sexta-feira, 29 de julho de 2016

Homem de Ferro Superior: Meu "eu" de contigência



Os eventos da minissérie eixo acabaram pra maioria dos heróis, mas não para o Homem de Ferro. Ao se proteger ao final daquela história da onda de re-inversão, Tony Stark acabou mantendo sua personalidade gananciosa e implacável a tona. E sua fiel e querida amiga, Pepper Potts pode ser a única que consegurirá salvá-lo de si mesmo. Para tal, ela conta com a ajuda de uma I.A. programada desde os anos 70 em casos de emergência como este.

Retomando de onde paramos da última vez, Tony Stark retorna a sua nova morada, a Ilha Stark, para realizar alguns teste no Jovem Abominável. Depois de alguns testes, ele saberá exatamente o que aconteceu com o menino e como ajudá-lo. Todavia, Stark quer saber mais e pergunta ao garoto qual é a sua verdadeira história. Jamie então revela que sua mãe é Katrina Carlson, ex-pesquisadora das Indústrias Stark e que foi demitida após um teste para uso de uma ferramenta de potencial medico usando radiação gamma deu errado. No processo, tudo explodiu e vários ali (incluindo o pequeno James que estava lá no dia foram atingidos.

Katrina foi considerada culpada e demitida. Stark não sabia desses detalhes. Na época, ele estava com problemas confrontando o Lama Negro, responsável por bagunçar sua cabeça por um tempo. Mas a história de Jamie não parou por aí. A transformação do garoto só aconteceria muito mais tarde, quando virasse adolescente. Num ataque de fúria após brigar com sua mãe em casa, Jamie virou o Jovem Abominável e sua casa veio abaixo. Encontrou sua mãe debaixo dos escombros e assustado fugiu até encontrar o responsável por aquele que considerava toda desgraça em sua vida - Tony Stark.


A conversa de Tony acaba no momento que os primeiros testes biológicos terminam. E para surpresa de Stark, o Jovem Abominável é filho ilegítimo de seu falecido amigo Happy Hogan. Agora, mais do que nunca, ele estava disposto a ajudar o adolescente. Se não fosse isso, talvez essa versão do Homem de Ferro Superior só estudaria o garoto para efeitos científicos.

Naquela mesma noite, outra coisa incomodava Tony Stark. Ao lembrar da briga com o Lama Negro, Tony não conseguia lembrar direito o que aconteceu em seguida. Ao buscar registros digitais daquela data, nada aparecia. Alguém havia apagado aquele acontecimento da sua vida.

Mais um dia passa e o invertido Tony Stark continua agindo de maneira ardilosa para conseguir o que quer. Primeiro ameaça um general do governo americano a comprar uma super-arma que ele desenvolveu ou então negociaria com outro continente.  E com esse montante de dinheiro, tentou extorquir um grande conglomerado de jornais a vender a maior parte das ações para ele. Para o que Stark pretendia fazer no futuro, ele precisava de toda a midia que pudesse a seu favor dali pra frente.


Contudo, mesmo fazendo pressão ao levar o Jovem Abominável pra reunião de negócios, Stark não conseguiu o apoio que gostaria dos acionistas. Seguranças foram acionados e começou um grande tiroteio. A coisa só não piorou porque a figura de Pepper Potts surgiu para esclarecer a situação. Stark não poderia comprar os jornais porque eles já haviam aceitado a proposta da sua ex-secretária primeiro. Ela era a dona de tudo ali agora e o Homem de Ferro Superior iria pagar a conta de todos estrago que causou.

Essa foi a maneira que Pepper encontrou pra forçar o seu ex-patrão a ouvi-la. Ela queria de qualquer jeito convencê-lo a se tratar daquela inversão e tinha aversão aquela armadura nova simbiótica. Ela obrigou Tony a se livrar temporariamente dela para uma conversa e chamou-o para falar na cobertura.  Foi por alguns segundos antes que Stark percebeu que estava sendo enganado pela ruiva e se esquivou a tempo do ataque da Armadura senciente que o atacava.

Tony logo entendeu que aquela era a explicação do "tempo perdido" nas suas lembranças. Seu velho "eu" dos anos 70 fez esquecer que tinha construído essa salva-guarda de memórias em forma de I.A. caso o velho Tony se descontrolasse no futuro. E agora, com ele invertido, ela veio a tona. Aquela I.A. estava ali para desfazer a inversão ou ela mesmo o substituirá. Só que o Homem de Ferro Superior não iria se entregar fácil e convoca remotamente sua armadura simbionte até aquele andar.


A velha armadura senciente estava preparada para aquilo. Assim, ela se acoplou ao Tony Stark invertido e o levou até o espaço. A armadura simbiótica tentou seguí-la, mas não estava preparada pra estratégia da versão dos anos 70 que tinha mais vantagem ali nos rigores fora da atmosfera. E assim que despistou a simbionte, a consciência dos anos 70 levou Stark até um de seus laboratóroios secretos dentro de um satélite. Lá, a armadura senciente começou a questionar o que de fato o Stark vendeu aos militares.

