terça-feira, 17 de julho de 2018

Agentes da S.H.I.E.L.D. e os Protocolos Coulson

Algumas pessoas pediram pela volta das resenhas do nosso site e resolvemos retomá-las com o primeiro encadernado da mais nova fase dos Agentes da S.H.I.E.L.D. escrito por Marc Guggenheim e desenhado por German Peralta. E com o arco dos PROTOCOLOS COULSON, temos a apresentação de um novo time da S.H.I.E.L.D só que ainda bastante inspirado na série de TV.



Além dos cinco membros do time original que Mark Waid trabalhou anteriormente, a Harpia (Bobbi Morse) e o Deathlock (Henry Hayes) se juntam ao grupo. Mas faltou ainda alguém bastante recorrente na TV ser apresentado nos quadrinhos e eis que Grant Ward surge pela primeira vez nas páginas de um gibi como vilão. Era um ex-agente de Phil Coulson que acabou se vendendo a facção da HIDRA dominada pelo Gorgon. Ward é responsável por roubar um antigo modelo de uma armadura do Homem de Ferro e roubar do Pentâgono um disco quântico com informações vitais que pode levar ao fim dos super-heróis.

Para saber o que tem dentro daquele disco quântico, o Agente Coulson é obrigado a se reencontrar com sua antiga namorada Lola Daniels (ela também está no seriado, inspirou o batismo do carro, lembra?). Nos quadrinhos, no entanto, Lola era uma Agente do Departamento de Defesa dos EUA e se revelou aqui como um espiã psiônica de alta potência e, sob orientação dos chefes, roubou da cabeça de seu namorado no passado todo o conhecimento que ele tinha sobre heróis. Com isso, desenvolveram os Protocolos Anxioma com detalhes de como é possível derrotar cada super-ser do planeta segundo a melhor enciclopédia humana sobre o assunto. Sim, algo que só um fanboy como Coulson ficaria pensando nas horas vagas.

Não precisa dizer aqui que tal disco roubado foi visado por muitos grupos suspeitos e seria vendido num mercado negro. Para mostrar o valor do produtor, eis que o falso "Homem de Ferro" foi até Madripoor matar Tarik Fayad, o herói local chamado Hórus. Paralelo a isso, Coulson então resolve juntar forças com a Lola para impedir a negociação enquanto seus demais agentes saem em missões paralelas de apoio.



Meio que como um interlúdio disso tudo, temos também uma história no meio que serve de Tie in para o crossover das revistas dos Vingadores e Capitão América chamado Vertentes. Lola acaba descobrindo detalhes sobre Pleasant Hill e avisa a seus contatos para levar aos superiores. A história se cruza com a dos Novos Vingadores de Al Ewing e vemos a captura e fuga de Rick Jones, com participação da Soprano, Poderoso, Tigresa Branca, Gavião Arqueiro e POD. Nessa edição aqui, acabamos sabendo de antemão da natureza de agente dupla de Melissa Gold e que a Tremor acabou deixando todos escaparem após usar um codigo só para agentes de alto nível.

De volta a trama principal, temos Coulson (se passando por Wolverine) liderando outra parte do seu time para se infiltrar no tal leilão do disco quântico. May e Bobbi tentaram sem sucesso roubar o protegido disco rígido do lugar antes, mas encontraram apenas um desvio de atenção. A missão acabou sendo um fiasco e Coulson acabou perdendo o disco e sendo capturado no final pelo falso "Homem de Ferro", que revela-se para o leitor do encadernado que ele é Grant Ward nesse momento. O emaranhado do passado entre Coulson e Ward é recontado aqui, mostrando que uma vez pedindo para um agente se tornar duplo, é difícil saber de que lado ele será leal no final.



Lola também foi presa e ajudou a abrir os segredos do protocolos Anxioma. Assim, pelo mundo, heróis começaram a ser caçados por uma pequena legião de falsos "Homens de Ferro" por todo o mundo. Sem seu líder, os Agentes da S.H.I.E.L.D. tiveram que se virar e se dividir para impedir que os heróis do planeta fossem covardemente atacados e mortos nas próximas horas. Coulson acabou encontrando seu jeito de sair sozinho da prisão onde estava na base da HIDRA e tentou escapar dali com Lola o quanto antes. No fim, receberam o reforço do time da S.H.I.E.L.D ao lado de vários outros heróis que eles ajudaram ao longo do dia. Gorgon e seus agentes foram derrotados. Grant Ward tentou fugir numa das armaduras roubadas do Homem de Ferro e ameaçou a Lola para sair ileso. A própria telepata se virou contra ele e acabou sendo morta pelo vilão ex-agente da SHIELD.

De certa forma, podemos acreditar que ainda assim foi tudo uma vitória. Contudo, Ward sabia que as pessoas não olhariam mais o Coulson do mesmo jeito, pois até protocolos para derrotar membros de sua equipe Coulson tinha inventado. O agente se apoiava na frase de que infelizmente não é possivel confiar em ninguém e Ward acreditava que com o tempo a confiança que os outros tinham em Coulson desmonoraria. Outros plots menores ainda sem solução também permearam essa história. Jemma Simmons foi infectada por uma invasão de uma base da IMA no começo do encadernado e escondia isso do resto do grupo. Já o Fitz agiu estranho durante todo o encadernado, dando em cima da Agente May e falando de modo suspeito no telefone.



No fim, apesar de todo o demérito de outras histórias que já li do autor, Marc Guggenheim conseguiu desenvolver até uma trama divertida de se ler neste encadernado. Este volume continua em mais um encadernado, já em bancas e que falaremos a respeito em breve.

A história vale a leitura, mas não sei exatamente se valeria o preço de um capa dura. A Panini acabou decidindo por abolir a opção da capa cartonada neste caso, o que particularmente não vi muito sentido na decisão num tempo crítico para o País. 

Coveiro

comments powered by Disqus