quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Quarteto Fantástico: Um Reed incomoda muita gente...


A sexta edição da revista Universo Marvel nos trouxe duas grandes histórias da família mais fantástica da Marvel. O Quarteto Fantástico agora nas mãos de Jonathan Hickman começa uma nova fase, uma fase muito promissora.

Quando o Quarteto Fantástico se encontra em apuros ao enfrentar robôs de alta tecnologia programados para derrotar especificamente cada um dos membros do grupo, ninguém mais do que o Coisa, sim o Coisa, tem a grande ideia de que o grupo troque entre si de robôs, já que cada um estava programado para um membro específico. A tática de Ben dá certo, mas é Reed quem faz a grande descoberta.

Ao investigar as origens das máquinas, Reed nota que dentro de cada uma existe uma cópia de Bentley Wittman, o Mago. Indo mais a fundo nos clones, Reed descobre uma forma de rastrear Wittman, e assim o faz. Quando encontra o Mago, Reed se depara com diversos clones de Wittman, muitos deles na forma de bebê ainda. Bentley tenta negociar uma parceria com Reed para que juntos os dois possam xeretar a origem do universo, mas Richards não demonstra nenhum interesse e captura o vilão, e de consolo promete visitá-lo sempre que possível na cadeia e abre a possibilidade de um dia escreverem um artigo juntos.


Reed volta para casa já tarde da noite, coloca as crianças para dormir e conta um pouco de seu dia para elas. Paralelamente Johnny tenta convencer Ben a tirar férias com ele. Tocha entrega para Ben três envelopes fechados, cada um com um endereço diferente para passarem as férias a tarefa de Ben é escolher na sorte um dos endereços: o endereço escolhido é o Neomundo.

Quando Sue vai para a cama, Reed ruma direto para a sua sala secreta que fica dentro da famosa sala das "100 ideias". Sr. Fantástico não consegue tirar da cabeça uma coisa que o Mago lhe falou enquanto era capturado. Wittman falou que Reed vê as coisas exatamente como ele, que o mundo irá se destroçar e não tem nada que eles possam fazer para evitar.

Então dentro de sua sala secreta Reed finalmente volta a ligar a sua nova invenção, mesmo tendo prometido para Sue que destruiria a máquina. Richards novamente encontra as silhuetas com quem conversou da outra vez, porém agora ele as vê claramente e para sua tremenda surpresa as silhuetas são ... Reeds? Isso mesmo, para a surpresa de todos, os seres que prometeram para Reed que poderiam consertar tudo são versões dele mesmo.

Os três Reeds que vieram buscar o "nosso" Richards então o levam para o Conselho, local onde eles se reúnem, e novamente para a surpresa de Reed (o nosso) lá ele encontrou dezenas de outros Reed Richards, um diferente do outro. Logo na sua chegara Reed presencia nos painéis um ataque de Galactus na Terra número 2012 (notaram a intertextualidade?). Richards, abismado com tudo em sua volta, pergunta quem criou esse lugar e então ele é apresentado a outros três Richards, que empunhavam cada um uma Manopla do Infinito.

Após ajudar os demais Reeds a derrotar o Galactus na Terra 2012, Richards volta para o edifício Baxter. No café da manhã depara-se com um Franklin feliz com a aproximação do seu aniversário. Ele pede para que seu pai convide o Homem-Aranha para a sua festa e tal pedido provoca ciúmes no esquentado e agora também enciumado Tocha-Humana.

Após pedir licença para toda a família, Sue tem uma conversa particular com seu marido. Em uma conversa rápida e sincera Sue pede para que Reed passe mais tempo com ela e com sua família, mas o Sr. Fantastico pede mais uma semana, uma semana para ele continuar secretamente a visitar o Conselho.


De volta ao conselho o nosso Reed passa por algo semelhante a costumeira apresentação da escola no primeiro dia de aula. Um dos Reeds que portava uma Manopla do Infinito mostra-lhe como eles combatem a fome. Eles pegam planetas inteiros desabitados e o usam para cultivar todo o tipo de alimento, com uma possibilidade infinita de realidades eles consegue produzir um número infinito de alimentos. Reed aproveita para perguntar por que ele não usa a Manopla do infinito para combater tudo isso, pois basta um estalar de dedos e tudo estará pronto. Porém, o Reed líder do Conselho lhe explica que a Manopla só funciona na realidade de origem dela, e eles estão trabalhando em uma escala muito maior.


Agora na Terra 45 Reed viaja com outro líder do Conselho, para aprender outra lição. O Reed do Conselho luta com um Dr. Destino de outra realidade, e após derrotá-lo ele junto com outros Reeds destroem completamente von Doom. Assustado, Richards pergunta o que fizeram com Destino e para a sua surpresa a resposta é que não existe mais Destino, sobrou apenas uma carcaça. Reed é levado até o "Buraco", que fica localizado exatamente abaixo do Conselho, e lá ele se depara com as "carcaças" de diversos Destinos. Ao indagar o porquê de fazer isso com os von Dooms, o Reed superior lhe explica que não existe ameaça maior para o universo do que o próprio Doom. Ele conta que seu DNA foi mesclado com o de Doom de sua terra, e ele sabe mais do que ninguém os anseios de Destino.
Agora já na Terra 12498, o nosso Reed ajuda um dos Reeds supremos a fazer uma espécie de "cirurgia" no universo. No Espaço Dimensional Elevado Reed executa com sucesso a operação e com isso consegue salvar bilhões de vidas. Após ver o bem, o mal e fazer o impossível, Reed recebe o convite: brincar de super-herói na sua costumeira vida ou ajudá-los a consertar tudo?
Após refletir bastante e pesar suas ações, Reed decide entrar definitivamente para o Conselho. Porém, na sua apresentação oficial, quando recebia as boas vindas de um dos Reeds supremos, o Conselho é atacado por celestiais. Um dos Reeds traiu o conselho, ele foi torturado e contou tudo que sabia para os Celestiais, e agora o Conselho está sob ataque.

E nesse ritmo alucinante termina a segunda edição de Jonathan Hickman a frente do Quarteto fantástico. Com um começo muito promissor Hickman começa a escrever seu nome na história da família mais famosa da Marvel. Minha opinião? A história é fantástica e tem tudo para continuar assim. Estou ansioso pela próxima edição!


Kinhu Heck

comments powered by Disqus