De longe, Pepper observava tudo que era feito via um monitor. E obviamente, o Tony Stark Superior tentou convencê-la de que ele não mudou tanto assim. Na verdade, aquela consciência dos anos 70 tinha tantas aspirações quanto eles de sobreviver. Afinal, eles são os mesmos Tonys de certa forma. Irritada, a I.A. desligou o monitor e começou a pressionar mais Stark pela arma. Então, o Homem de Ferro convidou a sua antiga I.A. a conhecer seus planos dentro da cabeça dele.

Então, sabemos que a loucura deste Tony Stark invertido está bem pior do que parece. Seus planos mais ousados envolve deixar da população da Terra morrer simplesmente porque acredita que o planeta já não tenha mais como sustentar a tantos. E enquanto ele enrolava com essa história, a velha consciência foi ludibriada e invadida pela mente do Homem de Ferro Superior. E com uma descarga direta na mente, derrubou a I.A da armadura.

Enquanto tudo isso acontecia, Pepper começou a conhecer melhor seu "enteado" e não pareceu incomodada por Happy ter escondido este caso dela. Segundos depois, Tony Stark entrava em contato para dizer que tudo tinha acabado. Porém, uma nova armadura dos anos 70 (de ombreiras) surgia com a mesma I.A. e afirmou que Tony estava mentindo. Stark se defende que fez tudo para se proteger já que a I.A. pretendia acabar com a mente dele e substituí-lo. A armadura afirma que o plano desta versão do Stark era por demais doentio e ele tava além da salvação.

Stark deixa o Satelite e convoca uma tremenda festa em sua Ilha. Tudo fazia parte do plano de estar cercado de pessoas inocentes e assim impedir um ataque mais bombástico da Armadura. A I.A. sabia que tinha que estar preparada anos a frente para derrotar seu "eu" do futuro. E assim, dois Tony Starks de épocas diferentes criavam seus planos.

O Stark superior dá o primeiro passo, provocando a velha consciência a atacar quando cita sua ideia de usar "bioarmaduras", que na verdade são pessoas comuns próximas a Tony que acabam controladas por impulsos eletricos e ficam prostadas ao seu redor como escudos. A velha I.A. tinha também sua estratégia e assim conseguiu controlar diversas outras das armaduras para resgatar as pessoas que serviam de reféns.


O combate agora era entre Stark e todas suas velhas armaduras reunidas. Mas o Homem de Ferro superior iria reforçar o seu modelo atual simbiótico conseguindo mais daquela massa metálica e ficando com uma armadura simbionte ainda maior e parruda. Podia-se considerar o combate nivelado, mas era nítido que a Armadura simbionte mais moderna fazia mais estrago e derrubava mais das outras. Foi quando a I.A. resolveu apelar e convocou o último modelo de "caça-hulk" para o pau.

Pepper Potts decidiu tomar a dianteira e apareceu ali com uma nova armadura da resgate. Enciumado, Tony começou a perder ainda mais o controle e Potts usou sua carta na manga, ondas sônicas para enfraquecer o simbionte. Assim, ela derrotou Tony Stark e o levou para seu escritório na Resiliente. Quando Tony desperta, percebe-se pelo sorriso na cara dele que sua derrota foi planejada.



Stark colocou quando despertou um pen-drive no mainframe da Resiliente e assim um vírus começou a se espalhar caçando todas as I.A. nas diferentes armaduras. A chance da consciência dos anos 70 sobreviver era ela indo parar num outro pen-drive de quarentena e assim Stark prometeria cessar as hostilidades.

Stark saiu como vencedor dali. Só que o Jovem Abominável quando percebeu quem era de fato aquele Stark resolveu se voltar contra ele. No processo, acabou sem querer destruindo o pen-drive de quarentena. Stark não voltaria a brigar. Ao invés disso, revelou ao menino que sua mãe, Katrina Carlson, estava viva e acabara de recobrar a consciencia no hospital geral de Nova York. Ele escondeu isso do garoto até ter certeza que a mãe melhoraria. Isso acabou irritando ainda mais a Pepper que não via com bons olhos essa ideia de Tony achar que sabe o que é melhor para todos.

Ao saber da mãe viva, James voltou ao seu corpo normal. Aparentemente, uma raiva misturada com culpa é quem o mantinha preso no estado de Abominável. Pepper tentou deter o Homem de Ferro, mas Tony revelou que ela nunca conseguiria. Ele se deixou prender e fingiu que sua armadura era vulnerável ao som. Pepper lamenta ter falhado em salvar Tony Stark e promete ao menos salvar a Terra daquilo que ele se tornou. Agora que é dona de uma grande empresa midiática, vai usá-la como pode contra Tony. Ninguém será ludibriado por essa falsa versão auto-intitulada messianica de Tony Stark.


Com isso, em nove edições, fecha-se de vez esse arco do Homem de Ferro Superior, por Tom Taylor e Yildriray Çinar. É uma história fruto de uma saga ruim, mas que até se salva pela proposta mais particular que o roteirista daqui queria passar. É uma pena que prematuramente não foi resolvida e sua resolução se finda com o que veremos em Guerras Secretas.

Coveiro

comments powered by Disqus