sexta-feira, 2 de junho de 2017

Espetacular Homem-Aranha: A inversão da Luz e da Sombra

Oito meses após as Guerras Secretas, o alcance das Indústrias Parker é mundial. E obviamente, quanto maior o poder da empresa, maiores são seus inimigos. E se não bastasse já a ameaça do Escorpião e a gangue do Zodíaco, o Espetacular Homem-Aranha terá que lidar com o retorno do Sr. Negativo e seu anseio por vingança ao retornar a China



O Sr. Negativo conta desta vez com um duplo apoio de super-humano - Manto e Adaga foram corrompidos por seu toque e com isso não só suas personalidades mudaram, como os poderes dos dois foram trocados. Tyrone agora teletransporta todos com uma fascinante luz branca que sai de sua roupagem, já Tandy dispara adagas de pura energia negra para aflingir os adversário. Juntos, eles invadem um navio prisão que transportavam o alterego do Sr. Negativo, Martin Li, e drogá-lo para voltar a ser o calculista vilão de sempre.

Curiosamente, quem já estava em Xangai é Peter Parker, não só vistoriando pessoalmente os negócios da sua empresa na China como gastando um tempinho para namorar com seu novo amor, Lian Tang, a criadora do Aranhamóvel. O veículo é espetacular, capaz realmente de rodar verticalmente sob prédios e realizar manobras impossíveis. Todavia, Peter Parker conta em apresentar algo ainda mais inovador que o seu carro, o combustível verde, uma inovação em termos de energia e proteção ao meio ambiente. Para tal, Parker e sua equipe conta com o apoio do humanitarista chinês  Sr. Shen Quinghao. Aqui, também são apresentados outros personagens coajuvantes velhos e novos, que ingressam na vida de Parker como  Phillip Chang (ex-colega da Empire States de Parker), Dr. Yao Wu  e Min Wei.

A polícia local chinesa também parece estar bastante satisfeita de ter as Indústrias Parker por lá. Além de prover completa segurança para Peter e estar ajudando a descobrir quem seria o infiltrado nas IP que ajudou o Zodíaco, o inspetor Sun sempre é um bom contato para que o Homem-Aranha saiba dos principais perigos que afligem a cidade. Foi através dele que souberam que o Sr. Negativo estava por perto e que os efeitos de sua droga chamada Bréu já estavam aparecendo nas ruas. Em uma obra no centro, um operador de bola de demolição enlouqueceu depois do uso de bréu e pós todos ao redor em perigo. Levando uma amostra do adesivo da droga usado pelo cara, o Homem-Aranha teria já alguma coisa para confeccionar um antídoto.

De volta a filial da IP de Shangai, Peter Parker é surpreendido pelas versões invertidas de Manto e Adaga. Mesmo resistindo a eles revelando sua agilidade fora do comum, Parker foi surpreendido pela chegada do Sr. Negativo por trás. E bastaria um toque apara Peter mudar sua personalidade e ser fiel ao vilão. Assim, Parker acabou descobrindo que os planos do Sr. Negativo envolviam uma vingança contra Shen Quinghao, que no passado era um mafioso conhecido como Garra de Prata e que vendeu Martin Li e sua família como escravos no passado. Tudo que o vilão queria era que Parker injetasse o bréu em Shen num programa ao vivo e revelasse o passado obscuro do humanitarista a todos. O único problema no plano do Sr. Negativo era que ele não sabia que Parker era na verdade o Homem-Aranha, e que ele já havia sido submetido a influencia da corrupção do vilão em outra aventura e agora era imune. Parker usaria aquele fingimento a seu favor.



