quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Dois contos sobre a origem da Mulher-Aranha

Recentemente, os leitores de o Homem-Aranha, puderam presenciar na revista do cabeça de teia a minissérie em 5 partes criada por Brian Michael Bendis sobre a origem dos poderes de Jessica Drew O que poucos sabem é que aquela é apenas uma das duas versões sobre o passado da primeira mulher-aranha.

Mulher Aranha

Mudar uma origem é sempre um perigo. Fãs mais xiitas costumam reagir com violência a tal atitudes tomadas por roteiristas. Assim, Bendis usou de um artifício ardiloso para escrever a nova história ao seu gosto e assim a nova minissérie em si acaba dando respaldo para os antigos fãs referirem-se a ela como parte da nova trama.

A primeira origem foi relatada em Marvel Spotlight #32 de 1977 e conta como a jovem Jéssica Miriam Drew foi fatalmente envenenada por radiação no Monte Wundagore, na Transia. Foi o pai dela – Jonathan Drew – quem a salvou ao injetar um soro a base de aranhas irradiadas em seu sangue. Como o soro aparentemente não teve efeito, o homem que se tornaria o Alto Revolucionário – Herbert Wyndham – a colocou num acelerador genético que a envelheceu num nível desacelerado.

Mulher Aranha

Somente décadas depois é que ela foi libertada, mantendo apenas a idade de 17 anos, no entanto. Jéssica cresceu no Monte Wundagore sobre os cuidados de Bova, uma das criações do Alto Revolucionário. Fugindo de lá, ela acabou caindo nos braços do Conde Otto Vermis, líder da Hidra na época, que a recrutou imediatamente. Fazendo uso de lavagens cerebrais e manipulações, ela foi convencida de que não era humana, mas sim uma aranha desenvolvida autodenominando-se Arachne. Sua história, no entanto, estava para mudar quando descobriu a verdadeira natureza da HYDRA numa missão contra a SHIELD. A perspectiva mudou e a partir de então ela se voltou contra seus aliados e assumiu o manto da Mulher-Aranha.

Mas essa era uma história que Bendis estava destinado a mudar…

Na nova minissérie Origem, o soro de aranha e o acelerador genético foram deixados de lado e os poderes de Jessica provieram de um acidente sofrido por sua mãe ainda grávida. Miriam Drew, que nesta história colaborava com as pesquisas do marido, foi atingida por um laser contendo uma série de cepas de DNA de diferentes espécies de aranhas. Aranhas que estavam sendo usadas para que fosse entendido a suas habilidade e adaptações ambientais para que pudessem ser incorporadas no genoma humano.

Agora, as ligações de Jonathan com a HYDRA são claras e seu financiador é o General Wyndham, apesar de não podermos definir de maneira menos nebulosa a relação deste com o Alto Revolucionário. Um outro colaborador do Jonathan é Miles Warren que como muitos sabem viria a se tornar o Chacal, após desenvolver a técnica de clonagem de células humanas.

Na nova origem, os pais de Jéssica se mudam para Wundagore antes de seu nascimento, estabelecendo assim sua origem como verdadeira européia. Sua baba, a Bova, aparentemente é humana, apesar de Bendis sabiamente manter repentina alucinações da personagem que remetem a primeira origem.

Mulher Aranha

Ela ingressa na HYDRA logo após o desaparecimento de seus pais, sendo enganada com falsas intenções, hipnotizada por Mentallo e submetida a um treinamento rigoroso com o Treinador, que foi responsável por transformá-la numa grande lutadora e assassina. Neste novo conto, o Conde Otto Vermis tem um papel menor, não passando de um mero agente aposentado que Jéssica seduz para agariar informações.

Deste ponto em diante, repete-se o que já conhecíamos sobre ela. Após uma missão contra a SHIELD, ela percebe o engodo e aceita o convite de Nick Fury para ingressar no grupo. Contudo, desta vez, ao invés de ir em busca do assassinos de seus pais, ela descobre que estão vivos e parte de pistas para reencontrá-los.

Mulher Aranha

E assim é recontada a história, tentando embasar mais a natureza de agente dupla de Jessica para que Bendis tenha ainda maior liberdade ao desenovelar sua trama. Particularmente, sou um daqueles que preferia a primeira trama, mas diante do trabalho de Bendis nos Vingadores, vou tirando o chapéu para sua liberdade criativa.

Coveiro

comments powered by Disqus