quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Ultimate Gavião Arqueiro: A Ascensão dos Celestiais e dos Eternos

*Artigo escrito por nosso colaborador, Paulo Artur

Gavião

A Terra no Universo Ultimate está em chamas: Revoltas civis ocorrem por todos os EUA desde que os mutantes foram revelados como sendo originados de um experimento governamental; uma explosão nuclear destruiu Montevidéu; na Europa, a Excalibur e Asgard estão enfrentando os futuristas habitantes de um misterioso domo. Enquanto tudo isso ocorre, Clint Barton, o Gavião Arqueiro, foi enviado para Bangcoc evitar o início de uma revolução meta-humana. E Jonathan Hickman (Quarteto Fantástico, Os Supremos) e Rafa Sandoval (Destruição Suprema) vão mostrar que a situação é bem mais do que aparenta.



A história começa com Clint Barton chegando a Bangcoc, a capital da República do Sudeste Asiático, e a cidade está em chamas. Os rebeldes já controlam parte da cidade, uma violenta batalha está acontecendo na cidade e dois cientistas apareceram pedindo asilo, e com informações que poderiam ser úteis. Tão logo se estabelece da situação atual, Clint entra em contato com Nick Fury e ambos travam o mesmo diálogo mostrado em Ultimate Marvel 28. Tal diálogo é interrompido quando um grupo de rebeldes meta-humanos invade o Triskelion com fúria.

Então é mostrada a origem do conflito: um mês antes, os dois cientistas se encontram em uma reunião com o Chanceler do país com um plano para conseguir minimizar a população meta-humana do planeta enquanto a deles seria maximizada: este consistia em duas partes: primeiro, o Vírus, que seria transmitido que nem um vírus de gripe comum e o seu efeito prático seria impedir que o genoma dos infectados pudesse ativar ou aceitar o gene-X. Com um elaborado plano para espalhar discretamente o vírus pelo planeta, eles conseguiram erradicar o surgimento de novos genes-X no planeta, ou seja, um “Sem Mais Mutantes” versão Ultimate. A segunda parte consistia no Soro, que eles consideram um substituto adequado ao gene mutante por conferir imediatamente super-poderes àqueles que o tomam e apenas a estes. Os cientistas nomearam as suas cobaias de “O Povo”, em uma contraposição aos humanos ou mutantes. O Povo teria, inclusive, um nível de poder médio maior que os dos mutantes.

Gavião

Os três meta-humanos insurgentes começam a destruir o Triskelion e, embora Clint os derrote com relativa facilidade, ele percebe que existe algo mais além do que uma simples rebelião. Após conseguir entrar em contato com os cientistas, ele descobre sobre o Soro. Com isso, a sua missão muda para ser a obtenção de uma amostra do Soro. A tentativa de invadir o laboratório principal da pesquisa se mostra infrutífera, uma vez que ele foi totalmente esvaziado. Sem os dados e amostras existentes lá, mesmo os cientistas teriam que recriar o Soro praticamente do zero.

Não bastasse isso, eles ainda presenciam a destruição do governo da República do Sudeste Asiático, quando um grupo do Povo simplesmente oblitera a sede do governo. Mesmo uma criança do Povo teria poder suficiente para destruir tanques com facilidade. Diante de tal cenário, Clint decide recuar até um esconderijo da SHIELD, se esquivando tanto dos rebeldes quanto dos soldados sobreviventes. Ao entrar em contato com Nick Fury, este o repassa como novo objeto se infiltrar no lar dos insurgentes para obter a amostra do Soro. E, como reforço para a missão, ele teria a equipe secreta de mutantes de Fury, liderada por Karen Grant, e o Hulk.

Gavião

Enquanto isso, é mostrado um pouco do passado de Clint Barton: um ex-campeão olímpico preso por assassinato e de passado obscuro. O interrogador da SHIELD afirma ter ciência de que Barton foi aprimorado pelo Programa: músculos extras nos seus olhos e número maior de bastonetes fazem com que ele consiga ver a grandes distâncias. Além disso, ele tem menos cones nos olhos do que uma pessoa normal, o que faz com que ele normalmente veja tudo em alto contraste, o que auxilia a melhorar sua mira, mas também explicaria por que ele precisaria usar óculos.

Percebendo do que realmente se tratava aquele interrogatório, Clint abre logo o jogo com Nick Fury sobre estar disposto a aceitar um possível recrutamento. Gostando do estilo direto do rapaz, Fury o coloca em missões secretas no Oriente Médio durante a Operação Tempestade no Deserto, o que vai aumentando a confiança entre ambos. Ao final do conflito, Nick Fury convida Clint se juntar a ele, como seu braço direito, no grupo de operações especiais que ele está montando para missões secretas.

De volta à missão, após a chegada dos reforços, eles, o Gavião Arqueiro e um grupo de operativos da SHIELD partem para o lar dos rebeldes: duas cidades gêmeas flutuantes com, aproximadamente, cem mil meta-humanos residentes. O plano é simples: enquanto Gavião, Karen Grant, Flama, Derek Morgan e os operativos se infiltram sorrateiramente na cidade do Norte, o Hulk começaria uma caos na cidade do Sul para desviar toda a atenção para ele.

Gavião


Inicialmente, o plano é um sucesso com o Hulk destruindo parte da cidade do sul e matando diversos membros do Povo. No entanto, ele logo é detido por um misterioso ser poderoso o suficiente para jogá-lo longe com uma só mão. Na cidade do norte, eles conseguem localizar o templo onde o Soro é mantido e se encontram com outro ser misterioso. Este, bastante educado, diz que tudo o que eles precisavam era simplesmente pedir por um pouco do Soro. Como Clint consente em pedir, ele os leva até a Fonte, um verdadeiro lago de Soro.

