quarta-feira, 23 de maio de 2018

Deadpool 2: Referências aos filmes, músicas e cultura pop

Ontem postamos aqui as principais referências aos quadrinhos que Deadpool fez em seu segundo filme. Hoje, chegou a vez de explorar o restante das piadas do personagem, que incluem bastante zoação com os filmes da Marvel, DC e da própria FOX, mas também faz muita menção a cultura pop de várias décadas, dos anos 80 até hoje. Se segura na cadeira e segue com a gente nessa lista que conseguimos juntar!



-Logan
Todo mundo já percebeu que a amizade de Hugh Jackman e Ryan Reynolds é grande e muito camarada. Mas não ao ponto de deixar barato o fato do filme Logan ter tirado a "exclusividade" a sua posição de filme "R-Rated" de super-heróis no ano passado e ainda com o adendo de ter morrido no final pra chamar a atenção. Deadpool quer mudar isso neste filme e começa a história garantindo isso aos espectadores.

- Crocs
No primeiro filme, Deadpool mostra-se um fã desse tipo de calçado (segundo ele, são grandes sapatos de borrachas masturbantes) e aqui neste filme temos ele usando crocs antes de tentar se matar.

- Abertura a la James Bond
Se você não percebeu isso, você então estava preso num buraco toda sua vida até sair agora só pra ver o filme. Afinal, além da performance musical por Celine Dion, que fez a música Ashes só pro filme, não tem como não reconhecer a abertura toda como uma zoação bem escrachada as clássicas séries de filmes do James Bond.



- John Wick
Na abertuda do filme, todo mundo ganhou uma piada a parte pra ser descrito ali. Mas o diretor David Leitch talvez tenha sido a mais hilária delas. E foi referenciado como "aquele que matou o cachorro de Josh Wick". Vale lembrar que apesar de não ser credenciado devidamente, Leitch dirigiu o primeiro filme da série John Wick.

- Acusações ao humorista T.J. Miller
Apesar de não ser o filme mais comportado para se dar exemplo de algo, Deadpool 2 que se afastar de qualquer mal exemplo que seu elenco possa exercer na vida real. Sendo assim, os recentes escandalos de assédio sexual envolvendo o humorista T.J. Miller e as confusões que ele causou em um trem ao estar bêbado e chamar seguranças para uma suposta bomba que não existia no lugar, não só parece que afastou o comediante de futuras aparições como também fez com que ele ganhasse uma piada de graça nos créditos iniciais. No filme, quando chega seu momento, referem-se a ele como "Christian Plummer recusou seu papel", numa clara referência ao fato de Plummer ter regravado cenas substituindo Kevin Spacey no filme 'Todo o dinheiro do mundo' após as acusações dele de assédio sexual

- Batman, Martha e a DC Comics
Ao longo do filme, Deadpool não deixa escapar pelo menos uma três piadas ligadas ao novo universo integrado que está sendo montado pela DC. Quando volta pra casa da sua namorada Vanessa logo no começo, se desculpa dizendo que estava enfrentando um cara de capa e que sua mãe se chamava Marta também, uma clara alusão a mais zoada parte do filme da concorrência - Batman vs Superman: O Despertar da Justiça. Depois, vemos quando ele encontra Cable pela primeira vez que ele se apresenta como "O Batman" numa voz clara a do personagem rouco que vemos nos cinemas hoje em dia. E mais pra frente ainda, ele reclama que o Cable é tão sombrio que deve ter saído do universo da DC Comics. E não para por aí!


- Cura para Cegueira
No primeiro filme do Deadpool, Wade Wilson enquanto morava hospedado na casa da Cega Al (que já afirmou ser usuária de cocaína) disse que tinha escondido no lugar a cura para a cegueira antes de partir. Nesse filme, acaba que ele tinha escondido algo lá, rotulado de cura para a cegueira, mas não é bem isso o que deve ser aquele pozinho branco... se é que me entende.

