quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Cicatrizes de Batalha são eternas


As adaptações de HQ's para as telas de cinema têm trazido muitos acertos quando são bem feitas e têm um cuidado especial em sua produção. Os sucessos de Vingadores, Homem de Ferro e Thor, por exemplo, foram aclamadas como adaptações bem sucedidas de parte de histórias contadas ao longo de anos nos quadrinhos. Algumas adaptações ficam estranhas, quando se bebe de muitas fontes diferentes, como o caso de X-Men: O Confronto Final, que misturou a saga da Fênix Negra com o primeiro arco de Surpreendentes X-Men. Mas e quando a fonte vem do cinema? E o que isso tem a ver com esse artigo da minissérie Cicatrizes de Batalha, publicada na última Avante, Vingadores! 57? Leia com atenção que tudo ficará esclarecido.

Era o começo da guerra em solo americano deflagrada por Pecado, uma dos arautos do Deus do Medo que acompanhamos durante o ano de 2012 na saga A Essência do Medo. Enquanto os Estados Unidos e seus herois lutavam em casa contra as forças terroristas, seus soldados alojados em território estrangeiro, especificamente no Afeganistão, também sofriam com o medo espalhado globalmente. Motivado irracionalmente pelo medo, uma base norte-americana é atacada, e o Primeiro-Sargento Marcus Johnson, é surpreendido por um telegrama fúnebre logo após de mais de 72 horas de combate. Sua mãe havia sido assassinada em sua própria casa durante os tumultos na cidade de Atlanta.

Consternado, logo após o funeral (já nos EUA), indo para casa de sua mãe, ele encontra uma cápsula de uma das balas disparadas no crime. Reconhecendo ser de fabricação russa, Johnson é atacado por homens de aparência militar. Mas seu vigor e agilidade o levam a subjugar seus algozes, até levar uma flechada no ombro. O supervilão mercenário conhecido como Treinador veio para terminar o serviço dos soldados. Mas é impedido pelo Capitão América e um batalhão da Shield.


A nova diretora da Shield, Daisy Johnson, mais conhecida como a vingadora Tremor, leva Johnson rapidamente para o seu novo QG. Recebendo cuidados médicos e uma nova visita do Capitão América, Johnson reconhece que estão escondendo algo dele, como a identidade de quem matou a sua mãe e porque alguém quer tanto ele morto. Logo, Johnson escapa da vigia da Shield, enfrentando seis agentes e se refugiando na cidade, sob as vistas de um homem encapuzado, das sombras.

Entrando em contato com seu amigo de longa data, identificado apenas pelo apelido Risadinha, Marcus quer ir à cata do Treinador, para tentar desvendar o mistério de quem o quer. Conseguindo pistas com outros mercenários, distribuindo socos por onde passa, Marcus descobre que mercenários do mundo todo receberam uma oferta pela sua cabeça. Mas ele não imaginaria nunca que, ao descobrir o apartamento do Treinador em Nova York, o melhor mercenário do mundo, e também o mais louco, estava atrás dele também. Deadpool estava atrás de Marcus Johnson, mas não pelo mesmo motivo do Mercenário. O mercenário tagarela achava que Johnson era o responsável pela morte de sua própria mãe, isso, até o Treinador aparecer de novo, e empalar Deadpool numa porta. Somente com a cobertura do Risadinha, Johnson vira o jogo para cima do Treinador e tenta fazê-lo falar o que sabe.


Ele conta que um velho odeia o verdadeiro pai de Johnson (que ele nunca conheceu, e acha que está morto) e o contratou. E diz que assim que Johnson souber de tudo, não haverá mais volta. Mas antes de terminar, a Sociedade da Serpente, um grupo de supervilões mercenários, são os novos perseguidores dele. O Risadinha é tirado da jogada pelo mesmo homem encapuzado misterioso de antes. E Deadpool aparece, mesmo com uma espada no peito, para ajudar Johnson, que aproveita a confusão e consegue um nome com o Treinador: Órion.

A Shield reaparece, e na confusão o homem encapuzado aparece para Johnson e o manda sumir no mundo como fazia antes. O Risadinha finalmente se recobra e tenta convencer Johnson a procurar ajuda dos Vingadores ou da Shield, por ter tanto supervilão atrás dele, mas o determinado soldado de elite nocauteia o amigo para que não o siga.

Falando em seguir, o homem encapuzado vê Johnson saindo do hotel e pensa que tudo acabou e vai para seu covil, mas é supreendido pelo próprio Marcus Johnson, que reverteu o rastreamento. O homem encapuzado não é ninguém menos que Nick Fury, que diz para Johnson que o nome dele na verdade, também é Fury.

