sábado, 26 de abril de 2008

O Legado do Imortal Punho de Ferro


The Immortal Iron Fist #1 (variant cover)

Daniel Rand é o Punho de Ferro, certo? A maioria das pessoas responderia que sim. Mas essa afirmação não representa toda a verdade sobre a arma viva e imortal da cidade mística de K’un L’un. O poder detido por Rand é muito maior do que sua mera existência mortal. Ele é imortal, e Danny não é o primeiro e nem será o último a hospedá-lo em seu corpo. É justamente sobre o legado do Punho de Ferro, além de outras questões envolvendo o passado de Rand e de seus antecessores, que trata a história de Marvel Apresenta 5, contando a Última História do Punho de Ferro, com roteiros de Matt Fraction (assessorado por Ed Brubaker, atual roteirista de Fabulosos X-Men, Demolidor e Capitão América) e arte de David Aja, dentre outros. Mas será esse o fim de Danny Rand?

A história começa em tom reflexivo. Danny parece sentir o peso da figura de seu pai, Wendell, tanto por ele ter recusado a se tornar o Punho de Ferro, quanto pelas suas obrigações com as Corporações Rand, adquiridas com sua morte. Assediado pela empresa chinesa Wai-Go, para fechar um negócio bilionário, Rand recusa surpreendentemente, quase matando Jeryn Hogarth (seu amigo e verdadeiro administrador de seus negócios) do coração. Mas a desconfiança acaba tendo fundamento, e quando vai investigar a sede da Wai-Go trajado de Punho de Ferro, acaba descobrindo que é uma fachada da Hydra. O confronto é injusto, e Danny chega perto da morte.

O Imortal Punho de Ferro

Longe dali, em Bangcoc, um velho conhecido, Davos, parece ter a missão de encontrar um homem em especial. Abordado por duas mulheres-garça (pois é!) enviadas por ele, o homem misterioso consegue afasta-las facilmente. Lamentando ter seu sossego atrapalhado, o homem de idade avançada se levanta, revelando algo surpreendente: a mesma tatuagem do dragão cravada no peito de Danny. Ele é Orson Randall, o Punho de Ferro!

O Imortal Punho de Ferro

O Punho de Ferro só não morre nas mãos da Hydra graças a seu melhor amigo, Luke Cage, que o leva até a Enfermeira Noturna. Ainda muito debilitado, recebe a notícia da formação dos Heróis de Aluguel, sob liderança de sua namorada Misty Knight, o que o frustra tanto quanto a Luke.

O Imortal Punho de Ferro

O Randall parece ter mais do que habilidades marciais, entrando facilmente sem documentos nos EUA. Mas ainda no aeroporto, é abordado e capturado por policiais. Ele descobre que Davos os enviou, conseguindo escapar da viatura em pleno movimento. O confronto não termina, e, longe dali, Danny recebe outra péssima notícia: a Wai-Go estava se movimentando nos bastidores e comprando ações suficientes para se tornar dona das Corporações Rand. Porém, antes de responder a Jeryn, uma dor insuportável atinge suas mãos.

Randall enfrenta seus raptores, e com os punhos brilhando se lembra de lutar como o Punho de Ferro na Primeira Guerra Mundial, enquanto espanca os homens de Davos. Jeryn pergunta o que está havendo e, confuso, Danny só consegue se desesperar ao perceber que outra pessoa usa os poderes do Punho de Ferro.

O Imortal Punho de Ferro

Determinado a descobrir quem compartilha consigo o poder do dragão Shou-Lao, fazendo-o sentir algo em seu chi que nunca havia experienciado antes, Danny pensa em como tem certeza que ser o Punho de Ferro fará com que morra cedo. E só consegue desejar uma morte gloriosa. Encontrando o lugar onde Orson Randall derrotou os homens de Davos, sua determinação aumenta. Ele vai pegar quem fez aquilo.

Na sede da Wai-Go, Davos aparece e nos fica claro que ele é o mais alto em hierarquia no local. É a Hydra que quer Randall. Irritado com a falha na captura do veterano da primeira guerra (o que fica claro em um flashback seu em um bordel parisiense nos anos 20), acaba se enfurecendo mais ao saber que os soldados lutaram com Danny. Segundo Davos, Rand é assunto seu. Sacrificando um sobrevivente, ele deixa entender que é o que mais leva ao pé da letra a filosofia da Hydra, promentendo só descansar quando os dois detentores do poder de Shou-Lao.

O Imortal Punho de Ferro

Danny começa a perceber como as coisas estão desmoronando. O registro venceu, Misty trabalha para Stark, sua empresa é ameaçada por um laranja da Hydra e agora alguém usa o poder conseguido nas montanhas de K’un K’lun. Buscando honrar a memória de seu pai, pensa em uma abordagem diferente, e decide encarar isso tudo como Daniel Rand.

Surpreendentemente, quando chega em seu escritório, Danny dá de cara com Randall. Percebendo que aquele é o homem que compartilha seu poder, ataca. Apanha na maior parte do tempo até perceber que Orson está ali procurando-o como amigo. Mais do que isso. Como o homem que ensinou seu pai, Wendell, a lutar.

O Imortal Punho de Ferro

Algumas coisas começam a serem esclarecidas. Orson conta como, por um golpe do destino, acabou nascendo em K’un L’un. Como foi treinado pelo mesmo mestre que Rand – o imortal Trovão, Lei Kung –, trazendo-nos um bom resumo de como ocorre a cerimônia de concessão dos poderes de Shou-Lao. Mostra como Danny conhece apenas uma mísera fração desses poderes (ensinando sobre seu potencial) e, mais importante, como o legado do Punho de Ferro traz apenas a morte. Faz isso enquanto o leva a um lugar importante para o que vem pela frente.