- Cereal de Wolverine Origens
Na cena da "Casa Essex", quando Jackman é jogado janela a dentro no lugar, um garotinho está coendo um ceral com a figura de Logan do filme  X-Men Origins: Wolverine. Numa metalinguagem irreverente, Deadpool pega uma caneta e assina o cereal como Ryan Reynolds. Afinal, ele está naquele filme também ué. Outro detalhe aí é que o garoto da cena é Luke Roessler, que na série Legião, fez o papel de David Haller mais novo. Será coincidência ou referência?

- Lutando como o outro Deadpool
Já visto em um dos trailers, a cena clássica (e a melhor daquele filme) de X-Men Origins: Wolverine  com Deadpool cortando uma bala no meio e desviando de balas quando recebe uma saravaida de tiros ao entrar numa sala é repetida aqui. Não é exatamente como a outra, mas a ideia é justamente essa - tirar um sarro daquela cena espetacular depois de anos (Deadpool não é mais tão rápido como era).


- Os Goonies
Em pelo menos dois momentos Deadpool 2 faz referência a aventura juvenil em que Josh Brolin apareceu no passado. Em dado momento em que ele encontra Cable, ele o chama de One-Eyed Willie. Já em outra, quando está com a Cage Al em casa após ser separado no meio pelo Fanático, Deadpool está com uma camisa florida igual a do Gordo.

- Instinto Selvagem
Ainda nessa mesma cena acima na casa da Cega Al, com o corpo que foi cortado pela metade e regenerando de novo sua parte de baixo (explorando assim a cena da mãozinha do primeiro filme num nível ainda pior), Deadpool faz a clássica cruzada de pernas de Sharon Stone em Instinto Selvagem neste filme. É algo que ninguém podia esperar e todo mundo vira o rosto pro lado na hora. É involuntário não desviar os olhos e hilário ao absurdo ao mesmo tempo.

- Desenhos da Disney obscuros
Para citar que filmes de família são geralmente obscuros mesmo que não pareçam, na sua narrativa Deadpool cita Bambi, O Rei Leão e Jogos Mortais (??). Ele lembra que todos eles começam com um assassinato.

- Entrevista com Vampiro
Tentando seguir os passos do seu ídolo, Deadpool, Dopinder faz um paralelo com o filme Entrevista com Vampiro. Ele se diz a Kirsten Dunst, que é a pupila do Vampiro Lestat, vivido por Tom Cruise. A referência é bem doente, se for fazer esse paralelo ao pé da letra, diga-se de passagem.

- Cérebro e cadeira de rodas
Quando estava hospedado na mansão X assim que foi resgatado após o seu suicídio por Colossus, Deadpool aparece em dado momento usando o Cérebro e fingindo ler os pensamentos dos outros. Se não bastasse essa referência, Wade diz que o capacete tem cheiro de Patrick Stewart. Mais adiante, Wade aparece pilotando a cadeira de rodas automática do Professor Xavier pelos corredores do lugar e um monte e esculturas de quadros de personalidades estão pela cena.



- Os outros X-Men
Ainda na mansão X, quando mais uma vez acusa o filme de ter baixo orçamento pra pagar por mutantes mais importantes no filme, eis que temos a aparição surpresa e bem divertida do novo elenco dos X-Men numa das salas fechando a porta (sem Deadpool ver). A cena foi filmada por Simon Kinberg enquanto ele fazia X-Men: Fênix Negra e mostra que há outros mutantes por lá, eles só estão evitando Deadpool.

- Taylor Swift
Na mansão, assim que desperta depois de ser salvo, vemos que Colossus remontou Deadpool e ainda o vestiu, o que já sai daí uma provocação gratuita do Deadpool. Além disso, vemos que Deadpool o vestiu com uma camisa dos gatos da cantora e uma legenda divertida -  "Olivia and Meredith, Friends Furrrever". Esse foi o easter egg mais interno de todos, pois foi algo bem pessoal, a esposa de Reynolds, Blake Lively é amigona da cantora.


