quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Universo Marvel Anual: A Guerra dos Motoqueiros Fantasma

Depois de um longo tempo, uma publicação que até então parecia estar perdida, volta a ser publicada entre as edições da Panini. Estou falando do Motoqueiro Fantasma que passou tanto tempo fora da estrada aqui no Brasil, mas ressuscitou trazendo junto a Universo Marvel Anual em sua terceira edição. Confira aqui o que rolou nesta bela edição com 212 páginas:

Universo Marvel Anual: Motoqueiro Fantasma

Nesta edição, continuamos a partir do momento onde as histórias pararam na própria Universo Marvel, quando Johnny Blaze descobriu que foi manipulado por forças celestes e descobriu que seu verdadeiro inimigo era o macabro anjo Zadkiel. Vale lembrar que o Coveiro (não eu, mas o das histórias da Marvel) morreu e todo o seu legado passou para sua neta, que assumiu o posto e o nome. Por fim, temos a tenebrosa volta de Daniel Ketch, que parece estar sendo manipulado por Zadkiel em pessoa.

A anual em si pode ser dividida em três partes. Segue aqui os principais fatos de cada uma delas:

Uma cidade chamada Mercy (Roteiro: Simon Spurrier|Arte: Mark Robinson)
(Originalmente publicada em Ghost Rider Annual 2)

Nesta história, que ocorre paralelamente a caça de Blaze a alguma passagem gratuita para os céus, vemos o nosso atormetado herói chegando a cidadezinha de Mercy (Misericórdia, em inglês) graças a sonhos estranhos que o convocaram. Lá, Blaze descobre que misteriosos assassinatos andaram ocorrendo e é recebido por uma nada amistosa polícia.

Universo Marvel Anual: Motoqueiro Fantasma

Os mistérios aumentam ainda mais, mas não demora muito para Blaze perceber quem é o grande vilão disfarçado. Então, surge a possibilidade de Blaze conseguir enfim seu encontro com Zadkiel no paraíso. Para tal, só precisa ser morto pelo anjo caído do local que andava promovendo toda aquela carnificina de pessoas desesperadas e angustiadas que vinham a cidade só para morrer. Todavia, agora que esta ciente dessa “passagem”, o Espírito de Vingança não pode se deixar morrer ou será considerado suicídio, indo portanto direto ao inferno.

Assim, numa luta voraz, mesmo desejando o contrário, Blaze vence. Assim, ele livra o anjo de sua maldição, mas segue adiante sem a chance que queria para ter sua verdadeira vingança.

A Guerra dos Espíritos de Vingança (Roteiro: Jason Aaron|Arte: Tan Eng Huat)
(Originalmente publicada em Ghost Rider 28-32)

Aqui voltamos a trama principal do título, montada por Jason Aaron desde a saída de Daniel Way da trama.

Num rápido epílogo, vemos em ação uma versão chinesa do Espírito de Vingança, um Cavaleiro Fantasma levando justiça a um vilarejo oprimido pelo governo local lá no Tibete. O que o pobre e amaldiçoado homem não esperava era a chegada de um outro igual a ele, Daniel Ketch, que estava a sua espera só para matá-lo e roubar sua maldição.

Somente muito mais tarde, Blaze e a Coveira chegam ao templo do velho espírito de vingança chinês só para encontrá-lo morto e todo o lugar incendiado. Assim, Blaze é instruída pela Coveira não só sobre a presença de outros “Motoqueiros Fantasmas”, mas também dos planos de Ketch e Zadkiel.

Na mesma noite, Daniel faz uma visita a Blaze e a Coveira no templo, mostrando como está iludido por Zadkiel e pela primeira vez revelando a sua versão de Motoqueiro Fantasma, com chamas azuis e uma vestimenta lembrando muito um tipo de uniforme místico igual a de Dormammu e Stephen Strange. A briga entre dos dois Motoqueiros é inevitável e praticamente transforma o gélido Tibete um inferno. Ambos usam o ‘olhar de penitência’ sobre os outros, revelando seus pecados. No final, é Johnny quem acaba perdendo, cedendo a fraqueza e por muito pouco é salvo pela Coveira.

