quarta-feira, 5 de julho de 2017

Resenha 616 - Homem-Aranha: De volta ao lar

Senhoras e senhores, chegou o filme que esperávamos desde que o Universo Cinematográfico da Marvel foi construído. O Homem-Aranha pelas mãos da própria Marvel Studios. Se você é fã da editora (e do estúdio), prepare o seu psicológico, o filme é fantástico.



Para quem ainda não sabe, "Homem-Aranha: De volta ao lar" é o nome da nova aventura do teioso nas telas de cinema. Após uma parceria inédita entre os estúdios Sony e Marvel, ficou acordado que as duas empresas iriam produzir filmes em parceria. O primeiro resultado dessa união foi a presença do Homem-Aranha em "Capitão América: Guerra Civil", e agora temos um segundo passo com o seu novo filme, que faz um reboot e ignora os Espetacular Homem-Aranha 1 e 2. 


Homem-Aranha: De volta ao lar consegue construir, de uma forma que eu jamais pensei ser possível, a vida do Homem-Aranha e a do Peter Parker (Tom Holland). Ambos possuem um desenvolvimento bastante equiparado, sem contar que se envolvem de tal forma que quase não há distinção do homem e do símbolo. Não se trata de um filme muito colegial ou heroico demais, tem sua própria personalidade.


A jornada do herói está toda ali, mesmo sem o Tio Ben e o "com grandes poderes vem grandes responsabilidades". A gente já sabe disso, todo mundo, não tinha a necessidade de ser repetitivo. A origem do personagem, que todo mundo também já está cansado de saber, foi mencionada de forma informal durante a história, ou seja, sem repetições.


Quanto ao Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), que certamente foi um ponto muito importante no marketing e que muitos fãs temiam que pudesse abafar o Homem-Aranha, está muito bem colocado em momentos chave da produção. Para ser bem sincero, fora uma única cena, que é extremamente divertida, todas as demais participações do Homem de Ferro já estavam nos trailers. Ou seja, não me venham com o mimimi de que é o Homem de Ferro 4, porque não é Homem de Ferro 4.



O vilão é uma delícia sem fim. Acho que o Abutre (Michael Keaton) entra pra tríade dos Aracnovilões, junto do primeiro Duende Verde e o Dr. Octopus. Tem um twist envolvendo ele que me deixou mega surpreso e foi jogado na minha cara. Fiquei sem reação na hora e gerou talvez a melhor cena de todo o filme. O cinema inteiro gargalhou e tipo, foi uma cena que resumiu completamente em essência o que é o Homem-Aranha e como o "azar do Parker" nunca falha.




De easteg egg, tem muita coisa. Desde capas homenageadas, vilões que são mencionados pelas suas identidades civis e até a promessa de novos "heróis-aranha" surgindo no horizonte do MCU. É um filme para se observar com muita atenção. Tem também algumas leves dicas de como está o mundo após os acontecimentos da Guerra Civil.



E a cena final, meus amigos, aquela cena é um deleite. Fora que muito engraçada. Como análise final, não vou dizer que é o melhor filme do Homem-Aranha já feito, até porque o peso do Homem-Aranha 2 é enorme. Mas olha, ta uma briga bem acirrada pelo topo.



A nível de utilidade pública, existem duas cenas pós-créditos. Uma bem interessante, logo após os créditos iniciais, que revela o possível vilão do próximo filme. E uma segunda, lááááá no final, que não tem relevância alguma, mas que vale muito a pena esperar para ver pois é muito engraçada.

No geral é isso ai, um baita filme, tem muita coisa para se analisar, dissecar e explorar ainda. É todo um universo expandido dentro do MCU que está surgindo e que contribuirá muito ao longo dos anos para o que a Marvel Studios está construindo.

Mas e você, caro leitor, o que achou do filme? Curtiu? Não assistiu ainda? Qual tua expectativa? Deixe sua opinião nos comentários.

Kinhu Heck

comments powered by Disqus