quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Homem-Aranha: Spiders! Spiders everywhere!


Todo verão, Nova York tem de lidar com a volta de uma praga que assola principalmente hotéis, salas de cinema, teatros e outros lugares muito visitados por turistas. Mesmo com uma incessante caça, usando até cães farejadores, os percevejos nova-iorquinos sempre voltam a atacar. Mas o que isso tem a ver com o atual arco do Homem-Aranha? É o que vamos ver a seguir.

Percevejos existem em todos os lugares, mas nos EUA, no verão, vira uma infestação. Há até um site para relatar aparições dos bichinhos, que se escondem em camas e deixam uma marca vermelha na pele que coça um bocado, mas não transmitem doenças. Usando esse tema, Dan Slott fez o ex-professor Miles Warren, o velho inimigo do Homem-Aranha conhecido como Chacal, modificar geneticamente os percevejos para espalhar na população da ilha de Manhattan os super-poderes do Homem-Aranha, como escalar paredes, disparar teias, e até um sentido de aranha!

Inicialmente, em histórias curtas de duas à três páginas fomos conhecendo os estágios da infestação (onde foram publicadas todas de uma vez em HA 132), onde o Chacal deu preferência a marginais para formar uma gangue enorme de homens-aranha, para causar tumulto em Nova York e ocupar o verdadeiro Homem-Aranha para evitá-lo de perceber o seu plano - infestar toda a população da ilha.


Uma das primeiras pessoas infectadas foi logo sua namorada Carlie Cooper, que ao descobrir os seus novos adquiridos poderes, conta logo para Peter Parker, que fica chocado com a situação. Paralelo a isso, algumas horas antes, sua Tia May havia se mudado com o seu marido J. Jameson Senior para Boston. Vendo que não tem como afastar sua empolgada namorada-aranha da confusão que tomou Nova York, mesmo os Vingadores o proíbem de ajudar por não confundí-lo com tanto Homem-Aranha nas ruas, Peter finge que também foi contaminado, e conclama pela internet, os cidadãos de bem infectados para ajudar a deter os criminosos contaminados.


Como Peter vem recebendo conselhos da Madame Teia (que agora é a Julia Carpenter, ex-Aracne, ex-Mulher-Aranha, ex-Vingadora) de que algo muito mais sério do que a infestação vai ocorrer, e tendo treinos com Shang Chi, o Mestre do Kung Fu, era de se esperar que ele estivesse mais preparado para o caos que tomou a ilha. Mas quem descobre o que fazer para saber quem está por trás disso tudo é a Carlie, que deduz que, pela manipulação genética de percevejos, é o Chacal o responsável pela infestação.

Reed Richards se une ao laboratório Horizonte para descobrir uma cura, mas ela já foi descoberta por Eddie Brock, o Antivenom, que vem curando os que o procuram em uma igreja abandonada. Ao mesmo tempo, o Venom de Flash Thompson vem investigando os lacaios do Chacal, dois brutamontes modificados que acabam se revelando como Kaine e Steve Rogers - mais sobre isso você verá no artigo da Teia do Aranha, que tem até tie-in com os Vingadores e a Mulher-Aranha.


Depois de J.J. Jameson e Mary Jane Watson serem infectados também, a população começa a entrar no terceiro estágio da "doença aracnídea": mutação em uma aranha gigante. Com isso, é revelado quem na verdade está por trás da manipulação de todo o "poder aracnídeo" envolvido na "teia da vida" - Adriana Soria, a Rainha Aranha que deu as caras pela última vez há muito tempo, à época de Vingadores: A Queda. Pra quem não sabe, ela era uma soldado que lutou na Segunda Guerra, mas sofreu experiências nucleares e desenvolveu super poderes psiônicos de aranha, podendo controlá-las mentalmente e fazendo de suas vítimas seus súditos.

Os cientistas descobrem como devolver ao Aranha o seu sentido extra sensorial perdido algumas edições atrás, para ajudá-lo a acabar com o problema. E o fazem bem a tempo de confrontar Kaine dentro de seu próprio laboratório no Horizonte, que pretendia contaminar a cura desenvolvida por eles. Mas é Kaine que acaba curado, quando o Aranha o derruba dentro do caldeirão do composto. Ao perder contato com Kaine, a Rainha Aranha destrói o Chacal. Mas o dispositivo que recuperou os poderes do Homem-Aranha também dão mais poder à Rainha Aranha, tornando-a quase com os poderes de uma deusa...



Como disse no início, Dan Slott é o escritor da "saga" principal e co-responsável pelos tie-ins. O prólogo foi desenhado por Stefano Caselli, e os capítulos principais por Humberto Ramos, nosso ganhador do Troféu Impossível 2012 (que começa bem, mas desanda um pouco com o avançar das edições, talvez pelo prazo apertado da revista do Aranha ser quinzenal lá fora). Já aqui, a Ilha das Aranhas começou em Homem-Aranha 133, continua na 134 e termina na 135. Na próxima edição, a de 135 que virá com mais páginas, a conclusão da Ilha das Aranhas e a volta do Sexteto Sinistro! Até lá!


Jeferson

comments powered by Disqus