sexta-feira, 1 de julho de 2016

Capitã Marvel: Rock'n Roll, Ratos e Atalhos Espaciais



Outrora campeã da Terra, Carol Danvers resolveu seguir seu instituto para outro caminho neste novo volume escrito por Kelly Sue DeConnick e desenhada por David Lopez - conquistar o espaço. Isso a colocou em aventuras diplomáticas complicadas e até mesmo a descobrir que sua pequena gatinha Chewie é mais do que aparentava. Em suas próximas aventuras, Carol vai se ver em outros apuros e tudo começa ao topar com uma certa mutante teleportadora de escala espacial que conhecemos bem.


Lila Cheney estava sumida fazia algum tempo das histórias da Marvel, mas finalmente vemos seu último paradeiro nesta continuação das histórias da Carol Danvers. Ela simplesmente surge na nave da loira e faz a companheira de viagem de Danvers, Tic, enlouquecer de alegria. Na verdade, até a Carol é meia tiete, mas tenta disfarçar um pouco. Mas a aparição de Lila ali não é a toa. A moça está enrascada, envolvida num pedido de casamento com o filho do Rei de Aladna, um lugar onde todos os habitantes falam rimando.

Carol é incumbida de usar seus dons diplomáticos para livrar Lila desta furada. E assim, numa história que deve ter dado muito trabalho ao tradutor pra manter as rimas sem desvirtuar a história, vemos uma divertida e descompromissada história que envolve jogos sensuais,  uma disputa por um sujeito em que segundo a tradição do planeta não tem poder de decisão sobre a sua conjuge e, é claro, muitas situações embaraçosas que são piada pura. A coisa se resolve simplesmente quando Tic resolve se candidatar a ser a nova noiva do Príncipe e assim livrar a cara de Lila. Poderia até parecer ser um grande sacrifício no final, mas só pra eu não sair dessa sem uma rima, devo dizer que era tudo encenação conjugal.


A presença de Lila ali acaba sendo uma ponte para a sequência de histórias que se segue. A cantora depois de livre do casório lembrou que trouxe algumas correspondências de conhecidos da Carol com ela. Assim, Danvers soube notícias da sua pequena fã Kit (ou como ela mesma se chama, a Capitã Encrenca), da sua melhor amiga Jessica Drew, a Mulher-Aranha, seu último namorado Jim Rhodes, o Patriota de Ferro, e notícias da sua ex-secretária Wendy Kawasaki sobre o estado de saude da velha amiga Tracy,


Paralelamente, acabam também contando uma mesma história sobre uma ex-vilã e programadora Grace Valentina (vista no último arco do volume anterior da revista solo da heróina). Grace conseguiu acesso para realizar seus experimentos ainda na prisão e assim criou um mecanismo capaz de controlar cerebros de ratos. Foi seu passe de saída não só para a prisão como para mandar os roedores para a antiga morada de Danvers na Terra, bem aos pés da Estátua da Liberdade. Isso acabou pondo em risco a vida de Kit e sua mãe, colocou Jessica sozinha pra lidar com os temíveis bichanos e, por fim,  colocou o Patriota de Ferro numa situação direta contra Grace que quase custou sua vida.  Quando foi Grace foi presa, para surpresa do leitor, ela acabou sendo levada inicialmente para o mesmo hospital em que Tracy estava internada.


Danvers sentiu que era hora de voltar pra Terra e ver se estava realmente tudo resolvido. Assim, abusando dos dons de teleporte de Lila Cheney, foi para Nova York e deixou toda a sua nave aos cuidados de Tic. As moças chegaram bem no meio de uma nevasca e nas vésperas de Natal. Seria um dia de compras para Cheney e 24 horas para a Capitã Marvel resolver toda sua vida ali na Terra.

A primeira coisa que Carol precisava fazer era visitar Tracy e vê como ela estava. Mesmo com a amiga inconsciente, Danvers fez companhia e contou para ela todas as suas recentes aventuras no espaço até então. Só terminou quando caiu no sono de tão exausta. Horas mais tarde, a nossa heróina despertou prisioneira não só da Grace como também da sua nova parceira, June Convigton, Com um Papai Noel de refém e decidida a não ser parte dos experimentos daquelas malucas, Danvers logo se soltou do cativeiro e deu uma bela sova nas duas.


O próximo passo seria conseguir remover as diversas bombas espalhadas na cidade a tempo sem causar muita balbúrdia na vespera de Natal. Assim, como deve ser num belo conto da época, a Capitã Marvel pediu emprestada a roupa do falso Papai Noel e ela mesmo fez o milagre da noite visitando e desativando as várias bombas ao redor. No fim, carregou os artefatos até o ponto mais alto que podia e deixou apenas os "fogos de artifício" brilharem.  Do leito do hospital, Tracy despertava brevemente para ver o que a sua amiga fez e sorriu.

Mas se engana quem pensa que a bagunça da vida da Capitã Marvel parou por aí. Ao retornar para sua nave com uma carona dada pela Lila Cheney, Danvers descobriu que foi atacada. Demorou um pouco para reativar a energia e assim conseguir religar a inteligência artificial chamda Harrinson. O pouco que descobriu pelo histórico do computador de bordo foi que um grupo de piratas Haffensyes atacou de novo e dessa vez conseguiram obter o que queriam - a Chewie, ou melhor, a Flerken que se passava pela gata. E junto, também raptaram a Tic.

Após conseguir lidar com uma das naves que ficou ali para destruir a sua, Carol traçou uma rota para saber onde os piratas tinham levados seus amigos. Após algumas orientações dadas pelos seus amigos do planeta Torfa, Carol Danvers seguiu rumo a fronteira do território Haffenseye. O que a nossa heróina não sabia é que no meio do caminho que ela achou ser um atalho era na verdade um "envelope sem fim",


Na descrição da história, o "envelope sem fim" é uma região do espaço em que parece ter uma certa dimensão, mas uma vez lá dentro as distâncias parecem maiores e o tempo para viajar se torna muito maior. A única saída para a Capitã conseguir escapar daquela e interceptar os Piratas era fazer uso de um fluido que era minerado em asteróides locais que era capaz de acelerar ainda mais a nave realizando uma dobra espacial. Era uma estratégia arriscada, a estrutura da espaçonave podia não aguentar, ainda mais com a nossa heróina sendo atacada pelo mineradores do lugar, mas era a chance que ela tinha para arriscar para salvar Tic e Chewie.

Posto o plano em ação, enquanto Harrinson tentava manter a nave intacta, Carol relembrava suas últimas aventuras até ali num flashback final e se questionava se valeu a pena tudo até ali. Então, a nave resistiu, saiu do "envelope sem fim" e alcançou os Piratas. Carol passou a ameaçar os Haffs com um laser de precisão e com isso conseguiu realmente livrar todos os prisoneiros deles, incluindo Tic e a gata.


Assim, os Piratas deixaram sua nave em capsulas de fuga e Tic acabou ganhando sua própria espaçonave para ser capitã. Mesmo sem de fato querer, era a hora das duas se separarem finalmente. E Carol continuará suas aventuras no mega crossover espacial com os X-Men e os Guardiões da Galáxias - O Vórtice Negro.

Como falei, este é um volume das histórias da Capitã ainda melhor do que foi o primeiro. O que resumimos aqui você encontra nas edições 30 a 33 de Universo Marvel. Com um climão mais aventuresco, divertido e deslocado, é o tipo de lugar onde eu acredito que as histórias da Carol fiquem melhores. É uma pena realmente que não tenha saído em encadernados a parte como aconteceu anteriormente aqui pela Panini.

Coveiro

comments powered by Disqus