Num passado remoto, James Cameron era um dos grandes nomes para assumir a direção do primeiro filme do Homem-Aranha nos cinemas, isso antes dos anos 2000. Pouco se sabe sobre os detalhes de seus planos pro filme, mas recentemente veio a tona que o Uniforme Negro estaria em seu filme nunca feito do Homem-Aranha. Cameron falou sobre o filme em 2021, comentando na época que o fato de o Homem-Aranha não ter acontecido foi "provavelmente o chute na bunda que [ele] precisava para simplesmente ir fazer [suas] próprias coisas".
fell to my knees in the museum over this one pic.twitter.com/syDAEFDFQ9
— Legeaux Trilleur Mœth (@legotrillermoth) June 1, 2024
Agora, graças a uma postagem no X/Twitter de um usuário chamado Legeaux Trilleur Mœth (via ComicBookMovie.com), fotos de uma exposição na Cinematheque Francaise mostram um esboço feito por Cameron que mostra o Homem-Aranha revestido num uniforme preto e uma citação de Cameron que ele chama o Aranha de "o melhor filme que [ele] nunca fez." Cameron acrescentou: "Como minha versão do projeto não saiu do papel, muito pouca arte conceitual foi criada para ele, embora eu mesmo tenha desenhado algumas peças. Este é um esboço que fiz, em Prismacolor em papel preto, para entrar no clima de escrever o roteiro."
O cineasta observou ainda que queria "expressar a vertigem que o filme induziria, ao subir em arranha-céus com o destemido escalador de paredes", concluindo: "Eu o mostro em um traje todo preto aqui - antecipando que eu gostaria que a versão simbionte alienígena Venom do Homem-Aranha aparecesse em algum lugar da história, seja no primeiro filme ou na sequência, eu sempre penso no futuro.” Curiosamente, o esboço de Cameron se parece com uma obra de arte conceitual de seu livro de arte de 2021, Tech Noir: The Art of James Cameron.
Agora que a trilogia de Venom da Sony Pictures está chegando ao fim, é curioso olhar para trás e ver toda a caminhada que foi feita do personagem até aqui. Do momento de um rascunho de um filme que nunca saiu do papel, passando para uma versão polêmica nos cinemas em 2007 e chegando agora no seu ápice com o trabalho extraordinário de Tom Hardy.
Coveiro