quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Capitão América: Edição de Aniversário

No ano passado, o Capitão América completou 65 anos de vida. E como ele é um dos xodós da Marvel, essa data não poderia passar desapercebida. Em uma edição especialíssima, escrita por Ed Brubacker e desenhada a seis mãos por Javier Pulido (que tem um estilo Kyrbiano muito legal), Marcos Martins e Mike Perkins (da série normal do Capitão), vemos uma história vinda diretamente da Segunda Guerra Mundial.

Capitão


Na história, o Capitão América, juntamente de Bucky e do Comando Selvagem de Nick Fury, saltam na Alemanha nazista a fim de desmantelar um plano do Caveira Vermelha. Eles mal chegam ao ponto de salto e são recebidos à bala pelos nazistas. Bucky de forma heróica, e quase suicida, consegue derrotar o inimigo, mas é ferido no peito, e vemos, pela primeira vez, o que o soro do supersoldado fez à Steve Rogers. Ele leva o Bucky ferido até a cidade correndo, perfazendo cada milha em um minuto, ou seja, 60 milhas por hora. Pouco mais de 90km/h.

Airborne

Na cidade eles chegam aos seus contatos, Gretchen e seu pai Richard, o único foco da resistência que persiste, todos os outros foram mortos ou presos. Richard opera Bucky e salva sua vida. O Capitão faz um reconhecimento na cidade, se reporta a Fury, e eles elaboram o plano. No posto de comando nazista, algumas respostas são dadas. O Caveira busca um Deus Monstro de Ferro e Fogo, vulgo Robô, criado por um cientista alemão morto há mais de 500 anos, e enterrado sob as ruínas de seu castelo.

Ao mesmo tempo um quase recuperado Bucky e Gretchen invadem a biblioteca municipal atrás dos registros sobre o castelo e um homem da cidade que estava ajudando os nazistas nas pesquisas.

Enquanto o grupo de Fury iria criar a distração, o Capitão confrontaria diretamente o Caveira Vermelha e o que ele estava escavando. Por fim, Bucky e Gretchen iriam capturar o cientista que estava ajudando os nazistas a fim de entender contra o que eles estavam lutando.

Luta

O Capitão, então, descobre o robô do Caveira, a primeira geração do Hibernantes do Caveira Vermelha. Entretanto, por mais poderoso que fosse o robô, o Capitão o derruba sem maiores dificuldades, fazendo com que as ruínas desabem sobre ele, explodindo e levando quaisquer evidências aos ares.

Como gurpo de partida, Bucky se despede calorosamente de Gretchen, e vemos no epílogo o Capitão falando sobre esta história, já nos tempos atuais, dizendo a Sharon Carter que eles devem encontrar Bucky o mais depressa possível.

Enquanto isso, nas ruínas atuais do que foi aquele castelo, Lukin/Caveira Vermelha chega ao local, mandando que fosse feita nova escavação. Ao que parece, nem tudo que o local guardava foi descoberto pelo Capitão e seus homens. Com isso, seguimos para a próxima fase das aventuras do Capitão, nos aproximando cada dia mais da Guerra Civil.


J.R. Dib

comments powered by Disqus