Liberado para a IP, Parker levou a nova amostra da droga para o Dr, Wu, na esperança de conseguir mais rápido o antidoto. Já como Homem-Aranha, ele partiria para o paradeiro dos capangas fiéis do Negativo. No meio do caminho, restou tempo para ele ligar para as demais filiais das Indústrias Parker ao redor do mundo. Tudo parecia bem em Londres e Nova York. Contudo, Harry Osborn estava afastado das suas obrigações como diretor da filial aquela noite e foi ter um jantar de reconciliação com sua ex-mulher Liz Allen e seus filhos. Tudo parecia bem para eles até que toparam com o surgimento do nada do metahumano chamado Regente. Mas como aquele vilão do Mundo de Batalhas foi parar ali?

Voltando para a China, o Espetacular Homem-Aranha conseguiu achar o local onde eram produzidas as novas amostras de Bréu na China graças a um localizador que implantou no Manto desde o último encontro. Contudo, os dois heróis corrompidos aliados aos demais capangas estavam mais que preparados para aquela invasão. E usaram a própria Bréu para enlouquecer os policiais chineses que acompanhavam o Aranha. Para escapar dali, o Amigão da Vizinhança teve que recorrer ao mesmo truque e jogar várias amostras da droga em Tandy e obrigando Tyrone a fugir dali com ela. Graças ao antídoto criado por Wu, os policiais logo voltaram ao normal assim que acompanhados as Indústrias Parker.

Mais tarde, no evento que finalmente o  Sr. Shen Quinghao falaria ao vivo, o Sr. Negativo viu a transmissão e percebeu que foi enganado por Parker. Irritado, demandou que Manto e Adaga o transportassem para o lugar imediatamente e assim ele caiu na armadilha que o Homem-Aranha planejou. De posse do antídoto, o Aranha pode fazer com que Tyrone voltasse ao normal e readquirisse seus poderes e ele logo em seguida partiu para salvar sua amada Tandy.  Já o Sr Negativo usou seu toque para fazer Shen falar a verdade, mas pra azar dele, as câmeras que transmitiam ao vivo foram danificadas.



O que Parker não esperava era que o infiltrado nas IP se revelasse naquela noite. Usando o Aranhamóvel, Lian Tang atacou o Homem-Aranha. Via transmissão da SHIELD, a Harpia lhe alertou um pouco atrasado que a moça era espiã do Escorpião, que lhe comprava a lealdade com ajuda médica a mãe da moça que estava com câncer. O Aranha tentou surpreender Lian mostrando que sabia agora da condição da sua mãe, mas a situação se complicou ainda mais quando o Sr. Negativo fez com que o  Sr. Quinghao se jogasse do prédio depois  de ter seus planos frustados. Lian usou o Aranhamóvel para salvar o velho, que foi imediatamente resgatada pelo Homem-Aranha com uma ajudinha dos restaurados Manto e Adaga.

As coisas finalmente pareciam voltar ao normal agora. Contudo, algo mudou para o Sr. Negativo. Durante essa história, ele e o seu alterego, Martin Li, entraram finalmente em acordo e decidiram que passariam a atuar na China daqui por diante, o país que segundo ele machucou -o no passado e fez ele se tornar quem era. Manto e Adaga, agora imunes ao efeito do Sr. Negativo, se prontificaram de ajudar a prender o vilão que mexeu tanto com seus brios e assim encerra-se mais uma passagem das aventuras mundiais do Homem-Aranha.




Há um ar de frescor nessas novas histórias do Homem-Aranha. Posso contrariar muito fã caxias demais com mudanças e irritado demais com a ousadia de Dan Slott, mas há de se convir que o roteirista sabe como nos surpreender e entregar uma diversão fácil e ao mesmo tempo de leitura intrigante a cada nova história. Este arco em 3 partes conta com histórias de Dan Slott desenhadas por Matteo Buffagni, publicadas no Brasil nas edições 4 e 5 de Espetacular Homem-Aranha. A arte de Buffagni é tão boa que até destoa dos demais regulares do título. Talvez seja bom ficar atento a esse cara daqui pra frente. E ainda tem mais aventura do Cabeça de Teia por aí. Estamos só um pouquinho atrasados nas resenhas, mas em breve chega mais um arco no nosso site. 

Coveiro

comments powered by Disqus