domingo, 17 de fevereiro de 2013

UM616 entrevista Joe Bennett

Joe Bennett

Sua carreira começou na Marvel há cerca de duas décadas e ele foi responsável por célebres fases do Homem-Aranha,  Capitão América e títulos da linha 2099. Depois, passou um bom tempo afastado, trabalhando para a distinta concorrência. Todavia, em 2013, Joe Bennett estará de volta a Casa das Idéias. Confira nossa entrevista com o paraense Benedito José Nascimento sobre seu retorno a Marvel.

UM616: Olá, Joe! Antes de mais nada agradeço pela oportunidade da entrevista e dizer que estamos muito felizes com seu retorno para a Casa das Idéias. E é sobre essa volta que queremos conversar com você nesta entrevista.

Joe Bennett: Também estou feliz em voltar a Casa das Ideias. Fiquei afastado por longos 8 anos.


Joe Bennett  

UM616: Depois de tanto tempo trabalhando com exclusividade para a DC Comics, esse anúncio de que você estaria de volta a Marvel pegou muita gente de surpresa. Como foi que isso aconteceu? Desde quando eles entraram em contato com você e o que te motivou a essa decisão?

Joe Bennett: Meu contrato com DC acabou e eles não acenaram uma nova renovação e eu nem queria também...Prefiro ser freela como sempre fui, aí eu recebi um e-mail do CB Cebulski perguntando se eu estava disponível e eu disse que sim. E aqui estamos.


UM616: Quais são os novos projetos pela Marvel que você já pode revelar pra o nosso site e nossos leitores?

Joe Bennett: Eu estou nos THE ULTIMATES. Comecei na edição #22 e pelo que me disseram vou fazer mais 9 edições. Portanto, ficarei até o fim deste ano com certeza.


Joe Bennett


UM616: Da última vez que você trabalhou para a Marvel foi a praticamente uma década atrás, com diversos trabalhos marcantes como o Homem-Aranha, Capitão América, Thor, Nova, diversos títulos mutantes e linha 2099. Você sente já alguma diferença do que era trabalhar com a Marvel daquela época com a Marvel que está encontrando hoje em dia?

Joe Bennett: Sim. Eu acho os roteiros de hoje em dia mais realistas, portanto o trabalho do desenhista deve seguir um pouco esta linha também. Eu sempre me inspirei nos desenhistas clássicos e nas HQs  europeias,  portanto, fazer o que eu faço hoje é como voltar para casa. E estar na Marvel é realmente uma volta para minha primeira grande casa no mercado americano.


UM616: De todos os trabalhos anteriores com os diversos títulos que você fez pela editora, qual foi o que mais te marcou pessoalmente. E qual título hoje da Marvel você acha que mais combinaria com você, aquele que você gostaria de passar um bom tempo com ele nas mãos?

Joe Bennett: Eu sempre vou lembrar com orgulho de minha última fase no Aranha quando meu traço amadureceu e eu pude fazer o meu estilo e não mais emular o que se fazia na época. Isso foi de 98 até 2000, quando eu desenhei meu último Homem-Aranha. E um título que eu adoraria fazer novamente é sem dúvida o Capitão América. Nos THE ULTIMATES, eu estou tendo a chance de fazer o 'Capitas' novamente, portanto, THE ULTIMATES é um grande título e um presente de boas-vindas para mim. Espero ficar nele por muito mais tempo do que o previsto.


Joe Bennett


UM616: Agora passando para algumas perguntas de nossos leitores. Ser Cabral perguntou "Posso dizer que atualmente existe um certo incentivo para que brasileiros se tornem artistas envolvidos em HQs, coisa que uns 10 , 20 anos atrás não existia? Quero dizer que as feiras e eventos como a Gibicon Curitiba, FIQ e outras são importantes para o incentivo à novos artistas. Concorda?"

Joe Bennett: Na verdade, depois de minha geração ter dado a cara a tapa e ido buscar na unha o que existe hoje, as convenções começaram a acontecer no Brasil. Antes, não havia isso e eu acho bastante saudável. Embora o mercado não esteja de braços tão abertos como há 20 anos, ainda existe a possibilidade de novos desenhistas daqui trabalharem, basta ir em convenções e enviar seus trabalhos para os editores.

UM616: Igor Cascimiro perguntou "Que personagem você ainda não desenhou e que gostaria de desenhar, e quais são os personagens que gosta de desenhar?"

Joe Bennett: Já desenhei todos que eu pudesse querer...direta ou indiretamente, ou seja, fazendo o título deste herói ou fazendo outro título em que por um acaso ele aparecesse. Portanto, não tenho muitas pretensões em fazer um herói em especial. E o que eu gosto de desenhar é com certeza o que estou fazendo agora... Sempre vai ser.

Joe Bennett


UM616: Matheus Laneri perguntou "Gostaria de saber qual é o material que você usa para desenhar, lápis, mesa de luz essas coisas. E qual é o melhor arte-finalista com quem já trabalhou?"

Joe Bennett:  Uso lapiseira 05 com grafite 3B, lapiseira 07 com carga azul para esboçar, borracha, papel, régua, esquadro e nada mais. Eu adoro o Jack Jadson, o Ruy Jose e o Art Thibert como meus finalistas.
Tive também o prazer de ser finalizado pelo Mark Morales e achei fantástico.


UM616: Muito obrigado, Joe, pela entrevista. Esperamos que você tenha uma longa vida na Marvel mais uma vez e que nos presenteie com novos e brilhantes trabalhos nesta nova fase, assim como foi da última vez que esteve por aqui!


Joe Bennett: Ok! Obrigado pelo espaço. Sempre que eu puder estarei informando os leitores sobre meus projetos na Casa das Ideias! Abraços a todos!

Vocês poderão conferir o trabalho de Joe Bennet na edição 6 de A+X, com um curta história entre o jovem Loki e o Sr. Sinistro e também nas edições do Ultimates, como ele falou. Clique aqui e veja os sketches dos personagens criados por ele numa entrevista exclusiva dada por ele ao Studio Made in PB. Ele vai dar vida pela primeira vez aos Vingadores da Costa Oeste daquele universo. No caso, você pode conferir os personagens aqui nesta capa desenhada por Mike Deodato Jr:

Joe Bennett

É isso aí! E nós do site, fãs do trabalho de Joe, esperamos que ele fique um bom tempo de volta a sua casa!

Coveiro

comments powered by Disqus