O Imortal Punho de Ferro

Enquanto isso, Davos, filho de Lei Kung, parece querer confirmar todo seu poder, espancando uma série de agentes da Hydra, sem lhes dar a mínima chance. Sabemos que ele falhou ao tentar ser o Punho de Ferro, ao ser derrotado pelo pai de Danny e depois ao tentar ir, sem autorização, enfrentar o dragão. Expulso e humilhado, enfrentou Danny e foi novamente derrotado. Voltou dos mortos e só fortaleceu a idéia de que todas essas falhas foram injustas e fruto de conspirações. E agora, como Serpente de Aço, usa a Hydra para efetuar sua vingança.

E essa vingança não é simples. Seus novos poderes vêm da Mãe Garça, entidade representante da cidade de K’un-Zi, uma das outras Sete Cidades do Céu e rival de K’un K’lun. Enquanto ela quer a morte de Randall, Davos quer a de Rand. Os dois punhos de Ferro são atacados pela Hydra nesse mesmo momento, enquanto Jeryn, chantageado por Xiao, o executivo da Wai-Go, cede e promete construir a linha férrea em plena China, nas montanhas K’un L’un. A trama se torna cada vez mais complexa.

O Imortal Punho de Ferro

A origem do conflito entre as cidades é revelada, tendo origem na recusa de Orson Randall em participar do torneio que une em intervalos longínquos as Sete Cidades do Céu. Depois de escapar dos soldados da Hydra, destruindo a última lembrança de seu pai, Randall dá a Danny um presente inestimável – a história de todos os Punhos de Ferro que já existiram. Em seguida, explica como acidentalmente matou a arma imortal de K’un-Zi, piorando sua situação, forçando-o a escapar de K’un L’un. E avisa que um dia ele próprio seria convocado para o torneio. Mas o problema do momento é conter a ânsia por vingança que paira sobre o amigo de seu pai.

O Imortal Punho de Ferro

Jeryn não consegue contar a Danny o que estava sendo forçado a fazer, por isso chama Misty Knight, Luke Cage e Colleen Wing. Porém, a Hydra está em seus calcanhares. Da mesma forma que Randall e Rand, quando chegam em um dos prédios deste, dão de cara com Davos e mais um exército à sua espera.

O Imortal Punho de Ferro

As lutas não duram muito. Enquanto o trio defende Jeryn, Danny e Orson enfrentam o que parece a morte certa, mas avançam sobre as tropas da Hydra. Porém, sob a lembrança de como conheceu e treinou Wendell Rand, e vendo como Davos consumia o chi das enviadas da Mãe Garça, Randall percebe que há só uma coisa a fazer. Em um sacrifício na luta com o Serpente de Aço – que só pensa em glória pessoal, ao contrário dos Punhos de Ferro, que buscam apenas mortes honrosas em batalha –, o velho Punho de Ferro é espancado quase até a morte. Quando Danny parecia ser a próxima vítima, a idéia de que morreria sozinho é extinta com a chegada de Misty, Luke e Colleen. Randall morre nos braços de Rand, feliz em parar de fugir desde que matou a arma imortal de K’un-Zi.

Porém, antes de partir, o homem que ensinou o pai de Daniel a lutar, e que em pouco tempo abriu seus olhos para o potencial que carrega em si desde que derrotou Shou-Lao, concede uma última dádiva: o poder íntegro do Punho de Ferro, algo que Danny nunca deteve em todos esses anos. Para isso, o peito de Orson explode, para que seu coração, como o do dragão, seja tocado e o poder transmitido aos punhos de seu herdeiro. (Isso explica, inclusive, o imenso poder que o Punho de Ferro apresenta nas histórias dos Novos Vingadores).

O Imortal Punho de Ferro

Com isso, Danny parte para enfrentar Davos, que como uma criança mimada, atribui seu revés a uma suposta quebra de regras (inexistentes) por seu adversário. Parte mantendo a promessa de vingança, o mais cedo do que se imagina.

A história não acaba aí, pois na confusão Jeryn desaparece. A Hydra conseguiu seqüestrar o amigo de Danny. O pilar que sustenta sua imensa corporação. Decidido a resgatá-lo, acaba interrompido por uma aparição precoce do que o próprio moribundo Orson previa. Lei Kung, o Trovão, ex-mestre do Punho de Ferro, e Yu-Ti, o grande senhor de K’un L’un, o convocam ao grande Torneio das Sete Cidades Celestiais. Sob promessa de que sua vingança será logo atingida, Danny parte, pensando talvez que recusar tal convocação seria uma ofensa à memória de Orson Randall.

O Imortal Punho de Ferro

Esse primeiro arco da revista The Immortal Iron Fist é, sem exageros, sensacional. Com ação constante, mas intrínseca à trama tecida por Matt Fraction e Ed Brubaker, com arte belíssima (com destaque para a mudança de artista quando temos algum flashback), ficamos envolvidos nesse belo conto. As passagens com alguns dos antigos Punhos de Ferro são a cereja no bolo. É dessa forma que nos é apresentada A Ultima História do Punho de Ferro Orson Randall, e o início de uma história muito maior. Randall morreu em glória, como um herói em sacrifício, redimindo-se de suas ações passadas. Mas o poder de Shou-Lao, o legado do Punho de Ferro, é imortal. E cabe agora a Daniel Rand dar finalmente rumo a sua vida, honrando essa herança recebida. Ele agora é verdadeiramente o Punho de Ferro.


« Jøåø »

PS.: Uma pena que alguns dos nomes (como Lei Kung e K’un-Zi) saíram tanto com a grafia correta, como com uma grafia diferente na mesma revista.

comments powered by Disqus