quarta-feira, 9 de abril de 2008

O Fim dos X-Men Millennium


Ultimate X-Men #80

A notícia da morte de Charles Xavier no Universo Ultimate pelas mãos de Cable – revelado como uma versão futura de Wolverine – chegou às manchetes internacionais, agitando ativistas pró e contra mutantes ao redor do mundo. Porém, atingiram principalmente os X-Men e aqueles próximos deles, fazendo com que cada um lide à sua maneira com essa fatalidade e, mais importante, inicia a reflexão se os grupo deve continuar a existir. E foi isso que acompanhamos em Marvel Millenium 74 e 75.

Logo de início vemos Crystal, afastada do grupo desde o incidente e confinamento de Noturno, chocando-se com a notícia da morte de Charles. Na Mansão, uma insatisfeita Kitty Pryde abandona a escola, dizendo que seus objetivos foram alcançados (pois já controla seus poderes) e que não quer correr risco de morte diariamente. O Homem de Gelo, de maneira sarcástica, insinua que Pryde está mais preocupada em se aproximar de Peter Parker, o Homem-Aranha. Bobby em seguida se encontra com Vampira, ainda abalada com a morte do professor.

Na Casa Branca, Nick Fury convence o presidente que a morte de Xavier é legítima e que o conhecia o suficiente para saber que não há nenhuma possibilidade disso ser um plano para uma guerra humanos x mutantes. Garante ainda que o Projeto Legado continua em pleno funcionamento, não havendo com o que se preocupar.

X-Men Millennium

De volta ao Instituto Xavier, no lado de fora, Wolverine é abordado por Dentes de Sabre, que insiste em dizer que é seu filho, mas acaba rechaçado da mesma forma, já que Logan mantém a crença de Creed ser responsável pelo assassinato de sua esposa. Do lado de dentro, Jean parece também não se conformar com a morte de Xavier, preocupada em manter Kurt sob controle, enquanto Scott tenta consolá-la. Após ter seu presente de aniversário novamente recusado, Summers parece abalado pela revelação da paixão de Charles por Jean pouco antes de sua morte. Pelo telefone, Estrela Polar reforça seu convite a Colossus, para que o russo vá morar com ele e o grupo de mutantes de Emma Frost. Piotr parece inclinado a aceitar, mas agora tem uma coisa mais importante a fazer e desliga. Wolverine tenta estimular Tempestade a sair de casa e ir ao funeral de Xavier, e acidentalmente descobre um projeto de roteiro inacabado: O Rei das Sombras, obra que ela parece querer manter em segredo.

X-Men Millennium

Pouco antes da cerimônia, já do lado de fora, Moira tem uma rápida conversa com Lilandra, agradecendo a ela por ter feito Charles feliz, mesmo que por pouco tempo. Percebemos que Fury e Steve Rogers estão presentes, assim como o Quarteto Fantástico, Jean Paul, os outros estudantes de Emma, inclusive a própria, e até mesmo o viajante do tempo Bishop, que ainda se culpa por ter falhado em impedir as ações de Cable. Wolverine lamenta ter sido ele mesmo, envelhecido, que matou Xavier, já que em seu primeiro encontro essa era sua missão. Longe dali, Magneto recebe a notícia da morte de seu adversário, e diz que após uma rápida comemoração, seu projeto deve continuar da forma que fora planejado.

X-Men Millennium

Após o funeral, Jean vai verificar como está Noturno e é surpreendida. O mutante não está mais lá.

X-Men Millennium

No dia seguinte seguida, Ororo, Jean e Scott recebem a notícia de que foram nomeados herdeiros de todo patrimônio de Xavier. Enquanto ficam sabendo que precisarão arranjar meios financeiros de manter o Instituto funcionando, outra surpresa – o Professor tinha muito mais bens do que sabiam. Enquanto isso, Colossus finalmente aceita o convite de Jean-Paul, chegando na Academia de Emma Frost em Chicago. Pensando em mudar a direção de sua vida, seus planos parecem ser de ficar permanentemente no local.

