmo tempo, a nave Matadora de Planetas controlada pelo Capitão avança. Certamente, os Shi'ars não esperavam um planeta tão bem preparado.


Mas o momento de comemorações ainda era prematuro entre os heróis. Com o abuso da energia, a arma planetária criada pela IMA acabou sofrendo sobrecarga e sendo destruída. Majestor ordenou então o avanço do seu apoio e a Onda de Aniquilação avançou sobre a Matadora de Mundos. Ela não teve qualquer chance. O que mantinha o planeta ainda intacto era o mecanismo que o deixava "fora de fase" como visto na história do Planeta desgarrado. E agora a cartada final estava nas mãos do Homem de Ferro Superior indo em direção ao espaço para usar o seu "Martelo do Sol".


Certamente, um dos trabalhos mais marcantes já realizados até hoje na Marvel, essa fase final dos Vingadores do Hickman chega até mesmo a superar a grandiosidade do que alcançou com o Quarteto Fantástico. Nunca se esteve num momento tão tenso como agora, onde tudo pode realmente acabar com o universo Marvel como conhecíamos. Nessas duas histórias que estão inclusas na edição 33 e 34 de Vingadores no Brasil, Stefano Caselli e Mike Mayhew fazem um trabalho primoroso com a arte e ajudam Jonanthan Hickman a criar toda a pressão necessária para os últimos momentos da série. É muito bom!

E o fim de tudo vem na próxima edição!

Coveiro

comments powered by Disqus