quarta-feira, 13 de julho de 2016

Homem-Aranha e os X-Men: Quem será o traidor?


Peter Parker, o Espetacular Homem-Aranha, recebeu uma missão póstuma de Wolverine para descobrir um aluno infiltrado na Escola Jean Grey para Estudos Avançados e tem se metido em uma confusão atrás da outra com sua "turma especial". Eles foram capturados por Sauron e Stegron, sequestrados pelo Camaleão e levados para o Mojoverso e agora se veem diante de um desafio ainda maior: lutar contra Rapina e a Ninhada, mesclados a simbiontes da mesma raça de Venon. Eles foram parar na EJG graças a uma disputa de "feira de ciências" entre a turma de Peter e a de Hank McCoy, o Fera, que construiu um dispositivo de teleporte para a ESPADA (Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Alienígena) e ao ativar o aparelho trouxe esses visitantes indesejáveis do espaço.

Agora o Homem-Aranha, os X-Men e a "turma especial" precisam lidar com esse problema, como nos mostrará o escritor Elliot Kalan e os desenhistas Marco Failla e Diogo Saite no encerramento de Spider-Man and the X-Men  em suas edições #5 e #6, publicadas aqui no Brasil em X-Men Extra #28 pela Panini.


A confusão é incomum até para os padrões que todos estão acostumados. Peter ordena que Angélica Jones, a Flama, jogue suas rajadas de fogo para afugentar as criaturas em direção ao portal e o estratagema funciona. A situação se acalma, mas o clima entre Peter e os outros professores da EJG continua bem ruim. Apesar disso, Peter e Fera decidem deixar suas diferenças de lado e ambos atravessam o portal para salvar a tripulação da ESPADA, incluindo Abigail Brand, que voltou a namorar com o Fera. A impetuosa "turma especial" vai logo em seguida, atrás de seu professor: Satânico, Pedreira, Garota-Tubarão, Glob, Ernst, Ocular e Não Garota.

No Zênite, a estação espacial da organização, os heróis encontram um cenário de destruição. A "Ninhada simbionte" vem de encontro a eles e Pedreira, numa atitude impensada, destrói o portal para evitar que os inimigos alcancem a Terra. Mas isso também acaba com qualquer possibilidade de envio de reforços. Durante a luta, os heróis percebem que seus adversários parecem enfraquecidos. Graças a isso, Satânico consegue prender os simbiontes em um campo de força logo após eles abandonarem seus exauridos hospedeiros. A equipe avança e descobre que todos os tripulantes da estação estão infectados com simbiontes, inclusive Abigail, que empurram todos em direção a Rapina e um exército deles.


Os simbiontes atacam e Peter pede que Satânico liberte uma das criaturas aprisionadas. Ele também pede à Não Garota que lhe dê "cobertura mental" para que possa "vesti-la" sem perder o controle. Em seguida, o aracnídeo se atira em direção a Rapina e ambos começam a lutar entre si. No subconsciente de Peter, Martha se vê diante de extrema dificuldade para cumprir o que seu professor lhe determinou. Peter é estrangulado por Rapina, mas consegue fazer com que ela o solte ao lembrá-la do filho que está esperando. Isso faz também com que Rapina se liberte do simbionte que a dominava, mas agora pode ser tarde demais para o Homem-Aranha.


Imediatamente o Fera dispara um canhão sônico improvisado no aracnídeo e assim ele se liberta do simbionte. O mesmo foi feito antes com Abigail e a tripulação. Abigail esclarece que a Ninhada chegou pedindo asilo na estação espacial, mas era um engodo. Ela sugere a Satânico que os simbiontes aprisionados sejam arremessados no espaço, mas resta ainda solucionar o retorno dos heróis à Terra, já que não há no local nenhuma nave com proteção à reentrada na atmosfera terrestre. Num ato de extrema coragem, Glob se oferece para utilizar seu corpo fluídico como escudo térmico e garantir a segurança de todos. Peter se orgulha de seu aluno e o arranjo é feito deste modo.

A nave é lançada e logo Glob se arrepende de seu altruísmo. Mesmo assim, o garoto sobrevive por pouco à experiência e todos alcançam a Terra à salvo numa aterrissagem forçada. "Ainda não matei nenhum aluno", diz o aracnídeo, aliviado. De volta a EJG, Peter diz em particular à Não Garota que tudo aponta para que ela seja a infiltrada, mas que não sabe o que pensar já que ela se arriscou por ele no Zênite. A conversa é interrompida por Ernst, que confessa ser a traidora, a mando do Senhor Sinistro.


