terça-feira, 21 de agosto de 2007

Planeta Hulk: Rumo à Anarquia

Incredible Hulk v3 #95

O primeiro arco da saga Planeta Hulk, Exílio, chega a sua conclusão em Universo Marvel 26 abrindo novas perspectivas para o Hulk em sua experiência interplanetária. Como ficou claro na edição anterior, o confronto do grupo unido pela guerra, do qual passou a fazer parte o gigante esmeralda, com o Surfista Prateado era inevitável. Mas o que o Surfista, conhecido ali como o gladiador Selvagem Prateado, estaria fazendo escravizado em Sakaar?

Para começo de conversa é importante observar que Aniquilação, que acabou de terminar nesse mês aqui no Brasil, está bem adiantada em relação ao resto da cronologia. Portanto, para todos os efeitos, esse arco se dá um bom tempo antes daquela saga. Vamos ao Surfista. O início da história o mostra aprisionado e dizendo o quanto ele sempre quis enfrentar adversidades, lutar de verdade pelo que era seu. Coisa que não conseguiu nem quando era apenas Norrin Radd, e nem quando se tornou um ser dotado de uma fração dos poderes de Galactus. Segundo ele, a primeira vez que isto aconteceu foi quando foi pego, quase que por vontade própria, no vortex do Rei Vermelho, o mesmo que sugou o Hulk para Sakaar. Enfraquecido, provando que o portal realmente exaure os que passam por ele, foi aprisionado, escravizado... e odiou isso. Seu carcereiro, em um diálogo até certo ponto engraçado, o taxa de "chorão".

Planeta Hulk

Enquanto isso, a fama do Cicatriz Verde e seu grupo de gladiadores aumenta absurdamente, e o confronto, por sua liberdade, contra o Selvagem Prateado é esperado por todos. Enquanto a arena é limpa e preparada para o combate, uma surpresa. Onde o sangue do Hulk caiu, começam a florescer vinhas de eleha’al... o sangue do gigante traz vida a um terreno inóspito. O mito em que o Hulk vai se tornando ganha mais um elemento.

Momentos antes da batalha, descobrimos que o Rei Vermelho e seus homens estudam a nave da SHIELD na qual os Illuminati expulsaram o Hulk da Terra, constatando que o pouco respeito que têm por ele era o mesmo em seu planeta natal.

A hora da batalha chega, e o Hulk se surpreende com a visão do Surfista. Em um primeiro momento ele não quer lutar. O ex-arauto de Galactus é um dos poucos pelos quais ele tem algum respeito. O considera um amigo. Mas, forçado pelo disco de controle em seu peito, o ser cósmico ataca primeiro. Enquanto os amigos do Cicatriz verde tentam derrubá-lo, sem sucesso, é a vez do gigante, junto de Hiroim, pegar o oponente em uma armadilha.

Planeta Hulk

Partindo ferozmente para cima do Surfista, o Hulk nos surpreende. Mesmo destruindo o disco de controle, em um acesso de violência, não para de atacar o ex-arauto, talvez quase o matando, se não fosse pela intervenção de Korg. O que nos faz pensar em como o Hulk atualmente é perigoso. Ao mesmo tempo em que percebemos que tem total consciência das coisas que faz, que é racional como sua parte humana, ele é capaz de sair completamente de controle, entrando em uma fúria assassina.

Planeta Hulk

A liberdade de Hulk e seu grupo ainda depende que ele prove sua lealdade ao Rei Vermelho, matando um grupo de rebeldes, do qual Elloe, que outrora lutava ao seu lado, faz parte. Eles se recusam, e quando estão prestes a serem subjugados pela Sombra do rei e pelos discos de controle, um recuperado surfista os liberta. Começa uma revolta, as paredes da arena são destruídas e o grupo escapa.

Refugiando-se nas florestas de Sakaar com seu grupo, Hulk conversa com o Surfista. Diz o quanto ele o invejava por poder viajar pelo universo, o quanto quis, desde a primeira vez que o viu, que o levasse junto para longe da Terra. Quando o ex-arauto se propõe a fazer sua vontade, o Cicatriz verde diz que não precisa. Ele finalmente chegou. De um Hulk revoltado com seu exílio, temos agora um gigante esmeralda feliz com os amigos que conquistou e com as boas lutas que travou até agora nesse novo planeta.

Antes de partir, deixando o Hulk ainda sob perseguição das tropas do Rei Vermelho, o Surfista desmente que ele seria o Filho de Sakaar, um messias que salvaria o planeta. Dizendo também que conhece a história de uma outra profecia, que fala de um ser que viria para destruir Sakaar: o Quebra-Mundos.

Planeta Hulk

O arco termina com uma dúvida. Seria o Hulk o Filho de Sakaar? O Quebra-Mundos? Ou as duas coisas? Ainda temos dois arcos de quatro partes e um epílogo em duas para saber. Mas uma coisa é certa, o Cicatriz Verde já se torna uma lenda em seu novo lar. A seguir, Anarquia!


« Jøåø »

comments powered by Disqus