E não é só ele que se vai. Wolverine também não crê que sua permanência no Instituto seja necessária. Tempestade se oferece para ir junto, mas ele recusa. E resta a ela, Jean e Scott a decisão do que fazer com os desfalcados X-Men. Scott novamente tenta dar o presente a Jean, e ela recusa, dizendo que o ama, mas que não casaria com ele naquele momento, justificando a falta de surpresa com sua telepatia. Os dois, contudo, permanecem juntos.

X-Men Millennium

Enquanto isso, Bishop tenta inutilmente estimular Vampira e Homem de Gelo a continuarem a desenvolver seus poderes, já que os dois parecem mais preocupados em jogar videogame. Inclusive faz referências às capacidades de Bobby, insinuando que futuramente ele seria muito mais responsável e poderoso do que aparenta. O que deixa a pergunta: o que Bishop sabe do futuro dos X-Men?

Em Nova York, uma série de explosões toma conta das ruas, causadas por um mutante que se diz inspirado por Xavier e que provará que ele foi assassinado por grupos anti-mutantes. Um grupo paramilitar, tenta impedi-lo, mas, manipulando o fogo a sua volta, ele consegue se desvencilhar. Quando estava prestes a ser preso pela polícia, que chegou nesse meio tempo, Noturno surge e o resgata.

O mutante agradece a Kurt e simplesmente cauteriza um ferimento à bala com fogo. Aliás, sua aparência é assustadora, com seu corpo completamente tomado por cicatrizes de queimaduras. Seu nome é Pyro e ele se anima ao reconhecer Noturno como um X-Men, já que se diz cansado dos Morlocks, um grupo de mutantes de aparência não convencional que vive nos esgotos, o que surpreende Kurt.

X-Men Millennium

No Instituto, em reunião com Lilandra, os três herdeiros de Xavier garantem a continuidade de seu patrocínio desde que deixem o projeto ser supervisionados por Gerald Lavine, homem de confiança da doadora. Lavine, porém, parece manter uma ligação perigosa com o Clube do Inferno.

Em Chicago, Piotr dá um fora em Warren, que tenta saber informações do Instituto, já que fora expulso de lá. Ao perguntar sobre Crystal, o Anjo se retira, seguido por uma piadinha de Jean-Paul sobre a quantidade de “casos” que os X-Men têm entre si.

Na prisão Estadual de Nova York, Bishop visita sua versão jovem, que cumpre pena no local. O veterano está lá para dar conselhos a si mesmo (viagens no tempo são um saco), recomendando que ele não use seus poderes e que fique lá o tempo que a justiça determinou, pois aquilo faria dele uma nova pessoa, deixando o rapaz perplexo.

De volta ao Instituto, Scott tem um aviso importante a todos os X-Men remanescentes. Considerando a importância que Xavier parece ter para o futuro e todos os últimos acontecimentos, ele decide acabar com o grupo, transformando o local naquilo que ele ostenta em sua entrada: em uma escola. A reação é variada, mas a mais importante parece ser a de Bishop, que se irrita profundamente com seu abandono do “sonho” de Xavier. Scott não hesita em dizer que, se o viajante do tempo crê tanto no sonho, que ele continue os X-Men por ele mesmo.

X-Men Millennium

Esse grande interlúdio, com uma série de pequenas passagens que parecem vir sendo construídas para as futuras histórias dos X-Men Millennium, termina no... futuro. Em uma paisagem apocalíptica, em uma base subterrânea, Cable recebe informações do que suas ações começaram a gerar, ficando feliz que tudo corre como o planejado. Apesar de um pequeno contratempo, Cable parece preocupado com seu mais novo hóspede... Charles Xavier! Como muito se suspeitava, o professor não morreu. Encontra-se em uma espécie de câmara de êxtase, e seu raptor tem muito o que conversar com ele. O fim dos X-Men parece ser apenas um novo começo.

X-Men Millennium



« Jøåø »

comments powered by Disqus