quinta-feira, 28 de julho de 2016

Fabulosos X-Men: A Herança (Maldita ou Bendita?) de Charles Xavier - Parte 2



O testamento de Charles Xavier foi aberto. E, com ele, uma verdadeira caixa de pandora. Charles revela aos seus pupilos a existência de um mutante extremamente poderosos, o qual manteve seus poderes bloqueados, uma vez que ele, em seu potencial máximo, poderia destruir o planeta. Morto, Xavier, por meio de seu testamento, delega essa atividade para seus pupilos. O problema é que as travas psíquicas de Charles Xavier já não existem mais e cabe aos filhos do átomo (divididos e rachados) arranjarem um jeito de controlar esse mutante.

Ciclope, ao ouvir o holograma de testamento de Charles Xavier sobre tais medidas, é o primeiro a se revoltar. E mais uma vez o Ciclope enumera todos os defeitos de seu pai. Após chamar Charles Xavier de FDP pela enésima vez, Summers entra no jato dos X-Men,, juntamente com Rachel e Wolverine, para tentar deter o mutante. 

Enquanto Ciclope reclama da vida, a SHIELD, liderada por Maria Hill tenta deter o mutante, que está completamente descontrolado. Ao perceber que não tem os Vingadores a sua disposição, Maria Hill convoca o que tem a disposição. Mas nem mesmo o poderoso mutante Exodus é capaz de deter Matty. Sem escolhas, Maria Hill resolve convocar os especialista no assunto: Os X-Men. Hill aborda o jato dos X-Men em que estão presentes Ciclope, Wolverine e Rachel. Enquanto isso, Fera, por meio do Cérebro, constata: Matty é o mutante mais poderosos que já surgiu (até aparecer outro...)!

Se as coisas não parecem boas para Ciclope, seus alunos começam a demonstrar sinais de cansaço com a direção da equipe. Ao que parece, a revolução mutante proposta por Scott Summers começa a dar sinais de cansaço.



A situação fica cada vez mais complicada. Diante da situação em que Exodus ficou, a SHIELD e os X-Men pensam em como fazer a abordagem. Enquanto Ciclope entende que seria um caso de um conversa franca e olho, Rachel resolve usar uma ilusão telepática dos professor Xavier acompanhado de todos os Poderosos Vingadores. Mas Matty percebe a ilusão e contra-ataca, destruindo o aeroportaviões da SHIELD. No processo, os X-Men e SHIELD são separados. Ciclope retorna à Nova Escola Xavier. Rachel e Ororo voltam para Escola Jean Grey. E Wolverine some (por sinal, ele não aparece mais. Alguém lembrou que ele morreu....).

Magia vai ao encontro de Summer para levá-lo de volta para Escola Jean Grey. Só que o líder da revolução mutante tem a ideia mais pirada que poderiam ter. Ele pede para que Magia teletransporte eles para o local onde está o mutante. Ciclope não só irá falar com ele. Irá recrutá-lo para sua revolução. E para o desespero de Maria Hill, Ciclope convence Matty a ir com ele conversar.

Fera está desesperado. Nem um dos grupos de Vingadores está na terra. Para ele, a ausência de colaboração das outras equipes atesta que Scott Summers está certo. Mas Ororo pede para que ele recupere a calma. Eles precisam localizar Summers, que está com o mutante mais poderoso de todos os tempos (até semana que vem...)



Summer leva Matty a um lugar muito especial. Lá, Scott conta sua história e dos X-Men. De como resolveu dar uma guinada e liderar a revolução mutante. De todos os amigos e companheiros que se perderam em razão dos poderes. Maty não era o primeiro a ter um super poder fora de controle. Enquanto tenta ajudar o mutante a se controlar (e quase morrendo, se não fosse a presença de Magia), ambos recebem a visita de Magneto, o mestre do magnetismo.

Enquanto no presente Ciclope e Magneto se desentendem, Magia retorna ao passado para encontrar seu mestre, o Dr. Estranho, para tentar obter alguma coisa que possa ajudar Matty a controlar seus poderes. E o que faz o Dr. Estranho? Dá um olho de Agamoto para Magia.

No presente, a discussão entre Scott e Magnus alcança um nível perigoso. Magneto quer que Ciclope pare de tentar controlar Matty sua revolução. Mas Ciclope acaba ,mostrando um lado que Eric não gosta de expor muito. Assim, Matty teleporta o Mestre do Magnetismo para Nova Escola Xavier, que lamenta com alunos da revolução o caminho trilhado por Summers. Nisso, Eva começa a ter uma ideia: Viajar no tempo para avisar Xavier que seu plano com Matty não deu certo.



