terça-feira, 23 de novembro de 2010

Hulk: Do outro lado do divã

Samson

Depois de ser invadido por uma versão vermelha, a revista do Hulk desta vez vai ser tomada por um velho conhecido coadjuvante de suas histórias, o doutor especialista em psique super-heróica, Leonard Samson. E a palavra “coadjuvante” tem um peso bem maior aqui, já que o bom doutor recentemente revelou-se como algo mais na recente trama do Verdão (ou seria Vermelhão?) e se posicionou como um verdadeiro vilão manipulador.

Em 22 páginas da edição 7 de Universo Marvel vemos o “Sansão” (tradução para Samson e nova alcunha do bom doutor escolhida pela Panini) se consultando como um misterioso psiquiatra. Seu sonho se vendo detido pelas duas versões do Hulk mais uma vez revela que ele não livrou-se da sensação de ser um mero fracassado.

Samson

A coisa toda remete para sua relação com o pai, algo já bem batido dentro do próprio universo do Hulk. O seu velho sempre foi um psicólogo renomado que adorava a fama, rodeado de mulheres lindas. Essa sede de fama do pai provavelmente passou para o filho. Contudo, mesmo com os poderes, Samson nunca foi considerado um grande herói... nem mesmo convocado entre os Vingadores ou qualquer outro supergrupo.

Fora isso, o misterioso psicólogo relembra Samsão do seu eterno e intocado amor, Betty Ross. Foi quando ele tentou salvá-la juntamente com Banner que ganhou também seus poderes. Na verdade, vendo sobre nova ótica, não teria Leonard procurado promover aquele acidente para ter se tornado o que é Não seria a toa, portanto, que o psiquiatra passou a usar aquela camiseta vermelha com o raio que certamente era uma clara referência a um uniforme.

Samson

O psicólogo nas sombras o atiça mais uma vez questionando se ele nunca se incomodou de ter roubado a namorada de Banner e – de certa forma – até mesmo a vida dele de várias maneiras. Contudo, ao ver que seu cliente esta prestes a deixar a sala com isso, ele recua. Então, massageia o ego do bom doutor elogiando seus trabalhos como o Dossiê X-Factor e tudo mais.

Após outros pontos tocados, mais um vez o psicólogo lança sua cartada e questiona a sensação de fracasso de Samson. Seria porque ele no final não ficou com a garota que amava ou porque não teve a fama que almejava? Mesmo tendo tudo que atingiu, Samson não achava suficiente e se achava realmente um fracasso. Talvez, por nunca conseguir ser o Hulk?

Sansão perde a paciência e bate na mesa do seu psicólogo. Então, finalmente vemos que ele a todo tempo se consultava com ele mesmo, o Leonard antes de ser atingido pela radiação gama. A sua versão mais heróica do passado também aparece tentando impedi-lo, mas ele facilmente a sufoca. Depois, mata o antigo e apenas psiquiatra Leonard. Sobrou apenas o Sansão ali.

Samson

Longe dali, observando em um monitor secreto, MODOK vê o Sansão sozinho, como sempre esteve desde o começo em seu consultório. O vilão sorri e pensa em voz alta: “Ele está pronto”.

Samson

Assim, terminamos mais uma edição escrita por Jeph Loeb e que tem como mérito trazer de volta para a Marvel Whilce Portacio. O enredo em si não é lá tão interessante como deveria ser. Na verdade, pessoalmente, acho que não valorizou nem um pouco o Samson pelo que ele já fez e pelo que é. Peter David deve ter se revirado na tumba! :D

Coveiro

comments powered by Disqus