segunda-feira, 7 de abril de 2008

Um Novo Começo para o Pantera Negra e Tempestade


Black Panther #26

A partir da edição número 15 de Marvel Action, as histórias da revista do Pantera Negra passam a ser uma extensão das histórias do Quarteto Fantástico, uma vez que T’challa e Tempestade, a convite de Reed e Susan Richards, passaram a fazer parte da formação temporária do grupo. Olhado por um ângulo um pouco diferente, esse primeiro arco ainda mantém algumas ligações com o que vinha sendo trabalhado anteriormente, a começar pelo desfecho da Guerra Civil.

A história da edição de março começa com uma repercussão inesperada da presença da SHIELD na zona negativa. Um largo grupo de insetos conscientes se inflama ao dizer que a invasão de seu território não seria permitida, quando um desses invasores, inadvertidamente, esmaga uma parte do grupo. Olhando um panorama mais aberto, vemos que esses minúsculos insetos estão no caminho da construção da prisão 42. Mais a frente, vemos que o discurso não era da boca para fora, e eles preparam uma resistência, e parecem ter encontrado seu campeão.

Pantera Negra: A Iniciativa

Avançando até o presente, vemos Ororo e T’Challa tendo de decidir o que fazer depois da destruição da embaixada de Wakanda pelas forças pró-registro durante a batalha final da Guerra Civil, utilizando-se de um dos vários jatos escondidos em território americano pelo Pantera para saírem do local. A situação incomoda Maria Hill, agora subalterna do Homem de Ferro, uma vez que o casal era aliado do Capitão América. Tony, porém, questionando como ela não sabe da presença das naves wakandianas nos EUA, diz que diplomaticamente eles devem ser tolerados, considerando a destruição de sua embaixada.

A presença dos reis de Wakanda nos EUA por tanto tempo também incomoda o conselho real do país africano, que é rapidamente rechaçado pela autoridade de T’Challa, o que não desfaz toda a pressão política que vem se acumulando nas últimas semanas, desde o início de sua turnê mundial. A construção de uma nova embaixada, contudo, parece ser a prioridade, e o Pantera diz resolver o caso em breve. Na ONU, Ororo ainda estranha o trato diplomático e político com diversas nações, mas faz bem sua parte domo co-dirigente política de Wakanda, traçando algumas alianças importantes para o país, apesar de receber recusas em razão de suas ações recentes na África.

Pantera Negra: A Iniciativa

Mais tarde, em um jantar com Reed e Susan, o acordo do ingresso temporário de T’Challa e Ororo no Quarteto é fechado, ajudando também a reaproximar lados antagônicos na Guerra Civil e ao problema da destruição da embaixada de Wakanda. O Edifício Baxter passa a ser temporariamente a sua sede. Já devidamente apresentados a Ben e Johnny, o Coisa percebe a sutileza que esse acordo traz, e elogia a decisão de Reed.

Pantera Negra: A Iniciativa

A formação temporária não passa desapercebida, afinal foi anunciada na imprensa. E é a própria mídia que começa a massacrar a decisão do Quarteto Fantástico em admitir duas pessoas consideradas “inimigos de Estado” por alas mais conservadoras da opinião pública, considerando isso um movimento político leviano. Sobra pancada até para a ONU. No Edifício Baxter, transformado além do que os membros originais remanescentes imaginavam em um lar wakandiano, um alerta soa e, reunindo equipe, T’Challa parece menos receptivo às piadas de Ben do que Reed.

Pantera Negra: A Iniciativa

Em Wakanda, enquanto o Irmão Vodu ainda tenta descobrir o que era o espírito maligno cuja presença foi sentida no casamento de Ororo e T’Challa, a pressão política com a longa ausência dos reis apresenta mais uma de suas ramificações quando se começa a pensar na substituição do dirigente político do país por sua relutante irmã, enquanto o medo de uma nova invasão aumenta.

A tensão também aumenta por parte do governo dos EUA, que considera a manobra de Richards perigosa, mostrando-se disposto a varrer o líder do Quarteto do mapa junto com T’Challa e Ororo. Enquanto isso, os dois, Ben e Johnny seguem para a missão que podemos acompanhar em Universo Marvel, ao mesmo tempo em que os insetos do início da edição fazem, depois de semanas, sua ofensiva. Surpreendentemente supercrescidos, avançam com sucesso sobre as tropas da SHIELD através de um dos portais, e seu campeão acaba dentro do Edifício Baxter. O que todos esses acontecimentos paralelos gerarão, só as próximas edições dirão.

Pantera Negra: A Iniciativa



« Jøåø »

comments powered by Disqus