- George Michael e David Bowie
Falando em cantores, eis que Ryan Reynolds consegue pagar um tributo aos dois falecidos astros da música numa cena onde ele está de luto por Vanessa e comenta a perda dela e Michael com o Fuinha. Cita "Careless Whisper" e "Never Gonna Dance Again" no filme. Na cena, ele diz que ainda eles tem David Bowie, mostrando que Wilson não sabia que o cantor morreu recentemente. Fuinha e Dopinder preferem não estragar a crença do enlutado Wade.

- Mais referencia musical
A arma de Cable em certa parte montada ali com peças do presente, faz referencia ao documentário musical de Spinal Tap, que ficou famoso por usar o termo "These go to 11" quando queria que os amplificadores passassem dos limites.




Já para convencer Colossus a se juntar a sua nova equipe contra o Fanático, Deadpool remete ao filme Say Anything, que usa uma cena similar com um microsystem e a música In Your Eyes de Peter Gabriel.




- Pulando do Avião ao som de AC/DC
Antes de saltar do Avião, Deadpool grita "Laird, hit it!", que bem que poderia ser o nome do piloto, mas segundo o pessoal da produção foi na verdade em direção ao rapaz responsável pelo figurino que ajudava Ryan Reynolds toda vez a vestir o apertado uniforme de Deadpool. Já a música que toca é Thunderstruck por AC/DC e toda semelhança com Homem de Ferro 2 não é coincidência.


- Piadas com o UCM da Marvel Studios
Deadpool não economiza nos cutucões as demais franquias de super-heróis e os Vingadores da Marvel não escaparam. Quando encontra Cable, Dedpool faz uma notória referência ao soldado invernal em dada cena. Mais tarde, zoa de novo o lance de braços metálicos dizendo que já é algo cansativo de se ver nas histórias. Quando ganha um colares que tira seus poderes, ele diz que se dessem a ele um arco e flecha ele seria basicamente um "Gavião Arqueiro". Já em dada cena com Dominó, ele a chama de Viúva Negra Negra. Dopinder é referido como o Pantera Morena no meio do filme também. Com o Fanático, Deadpool tenta acalmá-lo como a Viúva Negra fazia com o Hulk, mas não dá certo obviamente. "O Sol está quase se pondo" é algo que certamente só vale pro verdão ou só para ruivas recitarem. Sobrou até uma piada mais atual com um "Cala boca, Thanos" pra o Brolin.

- Os Miseráveis
A obsessão de Ryan Reynolds por Hugh Jackman é grande ao ponto de ultrapassar outros filmes. O número da prisão do personagem Russell Collins é 24601, o mesmo de Jean Valjean, personagem de Jackman em Os Miseráveis.

- Robocop
Na cena em que conhecemos Russell pela primeira vez, Colossus é acusado de roubar uma fala do Robocop falando "Aproxime-se devagar ou vai ter problema". Deadpool concorda e pede pro amigo metálico recuar pra ele lidar com a situação... do jeito dele.

- Frozen
A animação sucesso de bilheteria da Disney Frozen não escapou das piadas de Deadpool, que vez ou outra repetia uma estrofe de uma das músicas e chegou a fazer pilhéria acusando a musica do filme "Do You Want To Build A Snowman?" ser plágio da música "Papa can you hear me?" do filme Yently de 1983 e que lembra muito a música da irmã da Elsa. Por sinal, a protagonista do filme Barbara Streisand é Madastra de Josh Brolin, o que só complementa a piada.




-Entendendo Star Wars
Quando esta com a namorada Vanessa no começo do filme, Deadpool mostra sua perspectiva bem peculiar sobre Star Wars e as crianças do filme quando diz que a franquia se resume a filhos se tornarem iguais a seus país e transar com as irmãs. Obviamente, Vanessa o corrige dizendo que não é exatamente isso e cita o Império Contra-Ataca para corrigí-lo.

