sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Wolverine e os X-Men: "Wolverine estava certo"



Todos que leram a saga mutante de 2012, o Cisma, devem estar sabendo que o Wolverine após anos escutando e obedecendo fielmente Scott Summers, finalmente explodiu e jogou na cara do seu ex-amigo tudo o que pensava, saiu de Utopia chutando bundas e levando quase todas as crianças com ele.


Ao sair de São Francisco, Wolverine e cia voltaram para os escombros da Mansão Xavier e a reconstruíram toda, usando tecnologia Shiar importada e os conhecimentos de Hank McCoy. E assim nasceu o novíssimo Instituto Jean Grey, para estudos avançados. A revista Wolverine e os X-Men pode ser encarada como um marco para as histórias mutantes, Jason Aaron, o escritor da revista, a partir daqui, estabelece os personagens que seguiram o Wolverine com funções específicas na escola, ou seja, ninguém ficará fazendo coro, todos terão uma função já pré-estabelecida.

Wolverine e Kitty Pryde são os diretores, Fera o vice-diretor, Homem de Gelo cuidará da administração (lembrando que o Bobby é formado em contabilidade). Rachel Grey, Vampira, Gambit, Míssil, Karma, Câmara, Escalpo e Frenesi serão professores. Aproveito para destacar que Remy LeBeau, será o professor de educação sexual, Vampira cuidará da aula sobre dicção e linguística (lembrando que ela é do sul dos EUA, região com um sotaque bastante típico), Rachel por sua vez dará aulas de como aprender línguas alienigenas telepaticamente. Os diretores e administradores também estarão lecionando, ênfase para "Ética 101 - Esquecendo tudo o que Emma Frost lhe ensinou, com a diretora Kitty Pryde". Completam ainda o corpo docente da instituições o Doop (aquele dos X-Táticos), que será o pau para toda obra e o Lockeed (dragão de estimação da Kitty) que curiosamente dará a aula sobre raças alienígenas, explicando como matá-las. Caraca, puxa vida, eu já ia esquecendo, temos ainda o querido zelador Groxo, que manterá o lugar sempre limpo. Muitas dessas informações podem lhes parecer inéditas, elas foram reveladas em três páginas especiais que a Marvel lançou junto da revista no original, a Panini optou por não publicá-las aqui no Brasil, mas seria muito bom se esse material viesse na próxima edição, não? Afinal, tem muita coisa que não coube nesse paragrafo e que está na revista, material que agrega e muito ao roteiro de Jason Aaron. Caso você queria ver esse material, encaminhe um e-mail (com educação) solicitando a publicação dessas três paginas extras, o endereço da revista do Wolverine é este: wolverine@panini.com.br

Bom, começando finalmente a revista, o Instituto tal qual a Arena do Grêmio, ainda não está pronto, mas já foi inaugurado. O professor Xavier já marcou presença e deu sua benção, registrando que fica muito feliz de ver um aluno assumindo o seu manto e de certa forma bastante surpreso por ser o Wolverine. Para fazer tudo nos conformes, profissionais da secretaria de educação do estado de NY foram chamados para realizarem uma vistoria na escola, para ver se ela está apta. Como em qualquer obra inaugurada antes da hora, o concreto tende a ceder, e para a infelicidade da dupla de diretores, Groxo reclama na frente dos supervisores da estrutura mal feita do seu quarto. Algumas salas de aula são visitadas e ocorre o que era de se esperar, inspetores humanos são incapazes de entender o que acontece em aulas mutantes.


Após Wolverine punir de forma nada ortodoxa Satânico e Glob Herman, que praticavam bullying com Nim (aquele bebê Ninhada mutante que apareceu em Supreendentes X-Men, publicada em Grandes Heróis Marvel), a escola perde alguns pontos com os inspetores. Então surge a Idie, que com seu rosto meigo e toda sua delicadeza, é usada para conquistar alguns pontinhos para o Instituto, e ela conquista, pena que finaliza a conversa falando "As crianças daqui são monstros. Eu preferia que descobrissem um jeito de nos curar, mas aqui, pelo menos nos mantêm seguros. Não quero ter que matar mais ninguém". Como dá para se notar, a situação não estava nada boa para a escola, que a cada minuto ficava mais mal vista ainda. Esperava-se que Fera, do alto da sua educação, conseguisse passar a lábia no casal, mas ele teve de sair para recepcionar visitantes alienígenas e deixou uma má impressão no ar. Rapina (não confunda com a irmã de Lilandra, essa é uma personagem nova), a guarda costas de Kid Gladiador, filho do Gladiador da Guarda Imperial, veio acompanhar o garoto em seu intercâmbio aqui na Terra, ambos são recepcionados pelo Hank.


Quando tudo se encaminhava para o pior primeiro dia letivo da história, Kade Kilgore, o novo Rei Negro do Clube do Inferno, aparece as portas do Instituto, se apresenta para Wolverine, conta tudo o que fez e porque fez e ainda promete destruir da escola. Dito e feito, Logan mal tem tempo de surtar, e os profissionais da secretaria de educação são atacados por Bamf's *, vindos de um portal para outra dimensão que o Fera deixou aberto, aparentemente um terremoto atinge a região, Franksteins com lança-chamas aparecem tocando o terror e os inspetores transformam-se em Wendigo e Sauron. Os dois capangas e os franksteins são detidos pelo Homem de Gelo, que finalmente aparenta ter atingido todo o seu potencial e cria duzias de corpos de gelo automaticamente, enquanto derrota os vilões, arruma um tempo para beijar Kitty Pryde na boca (o que será que o Colossus achará disso?). Quando tudo aparentava finalmente se estabilizar, o terremoto mostra-se algo muito maior, o Instituto Jean Grey inteiro foi construído em cima de uma Krakoa, sim, Krakoa, a ilha viva. E o pior, a única pessoa hábil para salvá-los é ninguém mais, ninguém menos do que Quentin Quire, que estava em detenção com Lockeed.


E então, será que o Instituto Jean Grey não sobreviverá nem um dia sequer? Quire salvará todos os seus professores e colegas?

Jason Aaron presenteia todos os leitores com uma baita história, que certamente marca uma nova época para os mutantes. Chris Bachallo, mesmo não sendo uma unanimidade, é o desenhista perfeito para essa história, bastante dinâmico, cartunesco e com um tom nada sério, exatamente o que a revista pede. Vida longa a Wolverine e os X-Men.

* Para quem não sabe, Bamf's são mini versões alternativas do Noturno. Existem em grandes quantidades, são azuis, não usam roupa, não falam e podem se teletransportar.

Kinhu Heck

comments powered by Disqus