Universo Marvel Anual: Motoqueiro Fantasma

Por outro lado, Ketch decide continuar sua caça aos demais espíritos de Vingança. Sua próxima vítima tratava-se de um jovem motoqueiro japonês. Com sua morte, Ketch viu um pouco por tudo que passou até ali e questionou pela primeira vez sua posição ao serviço de Zadkiel.

Universo Marvel Anual: Motoqueiro Fantasma

Em outro lugar, Blaze (agora não mais tão seguro de lutar contra o irmão) e a Coveira encontram-se com dois dos últimos espíritos de Vingança. Os orientais Molek e Bai Gu Jin levam-nos a cidade africana onde sobraram os dois últimos Espíritos de Vingança no mundo.

Paralelo a isso, dois interlúdios merecem ser notados. O primeiro trata-se da luta de Zadkiel e suas forças nos portões do Paraíso. Enquanto ocorre a batalha, Zadkiel instrui Daniel Ketch sob a forma de uma pomba e o fornece um apoio em sua batalha – uma horda de anjos negros. E em outro lugar, um homem chamado Kowalski pretende se vingar de Blaze. Sobre instrução de Zadkiel, ele consegue a velha pistola de fogo infernal de Blaze e ruma para um local isolado onde o anjo assegura que ele será peça fundamental na derrocada do Motoqueiro Fantasma.

Universo Marvel Anual: Motoqueiro Fantasma

Voltando para a Africa, Blaze e os demais chegam até um lugar perdido no Rio Congo, chamado Cidade das Caveiras. Lá, o Barão Caveira Flamejante e Marinette Bwa Chech os recepciona, conhecidos como o Rei e Rainha pelos locais, são os guardiões do lugar. Por sinal, os garotos logo se impressionam pela moto de Blaze e pedem para dar uma voltinha.

Universo Marvel Anual: Motoqueiro Fantasma

Enquanto os demais descansam, Molek conversa com a última das Guardiãs, tentando amenizar a bagunça repentina que se passa na cabeça dela. Ele explica sobre os ‘Motoqueiros Fantasmas’ passados (que trata-se de um fato novo até para nós, leitores) e pensam num jeito de como estimular Blaze a voltar a lutar pela ‘causa maior’.

Universo Marvel Anual: Motoqueiro Fantasma

Então, chega o momento da batalha. Os Espíritos de Vingança restante se armam e juntam-se a eles os nativos da Cidade das Caveiras. Estimulado pelas duas crianças que o recepcionaram e agora se armaram para a luta, Blaze resolveu tomar uma posição e lutar. E assim começa uma das maiores batalhas místicas do planeta, completamente alheia ao conhecimento do demais heróis da Terra.

Não demora muito para as forças celestiais obscuras tomarem vantagem no confronto e cabe a Blaze realizar sua última aposta. Ele desafia seu irmão, Daniel Ketch, a uma corrida pelo mundo e o vencedor levaria o poder do outro. E assim é feito.

Universo Marvel Anual: Motoqueiro Fantasma

Os dois motoqueiros avançam pelo Egito, florestas européias, oceanos, grandes cidades, até que o inesperado acontece. Um disparo atinge Blaze, que cai no chão e perde a vantagem. O ator do disparo é ninguém menos que Kowalski, que não passava de uma marionete bem posicionada por Zadkiel.

Universo Marvel Anual: Motoqueiro Fantasma

Assim, indefeso, Blaze é vítima de Daniel Ketch que rouba todo o seu poder juntando-se com os dos outros quatro Espíritos de Vingança caídos ali. Em seguida, ele é convocado por Zadkiel e some no firmamento. Ouve-se um estouro nos céus e todos os místicos, sensitivos e afins do planeta sentem o distúrbio no nosso plano.

