terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

X-Men: Pagando os pecados

*Artigo escrito por nosso colaborador, Carlos Andre!

x

Um velho amigo da família de Dani Moonstar pede sua ajuda e os X-Men (Ciclope, Gambit, Ororo e, vai lá, Fada) resolvem acompanhá-la numa viagem até uma inóspita cidadezinha e lá enfrentam terríveis demônios com a ajuda de uma participação especial e, digamos, inusitada devido à sua encarnação atual.


Escrita por Victor Gischler e desenhada por Will Conrad, ela foi publicada originalmente em X-Men 15.1 (outubro de 2012) e publicada no Brasil em X-Men 133 (Panini).A história começa com Dani dentro de uma tumba, tentando se comunicar com Awanata, poderosa xamâ de uma tribo indígena, que se encontra em uma espécie de coma induzido e prestes a falecer devido à idade. Infelizmente, não tem sucesso.

x

Seu marido, Arnold Pena Preta, diz que ela precisa ser emparedada antes de morrer, atendendo a um desejo expresso da esposa, para que os demônios que ela aprisionou em sua alma muitos anos atrás não se libertem e voltem a devastar aquela região.Gambit até faz uma citação a “O Barril de Amontillado”, de Allan Poe, dizendo que emparedar uma senhora moribunda não é uma atitude que condiz com a fama “heróica” dos X-Men.

Na verdade, tal medida é paliativa até que Arnold possa realizar um encanto de confinamento contido em um livro capaz de conter esses demônios que estão prestes a fugir mas ele mesmo não está nada confiante em ter sucesso. Fada se oferece para ajudar.

Gambit se mostra contrário a manter a senhora naquelas condições e sugere que ela fique livre e que os X-Men enfrentem “qualquer vodu maluco” que vier em seguida.Começa uma discussão que é interrompida com a chegada da nova ~Motoqueira ~ Fantasma. Falo um pouco sobre ela no final da resenha.

Os X-Men tentam descobrir as suas intenções, a tensão aumenta e os demônios “Atahsaias” finalmente se libertam. Após quase um século de aprisionamento, eles querem vingança.O conflito começa, os Atahsaias se revelam adversários poderosos e a força bruta se revela ineficaz. Com o intuito de levar a cidade inteira ao inferno, eles abrem um buraco para lá, literalmente.Ciclope manda a Fada pegar o livro de Arnold, que tenta fugir durante a confusão. Ela consegue e logo é atacada pelos demônios mas é salva por Ororo.

x

A Motoqueira manda Dani subir em sua garupa enquanto os demais empurram os demônios em direção ao buraco. Em seguida, elas usam as correntes da moto para prendê-los e arrastá-los de volta ao inferno. Ao retornarem, Ciclope manda fechar o buraco e Fada consegue realizar o feitiço de contenção.

x

Mas ainda há assuntos inacabados. A Motoqueira, desde o início atraída pelo pecado mas não pelos demônios, prende Arnold Pena Preta em sua corrente e exige que ele conte a verdade: os demônios foram originalmente convocados por ele para usar contra outra tribo por vingança. Sua esposa salvou a todos e este segredo foi guardado por quase um século.Profundamente envergonhado, ele recebe da Motoqueira a missão de reconquistar a honra de sua família e ela retornará se fracassar.

Dani ainda tem uma última conversa com Ciclope antes de partirem. Ela estava triste por não ter feito nada por Awanata a tempo e Scott tenta confortá-la, dizendo que eles vieram ajudar mas nem sempre é possível ajudar a todos e que, em certos casos, a própria pessoa precisa se ajudar e já era hora de ir para casa e se preparar para a próxima vez.

x

Victor Gischler, que deve gostar muito de histórias de terror, faz mais uma história dos X-Men com elementos sobrenaturais. É legalzinha, não fede nem cheira, um filler sem maiores pretensões.Will Conrad manda MUITO bem nos desenhos e na narrativa, gostaria de vê-lo como artista principal de alguma série.

Essa nova “Motoqueira Fantasma” apareceu pela primeira vez no Brasil em Marvel Terror 4, publicada em outubro de 2012 (Panini). O nome dela é Alejandra, discípula de Adão, que livrou Johnny Blaze de sua maldição. Não li o gibi porque ele custava 18 reais e, segundo disseram por aí, a história era tão ruim que não valia a pena gastar esse dinheiro.

Carlos André

PS: Gostaria de dedicar esta resenha à memória do “amiche” Leandro Azeredo, do Fórum MBB, que faleceu em um acidente na BR-101 junto com a noiva e mais dois amigos no início deste Carnaval. Descanse em paz, meu querido!

comments powered by Disqus