segunda-feira, 10 de junho de 2024

Diretor de X-Men '97 comenta sobre como deixou o visual da animação "novo, mas familiar"

 Uma das metas de X-Men '97 era manter aquele clima dos anos 90 da série original, mas ao mesmo tempo revitalizar a animação para os dias de hoje sem perder a essência. Em conversa com o  site Discussing Film, o diretor principal de X-Men '97 Jake Castorena deu os créditos a artista conceitual principal do desenho e exemplificou como as novas tecnologias de animação ajudaram no novo desenho.

"Em primeiro lugar, tenho que agradecer Amelia Vidal, nossa principal designer de personagens, e sua equipe. Não invejo a tarefa que ela teve, adaptando os designs icônicos de Jim Lee e todas as suas linhas, volume e sombreamento no estilo dos anos 90. Indo para esse show, ele tinha que ser produtivo e mais gerenciável nos dias de hoje. Faça os designs funcionarem, mas não os altere muito. Tudo se resumiu a uma das frases que sei que me deu o emprego: “Novo, mas familiar”. Não é o mesmo programa literalmente, tem que ser o programa que você lembra, mas em 4K. Foi pegar essa regra fundamental de pensamento e perguntar: “Como é isso?” disse o diretor.

Jake Castorena continuou: "Um dos meus exemplos rudimentares favoritos é como o programa original lidava com o cabelo da cabeça e como nós lidamos com isso. Vejamos Jubileu e Gambit, por exemplo. No desenho original, há muitos designs pontiagudos e ondulados. Parece ótimo, especialmente para aquela época, mas é algo que aprendemos ao longo dos anos na animação; isso é muita porcaria para rastrear. Pode ser desnecessariamente tedioso rastrear esse tipo de coisa. É como, “Oh, esse cabelo salta demais. É tão perceptível. Temos que consertar isso.” Mas o que realmente queríamos consertar era a atuação facial. Se você quisesse forçar essa nuance, então teríamos que corrigir a atuação nas mãos. Espere, porém, ainda temos que voltar e arrumar o cabelo. Então, agora, estamos fora do controle de qualidade".

"Você quer evitar tentar cruzar a linha de chegada no último segundo versus aqui, vamos pegar esse entendimento e riqueza de conhecimento de mais de 30 anos e ver que há uma maneira de simplificar o cabelo e ainda ter a sensação daquela era dos anos 90 mas que seja gerenciável para nossos fornecedores e para nós mesmos, sem comprometer. Se você notar, como o cabelo de Jubileu e Gambit, existem formas maiores e pedaços que ficam mais fáceis. Tudo se resume a entender o que aprendemos ao longo dos anos. Podemos reduzir o risco de retomadas desnecessárias com base em como projetamos as coisas, como as enviamos para serem animadas ou quais indicações e notas temos. Esse é apenas um pequeno aspecto de todo o escopo da nossa produção em X-Men ‘97" concluiu, por fim.

O elenco de voz de X-Men '97 conta com Ray Chase (Ciclope), Jennifer Hale (Jean Grey), Alison Sealy-Smith (Tempestade), Cal Dodd (Wolverine), JP Karliak (Morfo), Lenore Zann (Vampira), George Buza (Fera), AJ LoCascio (Gambit), Holly Chou (Jubileu), Isaac Robinson-Smith (Bishop), Matthew Waterson (Magneto) e Adrian Hough (Noturno). Beau DeMayo é o produtor executivo e roteirista principal da nova animação. Jake Castorena é o diretor desta primeira temporada.

Coveiro 

comments powered by Disqus