Na Escola Jean Grey, Emma, Kitty e Cristal se sentem presas, sem condições de voltarem para Escola Xavier. Nisso, o restante dos X-Men aparece, no qual Fera anuncia que SHIELD irá atacar o mutante com suas armas mais poderosas. Scott Summers estará no lugar errado e na hora errada.

Enquanto Scott tenta acalmar Matty, Magia retorna de sua viagem no tempo, de posse do Olho de Agamoto. Mas não há tempo para usá-lo. A SHIELD simplesmente manda todo o arsenal que tem contra os três mutantes, matando Matty, Magia e Ciclope. No passado, o Professor Xavier tem um encontro com Eva Bell. Com isso, o renomado criador dos X-Men e uma das proeminentes alunas de Scott Summers começam a travar um diálogo que pode comprometer toda a realidade. Charles então tem acesso as memórias de Eva e vê um futuro completamente desolador. E Eva quer saber como evitar o pior.

A situação, no presente, alcança um nível desesperador (principalmente para leitor). Maria Hill não sabe o que pode advir da morte de Scott Summers. E o pior: A ameça de Matty não foi eliminada. Agora, o mutante está muito furioso. Se a única trava que ele possuía era Scott Summers, agora essa trava não existe mais.

Emma Frost entra em desespero ao saber da morte de Summers. Mas o que ela e o restante dos X-Men não esperavam era Matty aparecer na Escola Jean Grey! Emma se descontrola e parte para cima do mutante, que simplesmente a mata com um único gesto. A morte da Rainha Branca é sentida por sua "filhas", que, juntamente com os alunos da Nova Escola Xavier, recebem a visita do Prof. Xavier do passado.



A vinda de Charles Xavier ao presente causa uma tremenda inquietação na equipe da Nova Escola Xavier. As irmãs Stepford querem lobotomizar Eva. Mas não tem tempo. Ao constatar a morte de Ciclope, um holograma é ativado, dizendo que, com se o líder do Fabulosos X-Men tombar, os alunos passam aos cuidados da Escola Jean Grey. O problema é existir uma Escola Jean Grey.

A recepção de Matty por parte dos X-Men azeda de vez. Com a morte de Emma Frost, os X-Men lançam uma ataque a Matty. Matty age por instinto: Mata e destrói todos os X-Men e alunos que estão presentes naquele local. É o fim dos X-Men. E de toda a realidade.

No passado, Eva e Xavier acompanham um grupo de jovens. Com um comando mental, Charles Xavier impede que os pais de Matty se conheçam. Matty, assim, é apagado da realidade. Eva retorna Charles ao seu tempo. Charles adverte Eva que as escolhas que ela está fazendo custaram muito caro.



No presente, o testamento de Charles é lido. Não há holograma pedindo para controlar mutantes super poderosos. Apenas um testamento em que Charles Xavier passa seus bens para seu filho, Scott Summers. Todos ficam apreensivos. Mas Scott nada diz. Ele vai em direção até Eva Bell. E então Eva lhe revela como salvou sua vida (e talvez aquela realidade). E avisa que, se não tomar jeito, voltará ao passado para acabar com sua existência. Eva, uma grande fã de Scott, se torna mais uma aluna rancorosa. 

Scott Summers retorna para sala e entrega todo legado de Xavier para Ororo. Apenas tem uma condição: Cuidar dos seus alunos. A notícia pega Kitty e Emma de surpresa. A revolução mutante acabou. E a Nova Escola Xavier fechou.

Ok. Se o grande plano de Bendis era enterrar a franquia (plano esse publicado em Uncanny X-Men 26-31, sendo que no Brasil foi em X-Men 26/28 e 30), ele teve um grande um sucesso. Aquele início promissor de Fabulosos X-Men parece um fugaz momento do passado. Incrível como o escritor premiado do Homem-Aranha Ultimate e Vingadores Sombrios se perdeu. E como a arte do Bachalo é aquele ame ou odeie, é difícil arranjar um elogio. Fora que a solução proposta para o problema que ele criou (um super mutante que não tem como ser vencido) anda muito batida no Universo Marvel. Somada a sensação de que, se não fosse desse jeito, ele não tinha mais a mínima ideia do que fazer com Fabulosos X-Men, esse poderia ter sido o melancólico final de sua passagem pelos mutantes. Mas não!



Ainda não acabou a era Bendis em Fabulosos X-Men. Mas alguém ainda quer saber o que vem pela frente?

Rafael Felga



 



comments powered by Disqus