segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Gavião Arqueiro: Resistiremos até o fim


Então, a revista do Capitão América & Gavião Arqueiro retornou neste mês de outubro pra um último ato. Apesar do bandeiroso figurar em destaque quase sempre, desta vez foi o sucesso da revista mensal de Clint que fez com que o título voltasse com um número 20. Assim, após os arrebentados irmãos Barton finalmente convencerem o povo do prédio a resistir ao ataque da gangue do agasalho, chega o momento do combate final.

Portas são travadas, Janelas são reforçadas, moradores colocados em pontos estratégicos de defesa e outros afastados com seus filhos do lugar. Aquilo seria uma baita zona de guerra mais tarde. Clint e Barney tem uma última conversa até digna pra dois irmãos que passaram a vida brigando. O caçula ofereceu ao irmão o dinheiro que ele tinha levado dos criminosos tempos atrás (lembra das primeiras histórias?) caso tudo desse errado, mas que ficasse claro que Barney não deveria sumir com a grana se Clint ainda ficasse vivo.

Assim, com o cair da noite houve a invasão. A gangue do agasalho acabou entrando de qualquer jeito, nem todos os moradores eram guerreiros natos. Já outros, como o pai do Grylls, usou até mesmo a churrasqueira do filho como arma e fez o maior estrago. Cadeiras servindo de barricadas nas escadas e carros desgovernados atropelando retardatários, tudo vali naquela guerrilha. Mas o maior combate ocorreria entre o Gavião Arqueiro e o sociopata polonês Kazi. A briga seria até equilibrada, se Clint não fosse surpreendido com o fato da mãe do sujeito ser uma das moradoras infiltradas no prédio.

Barney também não durou muito numa cadeira de rodas e foi alvo dos ataques da gangue em outra parte Os  Barton foram arrastados até o alto do prédio onde foram mais uma vez espancados, Barney, sempre truculento, resistiria até as últimas. Acabou sendo esfaqueado nessa. E quando Clint achou que era o fim, viu um fio de esperança quando se deparou com Sortudo surgindo nas escadas com uma flecha na boca. O jogo iria finalmente virar.

Já no apartamento de Clint, a ruiva Darlene era pressionada por Ivan, ex-dono do prédio e imigrante irregular, e Kazi, a abrir o segredo do cofre vermelho roubado tempos atrás do Chefe da Gangue do Agasalho. Clint e Sortudo surgiram de supetão para impedir os malvados, mas a grande verdade é que faltava um outro elemento ali pra ser a grande diferença da história. Sim, estamos falando da Gaviã Arqueira.


Kate Bishop ressurgiu alguns minutos atrás ali e cheia das flechas especiais do Clint. Agindo de surpresa, ela e Sortudo conseguiram abrir um caminho fácil entre a Gangue do Agasalho. Agora, no embate final, ela daria uma vantagem numérica e estratégica bem maior ao parceiro. Porém, Kazi era alguém que reagia mal quando pressionado. Acabou atirando em Sortudo e buscando um espaço para fuga.


Clint e o Polonês acabaram chegando as vias de fato com socos e tapas. No fim, Clint o desarmou e colocou-o no chão. Porém, Kazi era ardiloso e tinha literalmente mais uma arma na manga. Foi assim que surpreendeu Barton e atirou nele a queima roupa. Foi então que mais uma vez ele foi salvo por Kate, que também acabara de dar um jeito no Ivan na outra sala.

Com um palito e seguindo um perfil quase do Mercenário (ou sua versão ultimate, escolha), Clint cegou o olho pintado da mascara de pierrot de Kazi e assim ganhou mais uma vez a vantagem para fazer o sujeito beijar a lona. Amarrou o sujeito (com os fios inuteis do seu videocassete) e esperou a policia chegar para resolver tudo. Finalmente, poderíamos dizer que o povo do prédio estava seguro e com sua morada garantida... por mais uma noite.



Algumas coisas, no entanto, não mudam nunca. Barton fugiu com o dinheiro do Clint, independente de saber o resultado final daquela batalha ou nao. A misteriosa Darlene - ou seria Penny? - iria embora da vida do Gavião Arqueiro, mas não sem antes deixar o leitor com a pulga atrás da orelha ao viajar no mesmo ônibus que a velha polonesa do prédio e o velho da Gangue do Agasalho. Já os demais criminosos de NY queriam a cabeça do Gavião Arqueiro e sua parceirinha a premio.

E no fim, de uma maneira similar como vimos no começo desta mensal, temos Clint e Kate juntos, Gaviões Arqueiros treinando para a próxima aventura.


Apesar dos atrasos na versão original e uma notada correria para essa história terminar o mais rápido  possível (ela quase atravessou as Guerras Secretas nos EUA), não tem como não desfraldar elogios para tudo. As duas últimas edições aqui contidas tem mais uma vez a arte espetacular e limpa do David Aja e dão um tom muito gostoso e ágil de se acompanhar. É algo que certamente fará falta a muitos e vai fazer por merecer o futuro e prometido relançamento dessas histórias no encadernado da Panini.

A nós do Marvel616, coube honrar a qualidade do material e destinar um podcast exclusivo sobre essa fase. Sim, o próximo inominata 616 que vem aí contará com uma boa varredura de todas essas excelentes 22 edições (e alguns anuais) deste material. Aguardem!

Coveiro

comments powered by Disqus