terça-feira, 22 de maio de 2018

Deadpool 2: As muitas referências aos quadrinhos



Quem viu percebeu como Deadpool 2 remeteu muito mais aos quadrinhos da Marvel do que o primeiro filme. Mais do que qualquer outro filme da 20th Century Fox até então. De sutis particularidades da história pessoal de Cable até tramas pontuais da X-Force, deixando no meio do caminho easter eggs de grupos canadenses em propaganda de taxi e até mesmo nomes de personagens coadjuvantes importantes deixados ali apenas para olhos atentos a telona. Confira tudo que pescamos até agora relacionado aos quadrinhos em Deadpool 2:

Cable dos Cinemas vs Cable dos quadrinhos
Em dado momento do filme, Deadpool vai descrever o personagem Cable pra sua equipe, mas salienta de forma curiosa que ele "não é tão grande assim como nos gibis" E isso se deve, é claro, que o personagem nos quadrinhos é imensamente corpulento e nunca poderia bater o tamanho do ator Josh Brolin mesmo que ele fique anos em malhação.

Em contrapartida, apesar de não citar propriamente, parece que as partes metálicas de Cable em metade de seu corpo são fruto realmente de um vírus tecnorganico. Dá pra ver em certa cena que ele se olha no espelho que ele analisa suas partes metálicas como se notasse uma diferença nelas.



A Pochete de Cable
Uma das piadas recorrentes do personagem no filme e que vem diretamente de uma zoação dos quadrinhos é que o cinto com bolsos dele no filme é mais de uma vez referido como sendo uma pochete, mesmo Cable dizendo o contrário.

Um desenhista chifrim qualquer
Mais uma vez cutucando todos os lados, Deadpool quando não está muito convencido da sorte natural da personagem da Dominó, a critica como sendo fruto de uma criação de um "artista do show dos horrores" que não sabe sequer desenhar pés.

Hope Summers
Vemos que Cable carrega a todo momento um ursinho de pelúcia em memória de sua família que morre queimada no futuro. Mas em dada cena antes de entrar na Casa Essex que vemos que Nathan diz que o nome de sua falecida filha é "Hope", Esperança nos quadrinhos do Brasil.




Futuro Apocaliptico do Cable
Assim como nos quadrinhos, Cable acaba decidindo ficar em nossa realidade para mudar o futuro apocalíptico que está por vir agora que sabe pelo menos que suas esposa e filha ficaram vivas após recuperarem Russell.  E isso pode ser o plot da vindoura X-Force já que Cable tem como objetivo de vida salvar a humanidade de seu fim fatídico nos gibis e por isso cria o grupo alternativo aos X-Men.


X-Men Trainee
Se você não percebeu desde os trailer, a roupa do Deadpool de trainee amarela lembra o uniforme dos X-Men usado pelos mais novatos, principalmente os Novos Mutantes. Wade já usou um destes nos quadrinhos certa vez.



Metáfora datada pra racismo dos anos 60
Apesar de ridicularizar o intento de Stan e Jack que criaram os personagens nos anos 60, Deadpool esta certo em dizer que eles foram criados como uma metáfora. Se são datados ou não, fica a cargo de cada um avaliar.


Rusty Collins

Como cantamos a bola anteriormente, o personagem Russell que já era descrito no filme é realmente a versão de Rusty Collins dos cinemas. Além de ganhar um biótipo diferente para caber bem na trama proposta do filme, o garoto tem um pseudônimo que ele se dá - "Punhos de Fogo" ou "Firefists". Nos quadrinhos, Rusty nunca teve um alterego ou sequer um destaque de verdade nas histórias desde sua primeira aparição em 1986 em uma história do X-Factor. Já Eddie Marsan, o diretor do lugar, parece ter o perfil de um Purificador, atacando mutantes sob pretexto religioso.



Casa Essex
E mais uma vez, assim como foi em X-Men: Apocalipse e Logan, o vilão Nathaniel Essex, o Senhor Sinistro, é mencionado nos filmes, mas sem qualquer direção certa de que um dia irá aparecer de fato nas telonas. Talvez, isso fique para depois, quando um certo acordo entre as gigantes do cinema se firmar.


A Geladeira
No filme, tanto Russell como Wade são enviados para uma super-prisão de mutantes chamada de A Geladeira (Ice Box), que nos quadrinhos nada mais é do que uma versão da Balsa só que no Canadá e usada poucas vezes nos gibis. A primeira vez que é mencionada é em Maverick #8, em história inédita no Brasil



Irene Merryweather
O pessoal da produção do Deadpool foi muito cuidado com os easter eggs ao ponto de colocar em um noticiário que cobria o acidente com o Russell na Casa Essex como sendo uma cobertura de Irene Merryweather. Nos quadrinhos, ela foi uma personagem recorrente das histórias de Cable em pelo menos dois volumes.




Avenida Gerry Duggan
O roteirista mais recente de Deadpool, que está se despedindo do título esse mês, Gerry Duggan, ganhou uma menção no filme como uma das ruas em que o comboio da DMC iria passar na transferência de prisioneiros.


Tropa Alfa
A equipe de super-heróis canadense não aparece de fato no filme, mas olhos atentos devem capturar o detalhe de que a propaganda do taxi de Dopinder, o motorista amigo do Deadpool, é a de uma agência de viagens chamada "Alpha Flight" ou "Tropa Alfa". No número do carro, o 121 final equivale a edição dos X-Men onde o grupo apareceu.




