sexta-feira, 11 de maio de 2018

Nova mensal do Venom traz retcon sobre o simbionte e muitas referências


Esse novo título do Venom, que já vem no embalo para a estreia do personagem nos cinemas, faz grandes mudanças a detalhes da vinda do simbionte a Terra, sem mexer na sua origem, da mesma forma como vimos no título dos Guardiões, que mostrou sobre o planeta simbionte.

A edição começa com um flashback no período medieval, onde cavaleiros tentam defender um portão do castelo, de uma força descomunal, e um deles pergunta onde se enfiou Beowulf. Essa é uma referência que já vem de cara, pois se trata de uma das grandes lendas heróicas da era medieval, que lutou contra vários monstros mitológicos, salvando as terras onde ele vivia dessas ameaças.


Logo em seguida, os portões são rompido e vem tentáculos negros agarrando os cavaleiros e depois, uma enorme boca negra, com presas, abocanhando todos eles. Entretanto, descobrimos que tudo se tratava de um pesadelo... vivido pelo simbionte de Eddie Brock, o Venom.


Brock comenta com o simbionte que ele não sabia que ele (simbionte) poderia ter pesadelos ou sonhos. Para a surpresa de Eddie, o simbionte também não sabia disso. Isso já muda uma coisa sobre o simbionte do Eddie, que é o compartilhamento de memória até em sonho ou pesadelos! Ambos podem vivenciar e compartilhar empatias, mesmo quando estão dormindo, por estarem ambos inconscientes. Se alguém sentiu cheiro de problema com esse detalhe... vai lendo um pouco mais pra frente!


Durante a conversa entre eles, eles ouvem um chamado de uma frequencia de rádio da polícia e decidem ir averiguar, enquanto tentam descobrir o que está acontecendo com ele próprio e seu simbionte! Chegando lá, veem que o bando era constituído de Halloween Jack, Urso, Canguru e Hipopótamo. Jack escapa e o Eddie vai ao encalço! Entretanto, descobrimos o porque que o simbionte do Eddie não está bem. Ele está alterando para uma outra forma, falando uma linguagem que nunca vimos!


Assim que os policiais foram intereferir, outra pessoa, ao longe, intercepta o Brock e o captura, achando que ele fosse Flash Thompson!

Brock acorda amarrado em corrente e o homem estranho, durante o papo se revela um ex-membro de uma equipe especial do governo, que JÁ usava a mais tempo, desde o programa Renascimento (o mesmo programa que criou o Capitão América), os simbiontes como uniforme tático! No fim do programa, os amigos desse desertor ficaram congelados, para serem melhor estudados e ele pede ajuda ao Eddie para libertá-los! Assustado com a revelação de que ele não foi o primeiro infectado com o simbionte e muito menos o Thompson é o primeiro super-soldado com o simbionte, Eddie ajuda e, ao interceptar o caminhão que levava aos amigos, Eddie vê os simbiontes diferentes, entretanto, falando a língua que ele ouviu do simbionte, quando foi pegar o Halloween Jack.


O simbionte agora percebe que linguagem é essa, dizendo que era uma língua morta e o que ele conseguiu traduzir foi "deus está vindo!" Nesse momento, os simbiontes dos companheiros do desertor, se juntam dentro do conteiner do caminhão de novo, depois de conseguirem acertar o Brock, quase o matando, e surge de um buraço uma criatura de asas com simbionte.



Essa edição realmente não mudou muito o que sabemos sobre o simbionte, entretanto, temos muita mais informações que acrescentam detalhes a origem do alien, principalmente, sobre sua vinda a Terra. Peter Parker não trouxe o primeiro simbionte pra Terra, como vimos na primeira Guerras Secretas. Mas pelos pesadelos do Venom, vimos que eles já pisavam na Terra a milhares de anos e que, possivelmente, eles enfrentaram Beowulf, que muitos consideram um personagem fictício (até pra essa realidade) e, mais a frente no tempo, já era do conhecimento da SHIELD a existência desses seres e usados em experimentos, desde o projeto Renascimento. Eu não sei vocês, mas fiquei curioso pra saber agora como isso vai se desenrolar, já que é o Cates que escreve, roterista que fez um trabalho muito bom no título do Thanos. Quem também se destaca é o artista Ryan Stegman que, junto com o J.P. Mayer, fazem um trabalho de arte competente e o Stegman faz ótimos enquadramentos, dando o clima necessário para determinadas cenas, usando muita sombra, dando um clima de terror e gore!

Venom 1 já está a venda nas comicshops norte-americanas e conta com roteiros de Donny Cates, arte de Ryan Stegman, arte-final do brasileiro JP Mayer e cores do também brasileiro Frank Martin.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus