Sucesso de público, crítica e já indicada a várias premiações, X-Men '97 foi a grande surpresa da Marvel para seus fãs este ano. E para nós brasileiros, ela vem com um gostinho particular, afinal ela traz em seu grupo de protagonistas o primeiro mutante brasileiro dos quadrinhos, o Roberto da Costa, vulgo, o Mancha Solar. Um dos principais personagens em alguns dos episódios chaves do aclamado desenho, Roberto teve sua voz original feita pelo ator brasileiro Guilherme Augustini (de Elsbeth, a Mulher do Viajante do Tempo, Solteira Quase Surtando e O Faixa Preta). Numa entrevista exclusiva concedida a nosso site que em breve sairá na integra em um episódio do nosso podcast, o ator nos falou um pouco sobre como foi o processo de teste de voz que fez para conseguir o papel.
Em nossa conversa, Gui Augustini brinca que é "100% latino americano". Nascido em Campinas, interior de São Paulo, é filho de mãe argentina de uma cidade pequena do norte do estado de Santa Fé e filho de um médico peruano. Na sua adolescência, começou a treinar tênis, o que o levou a se profissionalizar cedo e se mudou para Venezuela. Foi enquanto fazia faculdade por lá que ele teve a oportunidade de ganhar uma bolsa e jogar nos EUA. Nesse tempo, Guilherme também começou a fazer seus primeiros trabalhos como modelo de fotos e logo passou também a fazer aulas de atuação para comerciais de TV. E desde 2009 ele vem seguiu nessa nova área que o levou a conseguir diversos trabalhos e finalmente seu primeiro filme brasileiro em 2016 na comédia brasileira "Solteira Quase Surtando" (que saiu nos cinemas em 2020). Seus outros trabalhos de destaque foram O Faixa Preta, Painho e na série A Mulher do Viajante do Tempo, em que ele foi dublê de atuação de Theo James (voz original do vilão Bastion em X-Men '97).
Nesse tempo, Guilherme nos contou na conversa que tivemos no Inominata 616 #224 (em breve, disponível na integra) que já começou a trabalhar com vários trabalhos de vozes. Começou ainda enquanto morava em Nova York fazendo trabalhos de Looping ou adicionando vozes na pós-produção de filmes e séries e foi logo que se mudou para Los Angeles que surgiu uma oportunidade única que ele ainda não sabia que o levaria a trabalhar no desenho mais elogiado do ano.
"Quando eu voltei [pros EUA] em 2022, e eu fiz a transição da minha agência, que com quem eu trabalho, fiz basicamente testes para todas as questões de voz, de teste de voz. O departamento deles em Los Angeles, eles são muito mais fortes em na questão de dublagem, de trabalhos de voz. E foi aí que eu comecei a fazer testes para a animação que até então eu não fazia muito" disse Guilherme em nosso bate-papo. "Depois de 2021, eu comecei a fazer mais testes, e aí eu acho que primeiro peguei um personagem, porque eu fiz um personagem pequeno na série do Homem-aranha. Não sei como é em português, mas é o Spidey e os seus amigos..."
