sexta-feira, 18 de abril de 2008

A sina dos Novos Guerreiros

Novos Guerreiros

O nome foi levado a sarjeta. Um dia pode ter significado algo, um denominação para jovens aspirantes a Maiores Heróis da Terra. Só que nunca tiveram esse êxito, de fato. Chegaram até mesmo a viver sob o foco das lentes de um reality show para dar ainda sentido a sua existência, mas o pior estava por vir. Com o acidente ocorrido em Stamford, os “Novos Guerreiros” tornaram-se uma alcunha depreciativa na comunidade heróica. Portanto, o que podemos imaginar daqueles que depois de todo ocorrido decidem se batizar com tais?

A resposta para essa pergunta encontra-se na edição de março da Marvel Especial 6, onde duas histórias praticamente correm paralelas até se cruzarem. A primeira trata-se do misterioso grupo sem registro que anda capturando vilões a noite e que acabaram atraindo a atenção dos detetives Sykes e Givens, da divisão de Superheróis da polícia. Desde que esses casos vêm acontecendo, apenas uma padrão de pistas se repete – a assinatura de “Novos Guerreiros” do Grupo.

Novos Guerreiros

A outra história envolve Sofia Mantega, que deixou alguns meses o manto de heroína quando perdeu seus poderes mutantes no dia M. Deixando a escola Xavier, a garota latina decidiu não voltar para seu país e muito menos para seu pai, optando por uma vida simples como garçonete em um boteco. Tem um chefe rabugento, amigas garçonetes e até mesmo um cliente que supostamente reserva um certo interesse nela. Ela ainda vive sonhando com o tempo em que era Ventania e tudo mescla-se com os reais pesadelos de sua nova vida de ex-mutante.

As duas historias se chocam no dia em que um dos mendigos que moram perto do trabalho da garota lhes entrega um celular presenteado por um desconhecido. Daí, começa estranhos diálogos de Sofia com um sujeito misterioso que vê na garota a heroína adormecida mesmo sem poderes. E a oferta deste é tentadora – convocar Sofia pra lutar pela liberdade como era antes no mundo sem a lei de registro.

Novos Guerreiros

O primeiro contato mais próximo com Sofia acontece a noite, quando o Cliente da lanchonete onde a garota trabalha se revela como sendo Barnell Bohusk, o ex-mutante que se chamava Bico. Barnell se revela como parte dos Novos Guerreiros e a leva até o líder do escuso grupo – Radical.

Novos Guerreiros

O Radical – quem quer que seja a pessoa sob a máscara – retoma a oferta para Sofia. Esta praticamente decidida que sua vida de heroína se extinguiu com seu spoderes, recebe uma estranha pastilha antes de ser liberada. E mesmo voltando a sua “vida normal”, em sonhos, Sofia continua sendo a velha Ventania de antes.

Novos Guerreiros

Quando acidentalmente deixa derrubar a pastilha nos fundos da lanchonete onde trabalha, Sofia vê uma explosão de teias artificiais como a do Homem-Aranha espalhadas pelo beco. E aquele parece ter sido um sinal para convocar mais um membro conhecido dos novos Novos Guerreiros – Jubileu.

Agora, atendendo pelo codinome de Wondra, Jubileu mostra as manoplas que porta e revela que no caso dos Novos Guerreiros, poderes não são os problemas. Radical garantiu a todos eles tecnologia para suprir essa dificuldade.

Novos Guerreiros

Numa pequena sessão de treinamento dos Novos Novos Guerreiros, é possível ver do que eles são capazes. Com um pouco de coordenação e treinamento, eles serão uma equipe e tanto. Contudo, Sofia não parece ainda satisfeita e desconfia de muitas coisas – inclusive do líder do bando que se diz como sendo o Radical.

Novos Guerreiros

E desviando o foco um pouco dali, a história dos detetives Sykes e Givens segue ao necrotério onde foram analisados os corpos dos Novos Guerreiros mortos em Stamford. Ao que parece, não sobrou muita coisa deles, principalmente do Radical. A única coisa que sobrou de Dwayne Taylor foi seu uniforme e kevlar de vibranium. Não há corpo e isso parece ser uma morte “inconclusiva” para os dois detetives.

Novos Guerreiros

A ação dos Novos Guerreiros nas ruas acabou atraindo atenção da mídia e levando vários heróis a refletir sobre o assunto. Particularmente, Wolverine é um deles que percebeu algo mais nas poucas imagens televisionadas dos heróis e decidiu intrometer-se. Stark, por outro lado, vê com péssimos olhos as atitudes que esses jovens vem tomando. É certo que seus contatos com o governo vão querer extinguir esses Novos Guerreiros que tanto mancham a comunidade heróica e podem criar reações inesperadas a aprovação da Iniciativa.

Para resolver a situação, o Diretor da SHIELD faz uma declaração na mídia concedendo anistia aos jovens heróis misteriosos e convidando-os a se juntar a Iniciativa. A resposta do grupo para isso, no entanto, é no mínimo ousada. Na torre Stark, é pichado em letras garrafais a frase “Stark e sua Horrenda Iniciativa Emprega Lesados e Dementes”.

