segunda-feira, 17 de julho de 2017

Novíssima Wolverine: No fio da navalha


Laura Kinney, a Novíssima Wolverine, descobriu que a Alchemax Genética criou várias clones dela, quando se defrontou com uma em Paris. Não muito tempo depois, ela encontrou outras três: Zelda, Bellona e Gabby, a mais jovem, que fugiram numa explosão que houve em um dos laboratórios da empresa. Infelizmente, Zelda morreu num ataque brutal feito pelo coronel Mooney a mando da Alchemax e agora as demais querem vingança por causa de todo o ocorrido. É o que veremos a seguir no roteiro escrito por Tom Taylor, desenhado por David Lopez e David Navarrot, publicado originalmente em All-New Wolverine #6 e aqui em O Velho Logan #10 pela Panini. 

O coronel Mooney, muito ferido, consegue chegar de carro ao "bunker" da Alchemax Genética. Porém, isso não passou de um engodo para que ele, involuntariamente, revelasse a localização da base para Laura e suas aliadas. As moças não perdem tempo e partem para um ataque direto em direção à única entrada do lugar. 

Bellona se distancia das demais quando se defronta com Mooney e é duramente atingida por tiros. A Wolverine bate em retirada com Gabby logo em seguida. Bellona é levada para um laboratório subterrâneo. Quando sua máscara de combate é removida, vemos que se trata, na verdade, de Laura, que trocou de uniforme com a verdadeira Bellona. Ela
obriga os cientistas do local a transmitirem todas as informações a respeito de suas clones, inclusive sobre os "nanitas" que ameaçam a vida delas, para um servidor da SHIELD. Em seguida, Laura entra em contato direto com Maria Hill, diretora da agência, por celular e pede que ela rastreie a localização da base onde ela se encontra através do aparelho. 

Gabby e Bellona se defrontam com Mooney. Gabby quer levá-lo para a cadeia, mas Bellona não é tão piedosa e o liquida com dois tiros. Logo após, ela se despede da menina com um abraço e parte para destino ignorado. Laura encontra Chandler, o cientista-chefe e o subjuga. A pedido de Gabby, Laura deixa os dois sozinhos e a menina deixa bem claro que ele escapou de um destino pior por um triz. 


Quando vemos Bellona novamente, ela está prestando contas à uma misteriosa figura, que a ajudou a fugir do laboratório com suas irmãs e, ao mesmo tempo, a fez se vingar da empresa que a roubou. Trata-se de Kimura, a impiedosa treinadora de Laura quando ela ainda se chamava X-23 e vivia confinada. Agora, ela quer a tecnologia do corpo de Bellona em troca dos favores prestados. 

Gostei bastante deste arco de histórias da Laura com as suas clones. Tom Taylor tem se mostrado um escritor talentoso, que está fazendo com que a Novíssima Wolverine cresça como personagem. Não é fácil ocupar o lugar de alguém como Logan, mas até o momento a jovem tem se saído bastante bem. A pequena Gabby é uma ótima aquisição para o elenco da série, o que faz com que Laura sempre busque se inspirar em seu falecido mentor para orientá-la da melhor forma possível. 

A história seguinte traz um "team-up" improvável de Laura com a Garota-Esquilo. Ele foi escrito por Taylor, desenhado por Marcio Takara, publicado em All-New Wolverine #7 e aqui em O Velho Logan #11. A jovem Doreen Green chega no apartamento de Laura carregando um carcaju, Jonathan, que imediatamente se afeiçoa a Gabby. A moça achava que Laura poderia se comunicar com ele, igualmente como ela faz com esquilos, mas não é o caso. 



Em seguida, Doreen pede a Laura, de maneira incisiva, que a ajude a encontrar um esquilo que foi separado de sua família quando Laura confrontava um carro cheio de homens armados, que bateu em uma árvore. Laura aceita o pedido, a contragosto e a dupla se dirige ao local do acidente, onde ainda se encontra uma noz. Assim, Laura fareja o paradeiro do animal até a casa de um garoto. O esquilo é resgatado e restituído de volta aos seus. 

Laura, que tinha obrigado Gabby a ficar em casa, retorna para lá e diz que a menina pode morar com ela, se quiser, apesar dos perigos que certamente virão. Ela e o Jonathan, inclusive.

Dito dessa forma, pode parecer que a história é ruim, mas se trata de uma leitura bastante agradável. O escritor soube explorar muito bem o contraste entre a sisudez de Laura com o jeito expansivo da Garota-Esquilo. Achei bem sacada a ideia de Gabby ter um "wolverine" de estimação. Os artistas das duas histórias abordadas aqui, David Lopez e David Navarrot na primeira e Marcio Takara, na segunda, fizeram um bom trabalho, mas nada realmente excepcional.

C@rlos

comments powered by Disqus