O personagem em questão que o Guilherme se refere é o Surfista, que participa dos episódios 13 e 26 da segunda temporada do desenho infantil Homem-Aranha e Seus Espetaculares Amigos, que está disponível no Disney+. Na conversa, Guilherme Augustini diz que esse trabalho foi concomitante aos testes que ele estava fazendo para X-Men '97, que até então ele não tinha ideia ainda de para quem era a audição que ele estava fazendo ali:
"Eu não conhecia o Roberto da Costa, essa é real. Não conhecia o Mancha Solar, porque eu não cresci lendo os comics, não lia os quadrinhos, ou assistia as séries, depois assisti os filmes, e é isso. Eu não sabia nada, aí eu fiz o teste e eu lembro até hoje que dizia na cena que eu recebi: dizia Roberto da Costa. Então quem conhecia iria saber, mas eu, como eu não conhecia, não sabia. E obviamente não dizia X-Men '97"
"A primeira vez que eu fiz o teste, foi final de 2021. E já estava rolando a gravação, eu acho que fui um dos últimos a entrar no elenco" lembrou o ator. "Então eu fiz um primeiro teste no fim de 2021, não escutei nada depois. Quase seis meses depois, em abril de 2022, eu fiz outro teste, e eu acho que... não sei se era igualzinho, as falas, as cenas, mas eram muito similar, porque eu me lembrei. Eu falei "eu fiz teste pra isso aqui", mas mesmo assim fiz de novo o teste e mandei, como sempre. Sem muita expectativa"
Guilherme então comentou que soube posteriormente que a maioria dos antigos atores de vozes também tiveram que fazer testes novamente e fizeram um "voice match", ou seja, um teste para verificar se suas vozes ainda se pareciam com as vozes do antigo desenho:
"Eu fiquei sabendo nos últimos meses que os outros atores, a maioria deles, eles fizeram voice match, né? Eles já sabiam, como a série é conhecida. Aqueles que substituíram os atores originais, tem alguns que faleceram, outros que que infelizmente não voltaram com o mesmo personagem, eles tinham que fazer uma voz muito parecida. Então, por mais que nos testes que eles receberam não dizia X-Men 97, não dizia o nome do personagem, eles sabiam, porque a maioria deles são muito mais 'geeks' do que eu, e vivem muito mais no mundo da animação. Então eles sabiam que a X-Men 97 já tinha sido anunciado. Então, eles na hora souberam o que era pelo tipo de cena, entendeu? Exceto, eu... que não tinha a mínima ideia".
De certa forma, o fato de ter um novo personagem original em suas mãos, talvez tenha ajudado o Gui em seu teste. Ele comentou com a gente que não precisou fazer Voice Match, o que diminuiu qualquer pressão que teria se soubesse para que teste estava fazendo:
"Eu acho que eu até me ajudou nesse sentido, porque eu não tinha muita pressão, só sabia que era um personagem brasileiro. Eu falei que legal, né? Eu tenho mais oportunidades, né? Porque, obviamente, tem bastante os brasileiros aqui que falam os dois idiomas bem, mas... eu sei que também não é assim... não é todo mundo que terá oportunidade de fazer o teste pelo nível do projeto, entendeu?"
"Então, eu fiz lá uma versão como eles me pediram com um sotaque mais brasileiro e uma versão sem sotaque porque hoje em dia eu... eu tenho um sotaque em inglês, assim, bem americano. Então, eu fiz as duas versões. Depois de dois meses desse segundo teste foi que eu recebi o e-mail dizendo que eu ia ser um super-herói, e eu não entendi nada, porque eu não lembrava, não sabia, nem sabia que era super-herói. E aí, eu continuo lendo e no meio, lá o contrato, estava X-Men 97. Ele é um X-Men, cara. Foi uma loucura. Eu fiquei muito surpreendido, muito em choque, muito contente" revelou.
"Não podia falar nada. É esse dia, eu lembro muito claramente, eu estava ficando na casa de um amigo meu em Nova York, porque eu estava fazendo um outro trabalho com o videogame, porque eu fiz muitos trabalhos de Motion Capture pra videogame. E eu estava fazendo isso lá, e eu estava ficando na casa dele" contou o ator. "Enfim, e aí eu tive que ficar calado por causa do contrato que você tem que assinar, o Non-Disclosure, e aquelas coisas todas, então eu tive que segurar. Mas é um pouco interessante pro pessoal, saber, que eu não tinha ideia nenhuma".
E nosso bate-papo com Guilherme Augustini vai mais além. Nos próximos artigos que em breve disponibilizaremos aqui no site e depois a conversa na integra em nosso podcast, a voz original do Mancha Solar revela como foi que ele se aprofundou para entender melhor o personagem, o processo de dublagem com a diretora de voz Meredith Layne e o produtor Beau DeMayo e até mesmo o que aguarda o futuro do personagem no desenho. Fiquem de olho por aqui que em breve postaremos mais novidades!
Acompanhe o Gui Augustini pelo Instagram clicando aqui!
O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto), Gui Augustini (Mancha Solar) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação. Jake Castorena é o diretor desta primeira temporada.
Coveiro