segunda-feira, 9 de setembro de 2024

John Cassaday, artista de Surpreendentes X-Men e Star Wars, faleceu hoje com 52 anos de idade

 O artista de quadrinhos John Cassaday faleceu hoje aos 52 anos. Sua irmã, Robin, compartilhou a notícia mais cedo hoje no Facebook. Robin revelou que Cassaday foi internado na UTI em Nova York há cerca de quatro dias, mas pelo que ela relatou em postagens anteriores a hospitalização parece ter sido um acidente que pegou a todos de surpresa. Até a presente matéria ser lançada, a causa de sua morte é desconhecida.

Co-criador de Planetary com Warren Ellis, Desperadoes com Jeff Mariotte e I Am Legion com Fabien Nury, ele foi o artista principal em Surpreendentes X-Men com Joss Whedon, Capitão América com John Ney Rieber e Jeph Loeb, e Star Wars com Jason Aaron. John Cassaday foi um artista de quadrinhos muito popular, incrivelmente detalhista, diverso e focado em design com vários prêmios Eisner em seu nome por Astonishing X-Men, Planetary e I Am Legion. Ele começou sua carreira dirigindo noticiários de televisão depois de frequentar a escola de cinema, mudando para quadrinhos enquanto trabalhava na construção e, após algum sucesso para editoras independentes, foi inicialmente apadrinhado por Mark Waid.

John Cassaday também voltou a trabalhar nas telas como artista conceitual no filme Watchmen, diretor de um episódio da série de TV Dollhouse de Joss Whedon e ator em House on the Hill. Ele também fez e apareceu em vários documentários sobre quadrinhos.



Hoje, Waid relembrou aquele primeiro encontro em meados dos anos noventa na Big Apple Comic Con. "John era agradável, delicado e bem-educado, e quando ele me mostrou seu portfólio, eu também sabia que ele era tremendamente talentoso para um novato. Na manhã seguinte, eu estava tomando café da manhã com o escritor Jeff Mariotte, que mencionou que estava procurando um ilustrador para sua próxima série, Desperados. Rapaz, ele disse isso para o cara certo, porque eu tinha o artista em mente."

Mark Waid acrescentou: "como seu editor por um breve período na Humanoids, tive o grande e agora melancólico prazer de assistir páginas magníficas, suas melhores de todos os tempos, chegando lentamente em seu projeto dos sonhos, uma série multimídia não anunciada de propriedade do criador que agora será sua sinfonia inacabada." E ele compartilhou uma observação e anedota. "Homens em quadrinhos, como regra geral, não são exatamente abençoados com aparência de protagonista, mas John era. Pergunte a qualquer um. Entre sua aparência bonita, seu jeito charmoso e sua mistura perfeita de confiança e humildade, ele era o favorito de muitas, muitas mulheres em sua juventude. Muitas. Sem esforço. Entrar em uma sala cheia de mulheres com John era um lembrete de que o resto de nós realmente, verdadeiramente precisávamos trabalhar em nosso jogo".

"Minha única lembrança favorita com John foi quando ele, eu e um bando de outros caras de quadrinhos estávamos em volta de uma grande festa de bar de convenção quando o ator Michael Rosenbaum entrou. A cabeça de todas as mulheres se virou, instantaneamente, todos os olhos para Rosenbaum. Foi como jogar um ímã em uma caixa de limalha de ferro. Por outro lado, todos os homens no bar que estavam lá com um encontro de repente estavam segurando duas bebidas. No tumulto, tive a presença de espírito de olhar para John e dizer: "Agora você sabe como NÓS nos sentimos" disse Mark.

E Waid concluiu a nota dizendo:" John Cassaday, eu vou dizer sem hesitação e quase nenhum medo de discordância, foi um dos maiores ilustradores e contadores de histórias com quem eu já trabalhei neste meio. Como Neal Adams, Jim Steranko ou Michael Golden, ele era um marco, um ponto de referência para muitos e muitos artistas cujo trabalho foi influenciado por ele. A maioria das pessoas serão sortudas se mais do que uma dúzia de pessoas ainda falarem sobre ela após um mês ter se passado de sua morte. Mas meu amigo John vai ser falado e lembrado por toda a indústria por anos. E isso está correto. Descanse em paz, Senhor".

Jeff Mariotte escreveu "Meu amigo John Cassaday e eu fomos partes importantes de nossas respectivas carreiras em quadrinhos. Desperadoes foi meu primeiro título de propriedade do criador. Ele me permitiu trabalhar com vários talentos estelares. Vendeu bem e ajudou a acender um boom em quadrinhos de faroeste estranho que ainda está em andamento. Ele fez um nome para mim como escritor de quadrinhos. John foi o primeiro artista da série. Ele desenvolveu a aparência visual dos personagens. Ele ainda não era muito conhecido, mas ao longo de sua carreira ele se tornou bem conhecido. Mostrei as primeiras páginas para Warren Ellis, que escolheu John para Planetary, o que o tornou um superstar. Uma vez tentei apresentar Joss Whedon a John, porque Joss amava Desperadoes. Joss recusou a oferta naquele momento, mas depois trabalhou extensivamente com John, até mesmo o contratando para dirigir um episódio de seu programa de TV Dollhouse. Agora John se foi, muito jovem. Não o vejo há 5 ou 6 anos, e agora não o verei novamente. Feliz trilhas, parceiro, e obrigado por pedalar comigo."



Que essa lenda que nos emocionou descanse em paz! E que o coração de sua família, amigos e fãs se conforte com essa perda tão súbita. Nossos eternos sentimentos!

Equipe 616

comments powered by Disqus