Em meio aos caídos, a Coveira caminha atordoada até encontrar com Johnny Blaze, que mal se agüentava na direção de sua moto. Blaze lamenta ter falhado, mas a pior revelação estava por vir. Um novo estrondo surge dos céus e um ferido Daniel Ketch caí em Terra. No mesmo instante, Blaze sente seu corpo sendo alimentado mais uma vez pelas chamas do Espírito de Vingança e, não muito longe dali, Kowalski, se torna também uma versão hedionda de Motoqueiro Fantasma.


Universo Marvel Anual: Motoqueiro Fantasma

Delirando, Ketch afirma que descobriu muito tarde que estava sendo iludido. Ele disse que não conseguiu impedir Zadkiel de usá-lo para derrubar os portões do paraíso, mas ao menos voltou a terra com um pouco do poder do Espírito de Vingança. Contudo, lamentavelmente, Zadkiel venceu.

Provações e Atribulações (Roteiro: Jason Aaron|Arte: Tony Moore)
(Originalmente publicada em Ghost Rider 33-35)

Nestas três últimas histórias, temos na verdade epílogos dos três principais personagens desta trama: Coveiro, Daniel Ketch e Johnny Blaze, separados logo após a Guerra dos Espíritos de Vingança. Outro fato curioso é que o novo desenhista aqui é ninguém menos que Tony Moore, o mesmo da série, Walking Dead (Traduzida como ‘Os Mortos-Vivos’ aqui’), novo sucesso da TV a cabo.

Na primeira história, temos a visão da nova Guardiã, a Coveira, sob a importância dos Motoqueiros Fantasmas durante os séculos. Desde a arca de Noé, seus serviços são utilizados para propagar a fúria divina. Sara também encontra o seu antigo covento inundado em sangue e descobre que o responsável foi ninguém menos que o insano Diácono. E quando tudo mais parecia perdido, a Coveira recebe a visita de dois Motoqueiros Fantasmas do futuro. Eles, que mal sabiam se a Invasão Skrull já havia ocorrido ou não, alerta Sara de que ela não deve perder a esperança. Afinal, ela mesma os enviou para dar essa mensagem.

Universo Marvel Anual: Motoqueiro Fantasma

Na segunda história, vemos mais uma vez Daniel Ketch em ação como Motoqueiro Fantasma e ao lado do bem. Com a missão de se redimir do mal que cometera recentemente, agora ele luta contra todo o mal da terra e desta vez terá que levar a penitência a um Caminhoneiro Infernal. A batalha é pra lá de sinistra e tem aqueles finais típicos de filmes de Terror dos anos 80 baseados em livros de Stephen King.

Universo Marvel Anual: Motoqueiro Fantasma

Por fim, Johnny Blaze segue sua vida como errante solitário e – agora- sem destino. Ainda no oriente, ele acaba encontrando-se com um monge que diz que ele ainda terá seu sinal e acaba se envolvendo numa enojante aventura numa cidade dominada por uma criatura capaz de deformar as pessoas com um simples toque. Conseguindo usar mais uma vez o poder do Espírito de Vingança, Blaze dá um jeito na entidade queimando-a antes que ela consiga sequer tocá-lo. E uma vez de volta com seu dom, o Motoqueiro Fantasma faz literalmente cair fogo dos céus e massacrar todos os demônios que aflinjiam o vilarejo. É neste momento que surge a Coveira e o convence a entrar de volta na luta contra Zadkiel. Afinal, a esposa e filhos mortos de Blaze estão no céu e correndo perigo. Já o destino da criatura que atacou a cidade é virar história de pescador...

Universo Marvel Anual: Motoqueiro Fantasma

Bom, assim se encerra essa gigantesca edição. Certamente, é o tipo de revista que apesar do preço vale por cada página, principalmente para os fãs do Motoca. E fica aqui já o pedido para que não demorem com a continuação dessa história, que certamente deve ser infernal!

Coveiro

comments powered by Disqus