Dos quadrinhos para um episódio de What if...? e agora para uma série animada própria +18. Marvel Zombies chegou ao Disney+ no final de setembro, se antecipando bem ao Halloween. E quer saber? Conseguiu fazer números bons o suficiente no começo para com isso abrir conversas para uma futura segunda temporada. E isso, claro se deve aos esforços em particular de duas pessoas - O chefe de streaming, TV e animação da Marvel Studios Brad Winderbaum e o diretor e showrunner Bryan Andrews, que construiu tudo com base num roteiro de Zeb Wells.
“Em termos de tom, estamos tentando honrar esse material de origem”, compartilhou Brad Winderbaum em entrevista à Geek Culture. “Mas [Robert Kirkman e Sean Phillips] estavam começando de um lugar diferente – um universo único que se ramificou do Ultimate Fantastic Four – e nós estamos nos ramificando do UCM, então é uma história diferente e um conjunto diferente de personagens, todos em lugares diferentes.”
“Nunca poderia ser uma adaptação individual dos quadrinhos, mas foi emocionante, em termos de quem viveu e morreu, assistir os personagens contando a história”, continua ele, com o diretor e criador da série Bryan Andrews acrescentando como “é legal e importante” para os personagens “passarem por esses sentimentos [de perder alguém]”.
Além dos quadrinhos e filmes de terror de zumbis como inspiração, outros elementos do gênero, como suspense psicológico e, naturalmente, terror corporal, também contribuem para a experiência Marvel Zombies, que se inspira em George Romero, o pioneiro por trás de Madrugada dos Mortos, de 1978, e da sequência de 1985, Dia dos Mortos, e em O Enigma de Outro Mundo (1982), de John Carpenter. O resultado, explica Andrews, mantém os sustos imprevisíveis.
"Ter Marvel Zombies como uma espécie de apanhado geral onde os subgêneros de terror, qualquer uma dessas coisas pode se encaixar – pode ser terror corporal, pode ser slasher sangrento, pode ser terror de ação, como esse pastiche de gêneros de terror – pode surgir a qualquer momento. Acho que isso ajuda a manter o público atento, porque eles não sabem o que vão encontrar."
Com apenas quatro episódios, ainda há um vasto potencial narrativo a ser explorado no universo maior dos mortos-vivos. De acordo com Andrews, a equipe tem "todas essas outras coisas que estão apenas esperando para acontecer [e] continuar", e entre as ideias guardadas está uma bem-humorada envolvendo um crossover com Dungeons & Dragons (D&D) – um retorno adequado a um episódio da minissérie que faz referência ao popular jogo de tabuleiro.
“Bem, é engraçado, porque havia um episódio de What If que eu queria fazer que fosse super D&D”, revelou o cineasta, apresentando uma premissa que acompanha “personagens de nível C, basicamente personagens de nível I” e “personagens de nível A, que provavelmente são os Vingadores originais” na mesma aventura, apenas para estes últimos “rirem por último”.
“É como os nerds que derrotam os atletas, certo? Eles encontram outro jeito de entrar na sala do tesouro primeiro para pegar tudo, enquanto todo mundo está lutando contra o chefão e perdendo, e eles poderiam entrar e salvar o dia. Quer dizer, poderia ter sido hilário, então fazer isso em algum momento, acho que seria incrível.
“Talvez esse pudesse ser outro filme de evento especial [que] ficasse de lado, sabe, como um filme único”, ele riu.
Isso significa que haverá outra sequência de Marvel Zombies? Isso não cabe a Winderbaum, especialmente porque houve um decreto recente da Marvel Studios para produzir qualidade em vez de quantidade, para se recuperar de uma diluição da marca que gerou mais títulos derivados que o público não suporta manter atualizados, mas não se engane, qualquer possível continuação não precisará começar do zero, já que a equipe tem muitas ideias legais daqueles que não entraram nessa lista.
“Temos história suficiente para contar outros aspectos disso. Havia muita história para colocar em uma única série, então temos todas essas outras coisas esperando para acontecer, para continuar”, revela Winderbaum, e cabe aos fãs dizerem à Disney que querem mais.
“Então, sim, as pessoas gostam e querem saber o que acontece a seguir. Por favor, por favor, gritem e falem alto e nos contem; contem para a Disney e façam isso.”
A série contará com as vozes de Elizabeth Olsen (Feiticeira Escarlate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Florence Pugh (Yelena Belova), David Harbour (Guardião Vermelho), Tessa Thompson (Valquíria), Simu Liu (Shang-Chi), Awkwafina (Katy), Hailee Steinfeld (Kate Bishop), Wyatt Russell (Agente Americano), Randall Park (Jimmy Woo), Iman Vellani (Ms. Marvel) e Dominique Thorne (Coração de Ferro), entre outros.
Marvel Zombies foi criada por Bryan Andrews e Zeb Wells. A série tem produção executiva de Kevin Feige, Louis D'Esposito, Brad Winderbaum, Dana Vasquez-Eberhardt, Bryan Andrews e Zeb Wells, e produção de Danielle Costa e Carrie Wassenaar.
Marvel Zombies está disponível no Disney+.
Coveiro