Madelyne Pryor

Outra refência visual aos quadrinhos escondida no filme ocorre na cena da perseguição ao comboio de presos da DMC. Quando Cable ataca, um caminhão de sorvetes escrito Pryor's Treats aparece. Madelyne Pryor é a mãe clone de Jean Grey que deu a luz a Nathan Christopher Summers, o Cable.


Kid Apocalypse

Toda a história ao redor de Russell com Deadpool em que ele impede Cable de matar o guri basicamente se resume bem a relação que Wade teve com o garoto Kid Apocalypse nos quadrinhos. Por pior que seja o personagem, ele tem seus limites - Não mato crianças. Basicamente, é algo que acaba sendo transposto aqui num diálogo com Cable quando ele e Deadpool decidem conversar antes de voltar as tapas e Wade acaba pedindo uma chance de converter o garoto a não se tornar um vilão.



Membros da X-Force
Aqui vemos uma série de mutantes dos quadrinhos ganhando versões pros cinemas, nada muito elaborado já que eles não vão longe. Shatterstar é um dos membros originais da X-Force, um ser de outra realidade filho do habitante do Mojoverso e artista principal do lugar, Longshoot. Apesar de nunca confirmado, sua mãe supostamente era a mutante Cristal. Toda sua biologia era aprimorada e ele era um exímio espadachim. Dominó era uma das membros oficiais da X-Force, mas surgiu um pouco antes da formação do grupo como uma aliada de outros tempos do Cable. Seu poder é a sorte, bem como foi representado no filme.

Bedlam (Terry Crews) tem a capacidade de gerar pulsos elétricos, Zeitgeist é um personagem da X-Force de Peter Milligan, que virou X-Static.  Vanisher era um dos inimigos clássicos dos X-Men, mas originalmente seu poder era se teleportar e não ficar invisível.  Já Peter não é ninguém equivalente aos quadrinhos apesar da sua ficha ter um 'W' misterioso no sobrenome, ele não deve ser o equivalente ao mutante britânico Peter Wisdow. Nem de perto.



Shatterstar e Mojoverso
Se não bastasse o personagem da X-Force original aparecer, eis que Deadpool 2 não tem medo de citar que ele veio de um do Mundo Mojoverso. Sem qualquer explicação digna, a coisa é corroborada quando Shatterstar é despedaçado em certa cena e sangue verde alienígena se espalha pra todos os lados.


Uniforme Cinza da X-Force
E já que falamos desse personagem em especial, vale lembrar que foi nessa mesma época que Deadpool estava na X-Force e passou a usar o uniforme cinza que era a cor comum ao time. No filme, depois de se chocar contra umas paredes e cair em pedaços de construção, Deadpool está com o uniforme tão encardido que lembra muito o tal uniforme da X-Force.




Yukio
Não é exatamente quem pensávamos. A personagem de  não é a Faísca, Noriko Ashida, dos quadrinhos. Ela é na verdade Yukio, ou uma versão dela, já que no filme The Wolverine essa mesma personagem que tem outro tipo de dom mutante é vivida por Rila Fukushima, o cabelo colorido que rende piadas a Deadpool chamando-a de Meu Querido Ponei continua o mesmo, no entanto.



Bea e Arthur
Seguindo a piada dos quadrinhos onde o personagem tem obsessão por uma das Golden Girls, Bea Arthur, eis que Deadpool batiza suas espadas de Bea e Arthur. É algo que Wilson mostrou já anteriormente em fotos.



A Péssima relação com o pai
Apesar de isso não ter sido bem trabalhado no filme como se deveria, Deadpool 2 dá uma pincelada na péssima relação que Wade teria com seu pai como nos quadrinhos ao ficar receoso de ter um filho ou filha com Vanessa e que ele fosse um pai tão ruim como o dele foi com ele.


Black Tom
Não dá pra saber se ele tem o sobrenome Cassidy ou se seus poderes mutantes são similares aos dos quadrinhos, mas Black Tom está no filme, mais servindo como uma piada de apropriação cultural e sendo um dos pesos pesados da prisão. O mais curioso aqui no entanto é ver que ele dividiu um filme com o Fanático, mas não eram parceiros como acontecia nos gibis.



Fanático
Não é a primeira vez que o Fanático aparece nos cinemas, mas é a primeira vez que ele aparece dignamente representado. Ok, tudo bem, o CGI poderia ter sido melhor, mas já foi uma luta e tanto. E temos uma materia bem detalhada sobre ele e os gibis citados quando ele apareceu aqui!

Dividido ao Meio
Essa é uma das cenas mais abruptas que um personagem com fator de cura acelerada já teve nos quadrinhos, ficou marcada pela versão ultimate do Hulk com o Wolverine, mas aqui foi trocada por Fanático e Deadpool. Ficou realmente hilária e rendeu mais umas cenas divertidíssimas depois.




Desenhos dos Créditos Finais
E por fim, assim como aconteceu com o primeiro filme, a arte dos Deadpools do final do filme são assinadas por Skottie Yound. Sim, foge um pouco do tipo mais 'chibi' que ele vem fazendo agora, mas lembra mais sua arte original quando começou nos quadrinhos da Marvel. É claro que foi forçadamente estilizada pra o filme.



E isso aqui é só falando dos quadrinhos. A gente vai ainda voltar amanhã para falar sobre outra tantas referências ligadas a filmes de super-heróis e de cultura Pop.  Fique ligado!

E já leu nossa resenha oficial do filme? É só clicar aqui!

Coveiro

comments powered by Disqus