segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Maiores Clássicos dos X-Men: o Massacre de Mutantes

Há 21 anos atrás era lançado nos EUA uma saga que mudou os rumos dos quadrinhos para sempre. Nela, um grupo de mutantes conhecidos como Carrascos invadiu os túneis dos Morlocks e dizimou grande parte destes. Com que pretexto eles estavam fazendo aquilo? Hoje, começa o primeiro post da série flashback do Universo Marvel 616, começa aqui o Massacre de Mutantes.

Capa
Previamente, os X-Men estavam com um grupo novo após a saída de Ciclope, que acabara de ser pai de Nathan Christopher Summers, futuramente chamado Cable. Esse grupo contava com Tempestade, Wolverine, Colossus, Lince Negra, Vampira e Noturno. A Escola Xavier ainda tinha Magneto, que se regenerara após a saída de Charles Xavier, que foi levado ao Império Shiar para ser tratado de uma degeneração em seu organismo. Magnus treinava os Novos Mutantes, e os Morlocks já eram liderados por Tempestade após ela ganhar a liderança destes numa luta com Callisto.

Enquanto isso, o X-Factor, grupo recém criado por Ciclope com os primeiros X-Men, inclusive com a recém renascida Jean Grey, luta contra a Força Federal nos túneis e, ao final da luta, gritos são ouvidos.

Comeco

Nos túneis, um grupo de mutantes auto-intitulados Carrascos começa o Massacre. O grupo é composto por Caçador de Escalpos, um mutante capaz de criar armas de uma variedade de partes mecânicas que ficam em sua roupa, Maré Selvagem, que gira rapidamente arremessando dardos e estrelas pontiagudas de suas mãos, Embaralhador, que, como o próprio nome diz, neutraliza e embaralha poderes mutantes, Arco Voltaico pode desferir poderosíssimos golpes com as mãos, até mesmo criando ondas sísmicas, Vertigo cria tontura em seus alvos, Arpão arremessa lanças e arpões que se transmutam em energia logo que saem das suas mãos, Dentes de Sabre, já conhecido dos leitores, Arrasa Quarteirão, um gigante super forte e resistente, e, por fim, Prisma, que disparava rajadas de energia através de seu corpo de cristal.

Carrascos

Os X-Men são avisados por um mutante toupeira, que usa os túneis que ligam os Morlocks à Mansão X, e que morre logo em seguida. Logo, Illyiana Rasputin, a Magia, irmã de Colossus, os teleporta aos túneis, e a imagem da morte está estampada em todos os lugares. Corpos e sangue para todos os lados. Vertigo, Maré Selvagem e Arpão recepcionam os X-Men. Noturno, que estava se recuperando de uma luta anterior contra o Clube do Inferno, não consegue se teleportar a tempo, e é atacado por Maré Selvagem, que o deixa quase morto cheio de cortes no corpo e em estado de coma. Os X-Men perseguem os Carrascos e lutam novamente contra eles. Ao proteger Vampira de um ataque de Arpão, Lince Negra é acertada e ferida. Colossus avança impiedosamente e esmaga o pescoço de Maré Selvagem, virando-se em busca de Arpão que já havia fugido.

Colossus

Enquanto isso, Caliban, Sanguessuga e Rusty estão fugindo dos Carrascos, e o X-Factor entra em combate contra eles. Então, um dos momentos mais marcantes da história da Marvel por muitos anos, acontece. Tentando lutar no pequeno espaço que havia nos túneis, o Anjo é cercado por Arpão e Arrasa Quarteirão, que quebram suas asas e o crucificam com arpões atravenssando-as nas paredes. Logo que isso ocorre, Thor, avisado da ocorrência de um Massacre nos túneis, encontra o Anjo e o retira de lá. O destino de Rusty, Caliban e Sanguessuga é mostrada na história do Quarteto Futuro, onde o grupo ajuda o X-Factor a derrotar alguns Carrascos e fugir com os três.

Anjo

Os X-Men recuam à Mansão X. Wolverine fica e começa a caçar os Carrascos em busca de razões para o que houve, e, especialmente, quem era o mandante daquilo tudo. Ele se depara então com Dentes de Sabre, que está segurando o Curandeiro Morlock semi-vivo em suas mãos. Uma luta entre os dois eternos adversários ocorre, mas Logan, sabendo dos riscos do curandeiro morrer, se desvencilha dele e leva o morlock para a Mansão. Nesse instante, uma onda de calor e fogo explode dos túneis dos Morlocks, quase acertando a ele, Vampira, Tom Corsi e o Curandeiro. Thor estava dando aos Morlocks um funeral Viking e, com seu martelo Mjolnir, lançou uma onda de fogo, plasma e calor pelos túneis, queimando tudo que estava dentro deles.

Os túneis haviam sido totalmente queimados e calcinados, nenhum sinal do Massacre permanecia, com ajuda da recém chegada Elizabeth Braddock, Wolverine, Tempestade, Magneto e Callisto voltam aos túneis e nada encontram.

Luta final

Enquanto isso, Vampira e Psylocke fazem a segurança da mansão. Os X-Men temiam que os Carrascos atacassem os poucos sobreviventes retirados dos túneis. O medo se concretiza quando Dentes de Sabre aparece para uma revanche, e derruba Vampira de cara. Invadindo a Mansão, ele persegue Psylocke, que foge e tenta ganhar tempo. Logo, os outros X-Men surgem e Wolverine volta a lutar contra Creed. Mas desta vez, Psylocke, mesmo ferida, começa a sondar sua mente em busca de quem havia comandado o Massacre. Após conseguir a informação, Dentes foge e um novo caminho se abre adiante, a vingança pelos mortos no Massacre.

Bem, comecei esta série, que tem total apoio da Enciclopédia Marvel Diogo, que já até me corrigiu alguns erros no texto, e que promete um super especial da saga Inferno assim que esta série chegar lá.

Até a próxima,

J.R. Dib

comments powered by Disqus