- Mais Star Wars
Em dada cena em que Wade é partido no meio pelo Fanático, eis que ainda sobrevivendo, Deadpool tem suas duas partes sendo carregadas pela Dominó. A cena pode ser entendida como igual ao momento em que C3PO é desmontado em Bespin e o Wookie Chewbacca o carrega nas costas como uma mochila.



- O Fundo do poço
O termo "Chegando ao fundo do poço" para as grandes viradas do filme tiveram como exemplos os filmes Jamaica abaixo de Zero e, de maneira mais dúbia, o filme da Centopéia Humana.

- Discutindo a bilheteria
Em dado momento do filme, mais uma vez Wade Wilson quebra a quarta barreira meio para se vangloriar de ser o segundo filme mais assistido de censura máxima em território americano, só perdendo para a Paixão de Cristo. Contudo, na bilheteria mundial, Deadpool continua foi primeiro lugar e ele fez uma piada dizendo que o resto do mundo não é tão ligado em religião assim.

- A lição de Colossus
Vocês devem lembrar ao final do primeiro filme que Deadpool, Colossus tenta doutrinar Deadpool a deixar de ser uma pessoa pior e diz que para se mostrar herói, as pessoas passam por quatro ou cinco momentos na vida pra se provarem. No primeiro filme, Deadpool não escuta nada e mata Francis, o vilão. Mas quem achou que ele não ouvia o que Colossus estava falando se enganou, ele repete essa mesma fala pra o garoto Russel no final do filme tentando convencê-lo a não matar O Diretor da Casa Essex.


- Matt Damon e Alan Tudyk
Você não deve reconhecê-los, mas Matt Damon e Alan Tudyk estão no filme. O ator da série de filmes do James Bourne e o ator de Firefly estão fazendo uma ponta bem maquiados disfarçados de dois matutos do interior discutindo perto de uma caminhonete no momento em que Cable chega no nosso presente.



- Exterminador do Futuro
A cena acima inclusive é uma grande semelhança a Exterminador do Futuro 2, com direito a Cable roubar as roupas e picape dos dois matutos. Mais pra frente, Deadpool solta pra Cable um "Tire as mãos da criança, John Connor"

-Brad Pitt
Outra aparição surpresa e muito rápida é Brad Pitt como o mutante Vanisher, que tem um poder diferente dos quadrinhos mas tá valendo igual.


- Stranger Things
Na primeira parte da cena pós-crédito, quando Deadpool vai pegar o dispositivo de viagem do tempo de Yukio e Míssil Adolescente, Wade se refere a segunda como 'Eleven', fazendo uma grande tiração dela com o personagem da série oitentista de sucesso Stranger Things.


- Corrigindo Erros do Passado: Barakapool e Lanterna Verde
Após viajar no tempo com o dispositivo concertado pela garotas, Deadpool salva Vanessa da morte e também Peter, o único membro da X-Force que morreu que ele certamente gostava. Depois, ele atravessa a continuidade de seu próprio filme pra corrigir erros do passado de outras franquias. Pegando uma cena original de X-men: Origins: Wolverine, Wade mata sua versão horrível do filme, que ficou conhecida como Barakapool. Se isso não arrancasse piadas o suficiente, eis que ele vai até nossa realidade e mata Ryan Reynolds no momento que ele recebeu o script do Lantera Verde. "O Canadá vai agradecer" garante ele antes de tudo acabar.



Conseguimos falar sobre tudo? Certamente que não! Afinal, o mercenário tagarala consegue falar mais referência do que palavras em suas frases (e nem sei se é exagero isso). Em todo caso, fica aberto os comentários para você nos ajudar a lista mais complementando essa lista já imensa.

Coveiro

comments powered by Disqus