O ser, que se apresenta como Xorn, explica ao Gavião Arqueiro e aos demais que ele e seu irmão, Zorn, foram os líderes da revolução, com o intuito de derrubar o antigo governo e, em seu lugar, criar um novo que pudessem simbolizar o amanhã. Os dois irmãos, unidos mas opostos entre si, criaram então as cidades gêmeas de Tian, que simbolizariam os dois lados opostos da ideologia deles: a Cidade Celestial, liderada por Xorn, para onde foram todos aqueles que queriam viver pacificamente. E a Cidade Eterna, liderada por Zorn, que prega o ódio e a separação entre os eternos e os humanos normais, chamados “deviantes”. Das cem mil vítimas dos experimentos do Soro, apenas pouco mais de duas centenas decidiram ficar entre os Celestiais.

Gavião


Gavião, Xorn e os demais partem para a Cidade Eterna e salvam o Hulk de ser morto por Zorn. Uma vez interrompida a batalha, Xorn pede para que seu Oráculo anuncie a boa nova ao mundo: a partir daquele momento, todo o humano que decidisse se tornar um Celestial ou um Eterno seria bem recebido e poderia tomar o Soro. E os mutantes que se sentissem perseguidos e quisessem viver em paz também seriam bem-vindos.

Os primeiros a pedirem asilo são Karen Grant, Flama e Derek, que se cansaram de serem operativos secretos do governo. Apesar do Gavião ser contrário a essa deserção, Zorn o lembra que, no momento em que Xorn aceitou o asilo do trio, ele e todos os cem mil eternos lutariam para garanti-lo. Hulk também decide ficar, mas é proibido por ter matado eternos pouco antes. Ainda assim, Xorn o teletransporta para um lugar onde ele poderia encontrar a paz de espírito que quer: o mesmo templo no Tibet onde ele se refugiara pouco antes da luta contra Wolverine. Após tudo isso, Xorn oferece uma última oportunidade de asilo para o Gavião, que a recusa novamente, dizendo-se apenas interessado em cumprir sua missão. Assim sendo, Xorn o entrega o frasco com uma amostra do Soro, para que ele possa entregar para Nick Fury.

Gavião


Dessa maneira, encerra-se a história, já prometendo um gancho de continuação dentro do próprio arco de Supremos. Jonathan Hickman foi novamente soberbo, conseguindo aproveitar os elementos cronológicos deixados pelos autores anteriores e amarrar tudo em favor da história que queria contar. Os leitores novos conseguem acompanhar a história sem problemas e ainda são apresentados ao Gavião, com parte de sua origem contada. Já, os leitores mais regulares encontrarão elementos de histórias escritas por Jeph Loeb, Damon Lindelof e Mark Millar. A história consegue unir a ação com o desenvolvimento do plot principal e, se a resolução do plot pareceu anticlimática, deve-se dar o devido crédito de ter sido bastante coerente, uma vez que o objetivo do Gavião era cumprir a sua missão e não derrotar cem mil super-humanos. A criação das cidades dos Eternos e dos Celestiais foi um acréscimo interessante ao Universo Ultimate e que poderá render bons plots futuramente. Além de tudo, também há a questão de que o Vírus criado simplesmente impediu o despertar de novos mutantes, sendo praticamente uma versão Ultimate bem mais discreta do Dia-M.

De ponto negativo a mencionar na história foi a utilização de um país fictício, a República do Sudeste Asiático, como cenário. Se isso poderia aumentar a liberdade do autor, diminui a identificação com o mundo real. A República do Sudeste Asiático, pela sua capital Bangcoc, deveria abranger a Tailândia e partes da Indochina (Vietnã e Camboja foram mostradas em Ultimate Marvel: Capitão América). Mas também há muitas alusões à China: a similaridade da bandeira fictícia, uma referência clara à famosa imagem dos tanques no Massacre da Paz Celestial, a utilização de personagens que são chineses no Universo-616 (Xorn) e a própria arquitetura das Cidades Gêmeas. Se a ideia do Hickman era evitar críticas ao mostrar um país estrangeiro real como “vilão” de sua história, essa acabou não sendo muito coerente, uma vez que a Marvel já publicou diversas histórias, inclusive do Ultiverso, em que o próprio governo norte-americano (ou setores dele) agia com intenções vilanescas. E o próprio segundo volume dos Supremos tratou de uma invasão em larga escala contra Estados Unidos realizada por Rússia, China e aliados.

Além disso, houve uma única escorregada cronológica do Hickman, que foi a participação do Nick Fury e o Gavião Arqueiro na primeira Guerra do Golfo. Tanto Mark Millar quanto Brian Bendis já tinham estabelecido que foi durante essa guerra que Fury (que era um condecorado soldado) teria perdido o seu olho, durante um incidente envolvendo Wolverine. Nesta história, Fury já aparece com tapa-olho desde antes do início do conflito e liderando um esquadrão de operativos clandestinos. Uma pequena incongruência que poderia ser resolvida se o Hickman assumisse que os eventos daqui se passavam durante a segunda Guerra do Golfo.

Na arte, Rafa Sandoval manteve o mesmo nível e regularidade mostrados nas doze edições da Trilogia Suprema do Bendis, até sendo um ponto positivo a manutenção dos mesmos artistas no selo Ultimate, por manter uma identidade visual própria. A única crítica a ele seria pela representação estereotipada da sala de estado do Chanceler da República do Sudeste Asiático, com direito a poses teatrais dos cientistas enquanto revelam o plano.

Essa história foi publicada originalmente nas edições 01 a 04 da revista Ultimate Comics Hawkeye e, aqui no Brasil, saiu em Ultimate Marvel: Gavião Arqueiro.

Paulo Artur

comments powered by Disqus