quinta-feira, 2 de maio de 2024

Roteirista revela mais detalhes da origem de Bastion em X-Men '97 ligadas ao desenho original dos anos 90

O episódio 8 de X-Men '97 foi o início oficial do arco final, "Tolerância é Extinção", e revelou toda a história de fundo do novo vilão principal desta temporada, o Bastion, e seus mortais Supra Sentinelas e a missão "Operação Tolerância Zero" para transformar mutantes no maior força escrava de trabalho já vista. O episódio, como o roteirista Beau DeMayo, antecipou, tem vínculos fortes com uma história da quarta temporada do desenho animado original e tem muito mais vínculos do que a gente cogitou originalmente.

Como antecipamos aqui em uma de nossas teorias, de fato o Sebastian é o Nimrod que ficou no passado daquele ano de 1959, mas diferente dos quadrinhos ele ressurgiu não adulto, mas "nasceu" de novo ao infectar seu pai no passado. Assim, teve um pai e uma mãe que são mais familiares do que julgávamos a primeira vista.

Depois que o episódio foi lançado, o diretor de X-Men '97, Beau DeMayo, foi às redes sociais para revelar easter eggs insanos de X-Men: The Animated Series na história de origem de Bastion. Acontece que os pais de Bastion não eram apenas duas pessoas aleatórias – eles eram dois personagens de fundo de um episódio crucial daquele desenho antigo.



No arco de história em duas partes "One Man's Worth" (O Valor de um Homem, no Brasil), vemos Bishop, sua irmã Lasca e uma versão casada de Wolverine e Tempestade de uma realidade diferente se unirem para evitar que Nimrod e o Mestre Molde assassinassem Charles Xavier no ano de 1959, quando Xavier era um jovem estudante universitário.

Ao fazer contato com Xavier em um bar da cidade, o grupo causou um pequeno tumulto pela presença de vários negros e de um casal inter-racial – grandes fontes de preconceito naquela época. Surpreendentemente, acontece que Bastion nasceu de algumas das pessoas mais tolerantes daquela época.

Como DeMayo demonstrou em seu tópico no Twitter, a cena de flashback dos pais de Bastion revela que sua mãe era a garçonete que servia Bishop, Lasca , Wolverine e Tempestade no bar – uma mulher que ficou pasma quando seu chefe, o proprietário, ficou violento por ter que servir a negros. Enquanto isso, o pai de Bastion era o homem de jaqueta de couro que ajudou Wolverine na briga de bar, puxando o tapete debaixo de um dos capangas do proprietário, "Moose" e "Rocko. A conexão do easter egg é inteligente: o flashback revelou ainda que alguma parte sobrevivente da tecnologia de Nimrod em 1959 infectou o pai de Bastion, um zelador, criando um híbrido humano-Sentinela que nasceu desse DNA corrompido, fazendo algo mais do que homem ou máquina.



A maneira como X-Men '97 incorpora cortes profundos de quadrinhos e retornos referindo à série animada original é verdadeiramente impressionante. Amarrar a criação de Bastion a um legado de tolerância e amor levanta algumas novas questões interessantes sobre onde o arco do vilão pode terminar.   É também mais um incentivo para os fãs da Marvel voltarem e assistirem X-Men: a série animada – como deveriam.

O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação. Jake Castorena é o diretor desta primeira temporada.

Os sete primeiros episódios de X-Men '97 já estão sendo transmitidos no Disney+.

Coveiro 

comments powered by Disqus