Novos Guerreiros

Sykes e Givens continuam paralelamente suas investigações, que levam até Donyell Taylor, irmão do supostamente falecido Dwayne e atual dirigente das empresas Taylordyne Tecnológica. Donyell já foi também um novo Guerreiro, de nome Bandit, mas ao ver suas pernas amputadas e sua condição presa numa cadeira de rodas, os policiais descartam qualquer idéia de que ele esteja ativo. Contudo, Donyell pode ainda dar muitas pistas sobre o atual grupo e quando pressionado, revela que recentemente sua conta foi mexida e ninguém mais conhecia tais números além dele e de Dwayne.

Novos Guerreiros

E quanto mais os dois policiais se aprofundam mais nas investigações, mais complexo fica a história. Não demora muito para que o próprio Radical em pessoa surja entre eles e os ameace. Como advertência, o sombrio herói usa um pouco do que seria partículas Pym para diminuir Sykes e Givens. Os dois são só encontrados mais tarde, mas mesmo assim não param de seguir suas pistas. As próximas levam-nos até Wakanda, onde parece que empresas subsidiárias da Wakandacorp vem gerando grande movimentação de equipamentos eletrônicos recentemente.

Enquanto isso, o grande teste em campo da equipe dos Novos Guerreiros está para acontecer. No meio de um debate entre Jubileu e o Radical sobre os rumos da equipe, o vilões que formam o Zodíaco atacam em Nova York, numa região bem próxima a lanchonete onde trabalha Sofia. O malfeitores inclusive levam o lugar ao ares, pondo várias vidas inocentes em perigo.

Novos Guerreiros

Os Novos Guerreiros chegam do alto e atacam sem aviso. Um combate violento é travado no meio da rua, com civis perto e o trauma de Stamford floresce. Em combate, mais uma vítima tomba – a Nova Guerreira Christine, que atende como Longo Alcance é morta. Diante da tragédia, o trabalho como grupo desanda e a balança pende para a derrota dos Novos Guerreiros.

Novos Guerreiros

E é por um instinto adormecido de um velho tempo, que Sofia Mantega se junta ao combate e mesmo sem poderes consegue atingir o líder do Zodiaco. É a distração que todos precisavam para derrotar os vilões.


Novos Guerreiros

Isso porém, não ocorrem sem custo. Ao tentar proteger uma criança, Sofia é ferida gravemente. As vítimas dessa noite são o suficiente para Radical decretar o fim do grupo.


Novos Guerreiros

Os detetives, no entanto, continuam incansáveis em sua busca pelo verdadeiro financiador dos Novos Guerreiros. Do Pantera Negra, não conseguem muita coisa, apenas um aviso de procurar mais pistas nas pessoas mais próximas. Somado a isso, um envelope anônimo entregue embaixo da porta leva a pistas que ligam o grupo diretamente a... Tony Stark

E uma conversa com o ex-reporter do Clarim, Bem Urich, parece confirmar tudo. A dupla, nada contente com o papel que fizeram, vai tirar portanto satisfação com o novo Diretor da SHIELD e mesmo ele negando qualquer veracidade daqueles fatos, dão as costas e deixam o homem falando sozinho.

Os Novos Guerreiros, no entanto, já estavam com o fim certo. Cada um seguiria sua vida, com uma boa quantia em dinheiro como compensação, quando uma Jubileu nada satisfeita vai buscar a recém saída do hospital Sofia Mantega para mostrar ao líder radical um ponto de vista que ele aparentemente esqueceu.

Afinal, todos ali já foram X-men ou afins. Todos ali estão acostumados a lutar sob o risco da perda. Todos ali já perderam alguma coisa e mesmo assim acordam a cada dia dispostos a continuar... a lutar pelo que acreditam.


Novos Guerreiros

Radical pondera... e volta atrás com sua idéia. Com um ordem, exige treinamento redobrado de todos. Em meio a comemoração eufórica deles, Radical dá as costas, mas antes é abordado por Sofia que cobra sua verdadeira identidade. “Na hora certa” ele replica deixando mais uma vez o mistério no ar para aquele bando, todavia, o leitor garante essa resposta nas última páginas. Afinal, quem mais poderia tomar o lugar de Dwayne do que seu irmão Donyell.


Novos Guerreiros

Com desenhos de Paco Medina, que recentemente deixou os Novos X-men para trabalhar nessa série, e roteiros de Kevin Greviox, que foi responsável pela tenebrosa série dos cinemas Anjos da Noite, Novos Guerreiros é no mínimo uma boa leitura complementar para a nova cara do Universo de Heróis da Marvel. Particularmente, eu achei um saldo muito mais positivo no que li do que minhas iniciais expectativas, principalmente com as referências encaixadas de um dos filmes que eu mais gosto - Os Suspeitos.


Coveiro

comments powered by Disqus