quinta-feira, 3 de abril de 2008

Biblioteca Histórica: Os X-men

* Artigo escrito por nosso colaborador Jeferson Vasconcellos

Mutação. Um tema que nos idos anos 1960 eram corriqueiros devido aos efeitos colaterais que os testes nucleares da Guerra Fria poderiam trazer, despertaram o interesse dos fãs do recente universo Marvel que nascia. Os X-Men vieram para trazer uma mensagem de tolerância e respeito pelas minorias, tão perseguidas desde àquela época.

Biblioteca Histórica: Os X-men

Nesta compilação da Panini, que vem mais uma vez em capa dura e papel especial, os leitores brasileiros terão o privilégio de ter as 10 primeiras edições da revista em quadrinhos mais vendida no mundo. Seguindo o mesmo padrão das Bibliotecas do Homem-Aranha, Vingadores e Quarteto Fantástico, é um item de luxo, disponível apenas em Comic Shops, livrarias ou pela Internet.

Logo na primeira aventura, somos apresentados à personagem principal, o homem que deu origem a tudo, cujo sonho é a pedra fundamental de tudo o que virá pelas décadas seguintes – o Professor Charles Francis Xavier, um cientista renomado, privado do uso de suas pernas, mas até aquele momento, um dos primeiros mutantes da Terra, com um poderoso poder telepático.

Seus quatro primeiros alunos, jovens adolescentes prestes a completar o segundo grau, são convocados e treinados pelo Professor. São eles: Hank McCoy, o Fera, um aluno brilhante com pés e mãos avantajados, ágil e forte; Bobby Drake, o Homem de Gelo, inicialmente parencendo-se com um boneco de neve, tem controle sobre baixas temperaturas; Warren Worthington III, o exótico Anjo, que possui um par de asas angelicais; e o líder Magrão Summers, o jovem das rajadas óticas de força.

Biblioteca Histórica: Os X-men

Também estréia junto com eles, a Sala de Perigo, um ambiente projetado com obstáculos e equipamentos para extrair dos alunos todo o seu potencial. Em seguida, todos eles são apresentados à nova aluna da Escola para Jovens Superdotados: a jovem ruiva Jean Grey, que logo desperta neles a imaginação e a disputa pela atenção da bela garota.

Biblioteca Histórica: Os X-men

E a primeira ameaça também nos é apresentada: a antítese do sonho do Prof. Xavier, Magneto, auto-declarado o mais poderoso super-vilão da Terra. Ele invade facilmente uma base militar para demonstrar o seu poder e declarar que é a hora dos mutantes assumirem o domínio do planeta. Atacando de surpresa Magneto, os X-Men conseguem afugentá-lo, ganhando alguma notoriedade com o público e a gratidão das forças armadas.

Biblioteca Histórica: Os X-men

Nas histórias seguintes, vemos a aparição de outros mutantes, como Vanisher e Blob. Na aventura contra o Blob vemos uma insinuação de que o Professor estaria apaixonado por Jean, o que seria explorado na saga “Massacre” anos depois. E na quarta história Magneto retorna, com a sua recém-formada Irmandade de Mutantes Malignos composta por Mestre Mental, Groxo, e os gêmeos Feiticeira Escarlate e Mercúrio. Nas três histórias seguintes, a Irmandade retorna, sendo reforçada por Namor na sexta edição e por Blob na sétima.

Biblioteca Histórica: Os X-men

Com a oitava edição, a "lua-de-mel" do público com os X-Men acaba. A população começa a ver os mutantes como uma ameaça. O Fera começa a duvidar de seus ideais como X-Man. E, então, o mutante Unus, o Intocável, aparece. Na nona edição, vemos a ameaça de Lúcifer, o ser alienígena que deixou o Prof. Xavier paralítico, que implantou circuitos sincronizados no próprio coração com uma bomba térmica. Pressentindo a ameaça, os Vingadores aparecem na aventura, enquanto os X-Men procuram pelo Professor. Por fim, na última aventura, a estréia de Kazar e sua Terra Selvagem, que apareceriam dúzias de vezes nas aventuras dos X-Men ao passar dos anos.

Biblioteca Histórica: Os X-men

De leitura auto-explicativa, muitos quadrinhos por página, características dos quadrinhos da época e uma evolução visivelmente perceptiva dos desenhos de Jack Kirby através das edições, a Biblioteca Histórica Marvel Os X-Men é um item indispensável para todo fã dos mutantes, daqueles mais fãs de outra formação do grupo, e até daqueles que não tão fãs, mas apreciadores de artigos bem acabados e históricos.


Jeferson Vasconcellos





E não deixe de adquirir a sua:

X-men por 44,90

Biblioteca Histórica dos X-men por 44,90!!

comments powered by Disqus