Nia Jones, mãe de Marcus Johnson, era uma espiã americana que atuava com Nick Fury na Europa Central. Os dois tiveram um romance e depois de engravidar ela abandonou a espionagem e conseguiu uma nova identidade arrumada por Nick, para proteger a vida do filho deles, o maior segredo de Nick. Mas um espião recentemente descobriu a história e a vendeu para Victor Uvarov, o Órion, líder da Leviatã, organização terrorista secreta que foi desmatelada por Nick Fury e seus Guerreiros Secretos. No final das histórias de Guerreiros Secretos, Órion foi o único sobrevivente da organização e começou a envelhecer rapidamente, tendo pouco meses de vida restantes. Sua única chance de se salvar é o soro que Nick usa para se manter com o vigor de sessenta anos atrás, a Fórmula do Infinito.

E Órion está atrás de Marcus Johnson porque descobriu que no sangue do rapaz corre a fórmula do infinito gerada espontâneamente pelo seu DNA herdado de seu pai. Porém mercenários descobrem o esconderijo de Fury e com gás, os capturam. Algemados pelos punhos, eles mal tem tempo de trocar algumas palavras, para Johnson finalmente aceitar tudo o que Nick lhe contou, quando Órion aparece, e determina que arranquem o olho esquerdo do rapaz. Nick Fury usa uma pequena chave para se livrar das algemas durante a comoção, e liberta Marcus, que cai em um alçapão e some.

Com o sangue do olho do rapaz, Órion restaura sua juventude em poucos segundos, com uma transfusão. Tentando torturar Nick Fury para obter as senhas de salvaguardas da nova Shield para destruí-la por dentro (o velho Nick sempre tem um plano de contingência para quando tudo der errado) e restabelecer a Leviatã, Órion usa uma telepata para ler sua mente, enquanto isso. Mas Marcus Johnson vem matando tudo que vê pela frente, desde que caiu nos esgotos e chega bem na hora da ativação dos códigos. Ao enfrentar Órion no mano a mano, o vilão só percebe que Marcus estava arrumando uma distração, ao ver a chegada da Shield e dos Vingadores e também do seu amigo Risadinha. Marcus parte pra cima de Órion, e com uma granada colada ao peito do vilão ele dá fim à sua perseguição.

Horas depois, ele acorda numa cama de hospital, com seu pai ao seu lado que conta de seu irmão falecido, Mikel Fury. E também esclarece que a sua fórmula do infinito chegou ao fim (a última dose salvou Bucky Barnes da morte, lembra?) e agora só resta o que está no seu sangue, que logo acabará. Johnson tem duas alternativas: arrumar uma identidade nova e esquecer toda sua vida de batalhas, ou seguir os passos de seu verdadeiro pai, que um dia também foi do batalhão de elite.

Mesmo gerando a fórmula do infinito, seu olho perdido não se regenerou, depois de várias semanas ele se decidiu pela Shield. O Capitão América lhe deu o traje de Super-Soldado com que ele comandava os Vingadores Secretos, e com o tapa-olho, ele é o novo Nick Fury Jr, seu nome de nascença legítimo. O Risadinha? Seu nome verdadeiro é Phil Coulson, e os dois são os novos agentes da Shield.


Depois dos uniformes pretos de X-Men saírem do cinema e irem pros quadrinhos na Era de Grant Morrison, Groxo ganhar um upgrade dos seus poderes, Mística ter sua aparência modificada para ficar mais escamosa como sua versão das telas, o Homem de Ferro ganhar várias minisséries (fora da cronologia em sua maioria) enfrentando Chicote Negro e afins, essa foi a maior influência do filmes nos quadrinhos que talvez já tenha ocorrido na Marvel. Com uma minissérie - muito bem bolada, muito bem escrita, e bem desenhada, porque não? - o Nick Fury agora é negro e tem a cara do Samuel L. Jackson, e de quebra, o agente Phil Coulson estreou nos quadrinhos, como seu braço direito.

É realmente uma evolução, como discutíamos várias vezes aqui no site, em alguns Inominatas foi levantado essa questão: de que um dia, os heróis poderiam passar o manto para outra pessoa - um filho, um aprendiz, etc - renovando personagens para que não fiquem com jeito de imortais. Particularmente gostei muito da inserção do personagem, e queremos que vocês também opinem.

Cicatrizes de Batalha foi idealizado por Chris Yost (X-Men Evolution, Novos X-Men), Cullen Bunn (Wolverine) e Matt Fraction (Homem de Ferro), roteirizada por Chris Yost, desenhada por Scot Eaton (Pantera Negra).


Jeferson

comments powered by Disqus