terça-feira, 8 de abril de 2008

Duas Vidas

Se uma lista fosse feita com os personagens que mais se enfrentaram na Marvel, com certeza, um lugar de destaque seria para Wolverine e Hulk. É possível perder as contas de quantas lutas já vimos desses dois e, inclusive, a 1ª aparição do baixinho canadense nos quadrinhos foi em The Incredible Hulk #180, de 1974. E essa história nos iremos rever agora, sob um inusitado ponto de vista.

Wolverine



A história original, de Len Wein, para quem não conhece, mostra Wolverine indo encarar o gigante verde sob ordens do Departamento H. Sua missão é garantir que a permanência do Hulk no Canadá seja o mais breve possível, custe o que custar.

Wolverine vs Hulk



Além do fato da participação do Wendigo ter sido esquecida, a história não tem nenhuma novidade. Narrada em forma de flashback pelo próprio Logan, temos algumas meditações divertidas dele, como o fato do seu uniforme original possuir bigodes ridículos, a inutilidade de máscara e até sobre a cor do uniforme.

Outro aspecto interessante é a constatação do personagem que, não importa para quem trabalhe, Departamento H, Xavier, SHIELD ou Arma X, ele sempre fala e age como normalmente não faria, mas porque algum "babaca" mandou. Nós sabemos que isso é verdade, pois ele sempre se portou diferente ao lado dos X-Men (e Xavier) e em suas aventuras solo.

Porradaria



O resto da história é aquilo que já vimos um milhão de vezes. Wolverine encarando várias páginas de porradaria contra o Hulk e, muitas vezes, de igual para igual. O gigante verde encara o Thor, Fanático e outros de poder semelhante, ao passo que Logan muitas vezes apanha de Dentes de Sabre ou Ômega Vermelho. Vai entender essas lutas da Marvel, não é mesmo?

Por fim, o Hulk segura o corpo de Logan com as duas mãos e, em uma cena violenta, divide o corpo do baixinho canadense ao meio.

Cena chocante?

Mas espere um momento, o uniforme desse Wolverine é o da versão Millennium. O que está acontecendo? Nesse instante, o Logan do Universo 616 acorda. Foi tudo um sonho (ah, os clichês), ou algum tipo de lembrança. Embora seja difícil saber a diferença, uma coisa é certa, ele tem certeza que isso nunca aconteceu e não sabe que uniforme era aquele.

O que aconteceu é que as duas vidas do mutante Wolverine se encontraram, a Millennium e a 616, por um momento. Essa cena ocorreu na inacabada mini-série Wolverine vs Hulk, escrita por Damon Lindelof (produtor de Lost) e desenhada por Leinil Francis Yu. Só que essa mini é do Universo Millennium, então como o Wolverine 616 viu essa cena? Simples, a dor foi tão grande que foi sentida até em outra realidade.

Achou muita viagem? Eu também, até que descobri que o autor dessa história foi Jeph Loeb. Na cabeça desse escritor, algo assim é perfeitamente plausível e de bom gosto. Depois dessa, não tenho mais o que dizer a não ser uma coisa: CHUTEM BEM FORTE!!!

.


P.S. título do artigo baseado em um filme de Bruce Willis

comments powered by Disqus