terça-feira, 14 de agosto de 2007

Homem-Aranha: Reação em Cadeia


Homem-Aranha: Guerra Civil

"Meu nome é Peter Parker e sou o Homem-Aranha desde os 15 anos". Essa frase, que pudemos ver no final da segunda edição de Guerra Civil e em Homem-Aranha 28, marcou a revelação pública da identidade que Peter Parker tentou esconder desde que se tornou um superser. Porém, é importante não esquecer que um grande acontecimento tem diversas repercussões que se sucedem em uma reação em cadeia. Esperadas e inesperadas. Como por exemplo quando um adolescente é picado por uma aranha radioativa e ganha superpoderes, ou mesmo quando, por uma tragédia pessoal, esse garoto decide se tornar um super-herói.

A revelação da identidade de Peter, portanto, traz diversas conseqüências logo a curto prazo. Em primeiro lugar, os EUA entram momentaneamente em estado de choque. A busca pelo nome Peter Parker na internet dá um "tilt" em toda a rede. Até aí, temos algo esperado, totalmente previsível. Mas nem tudo é assim. A forma como JJ Jameson encara o episódio é bizarra e, ao mesmo tempo, reveladora. A consideração que o velho jornalista reacionário tinha pelo jovem Parker é revelada a seu braço direito Robbie, juntamente com o ódio que o fato de se sentir enganado por todos esses anos o fez sentir. Reação que resulta em um processo contra Parker no valor de 5 milhões de dólares.

Homem-Aranha: Guerra Civil

A conversa pós-revelação com Tony Stark revela o quanto aquilo foi doloroso para Peter, já que expõe totalmente a sua família ao perigo. O tom condescendente de Stark, querendo comparar sua experiência com a do Aranha, é rechaçado por Peter, que praticamente o ameaça caso ele não garanta a segurança de MJ e May, sua família, a partir de então. Outra coisa que não poderíamos prever é como a população, após o choque inicial, reagiria. E boa parte dela reage mal, enfatizando que o Aranha nada mais é do que um monstro que se escondia atrás de máscaras.

Homem-Aranha: Guerra Civil

Outra coisa imprevisível é que, enquanto Peter tenta absorver aos poucos o que acabara de fazer, sua família e o casal líder do Quarteto Fantástico protagonizariam uma cena hilária. Imprevisível o suficiente para que o personagem central de todo esse acontecimento fique de saco cheio e vire coadjuvante em uma seqüência de elogios, um tanto vazios, de ambas as partes.

Homem-Aranha: Guerra Civil

O outro lado da moeda também aparece, e, de repente, Peter vira centro das atenções de toda a mídia e da indústria de fofocas novaiorquinas. Sua privacidade vai para o espaço. Flash Thompson se recusa a acreditar que aquilo é verdade, e o ex-hospedeiro do Venom, Ed Brock, acompanha em silêncio, em seu leito terminal, todas as repercussões.

Algo bem previsível com o fim de sua privacidade, é o fato de agora o Homem-Aranha se tornar um alvo muito mais fácil de se encontrar e atingir por seus inimigos. Difícil imaginar que eles não reagirão depois de tudo isto.

Homem-Aranha:Guerra Civil

Mas, então, uma coisa pela qual Peter realmente não esperava, mas que não surpreendeu a todos nós que acompanhamos o clima da Guerra Civil ser construído ao longo dos últimos meses. Tony Stark após revelar que tem conhecimento da identidade de nada mais, nada menos, que 137 heróis, declara publicamente que todos aqueles que não se registrassem e fossem contra a lei prestes a ser aprovada, seriam "caçados" e aprisionados, sem exceção. A forma incisiva pela qual isso é colocado em prática já chegou a nosso conhecimento em Guerra Civil 2, mas o fim de sua declaração é que surpreende Peter. Os heróis registrados farão parte da tropa de elite de busca e captura de não registrados. Inclusive o Homem-Aranha.

Homem-Aranha: Guerra Civil

Após essa revelação gerar um atentado civil contra a vida de Peter e MJ, o Aranha bate de frente com o Homem de Ferro. A irritação com a decisão unilateral de Tony, e com a possibilidade de enfrentar o Capitão América, deixa Peter em um estado de nervos pior do que já estava, e ele consegue demonstrar ao "chefe" que não seria apenas uma marionete em suas mãos. Mas não há tempo para muita discussão, e o Homem-Aranha é apresentado aos heróis que farão parte das equipes pró-registro. Dentre eles podemos ver diversos ex-vingadores, o Quarteto Fantástico (com exceção do hospitalizado Tocha-Humana) e até mesmo os Thunderbolts. Os lados estão formando seus exércitos, a Guerra Civil só está começando, e o abalado Peter Parker continua no olho do furacão. E agora sem máscaras.


« Jøåø »


Deixo aqui ainda um "brinde". Já que é realmente complicado publicarem no Brasil o tanto de capas variantes que lançam nos EUA, fica aqui uma versão alternativa da capa de Amazing Spider-Man 533.

comments powered by Disqus