Peter é aprisionado e os outros alunos reparam na sua ausência, assim como na de Ernst e da Não Garota. Satânico imagina o pior e chama seus colegas para sair em busca de seu professor. Iara, a Garota Tubarão, está cada vez mais encantada com as atitudes de seu amigo e não esconde isso dele. Ela consegue farejar o odor de uma fábrica de papel na bagunça que se tornou o quarto de Peter e todos se dirigem para lá.

Enquanto isso, Ernst tenta se explicar para seu professor, dizendo que agiu a mando do Senhor Sinistro para que ele construísse um corpo físico para sua melhor amiga, Martha, e o vilão cumpre sua parte na barganha, colocando-a num corpo clonado de Tempestade. Não satisfeito com isso, ele clonou suas próprias versões de Fera, Wolverine, Homem de Gelo, Noturno e Flama, com todos sob controle mental dele.

Os alunos de Peter chegam na fábrica de papel, mas não encontram nada. Satânico pede que Ocular use sua visão ampliada para encontrar alguma coisa e o rapaz enxerga uma corrente elétrica bastante incomum vinda de um shopping em frente à fábrica. Seguindo a trilha, todos se veem diante da porta de uma despensa no interior do shopping e Pedreira a põe abaixo com um murro. Eles encontram quem procuravam, além dos X-Men clonados do Senhor Sinistro.


Peter se liberta e se junta aos alunos no combate. Ele consegue fazer com que o clone de Flama incinere a valiosa coleção de amostras de DNA de professores e alunos da EJG que Sinistro utilizou em seus clones. A Garota Tubarão tomba exausta pelo esforço de lutar contra o clone de Wolverine e volta à sua forma humana. Satânico a ampara e eles se beijam. Martha, no corpo de Tempestade, é forçada a lutar contra Ernst, que é atingida por fortes descargas de raios. Mesmo controlada por Sinistro, Martha diz que nenhum corpo físico vale tanto sacrifício e pede a Ernst que faça a coisa certa, o que a leva a arrancar o cérebro de sua amiga do corpo em que ele se encontrava.


Os alunos partem para uma ofensiva direta ao Senhor Sinistro. Peter é nocauteado pelo clone de Wolverine e a escuridão o envolve. Quando ele desperta, está de volta à EJG, diante da verdadeira Tempestade. Ela lhe põe a par do desempenho impressionante de seus alunos, que assimilaram suas ideias de "poder e responsabilidade" ao deixarem o vilão escapar para salvar seu professor e os inocentes que estavam no shopping, que acabou destruído mas ninguém morreu por causa disso. Além disso, eles conseguiram convencer a direção da EJG a dar uma pena menos severa para Ernst por ter se aliado a Sinistro. 

Peter fica emocionado com seus "adoráveis delinquentes juvenis", que começam a chamá-lo de "Professor A". Mesmo assim, eles ficaram tristes por não conseguirem salvar os clones de Sinistro, que foram derretidos quando o vilão explodiu o laboratório para fugir. Peter os consola, dizendo que pelo menos eles tentaram fazer a coisa certa e que agora aprenderam o que é fazer parte de uma equipe. Ele pede desculpas a Martha por tê-la acusado de traição e percebe que ela está especialmente feliz, pois Ocular a convidou para sair. Satânico e Iara se acertam e iniciam um namoro. 

Com o cumprimento de sua missão póstuma, Peter se despede de seus alunos, mas promete manter contato regular com eles. Um mês depois, a "turma especial" da EJG sai correndo da instituição para se encontrar com seu antigo professor e saírem em "missão de patrulha" na cidade de Nova York. "A mim, meus X-Men", brada o Homem-Aranha para os seus alunos, felizes de estarem com ele novamente.


Eu me diverti muito lendo essa série. É uma pena que ela tenha terminado de maneira tão precoce, com apenas seis edições. Pelo menos, a última teve um número maior de páginas, o que facilitou o desfecho da história. Gostei muito da interação do aracnídeo com seus alunos e de como o seu jeito estabanado colidiu toda hora com a direção da EJG. Como já dissera antes, cada aluno da "turma especial" teve pelo menos um momento de participação decisiva no desenvolvimento do enredo e seu "arco de histórias" particular. Mérito do escritor Elliot Kalan, que soube trabalhar muito bem com um grupo tão heterogêneo. Achei também que a ideia de unir vilões do aracnídeo com outros da equipe mutante funcionou muito bem. 

Os desenhos de Marco Failla e Diogo Saite estavam bons, mas não gostei da representação visual do Senhor Sinistro. Pareceu-me uma caricatura dele mesmo, mas isso não chegou a ser um grande problema.

C@rlos

comments powered by Disqus